quinta-feira, 31 de maio de 2012

Spa Med oferece serviço inédito de Personal Diet


O Spa Med oferece mais um serviço especializado, que visa oferecer maiores oportunidades para aqueles que querem manter uma vida com hábitos alimentares saudáveis e de acordo com suas necessidades pessoais. Este programa se traduz na elaboração de um plano alimentar personalizado, estabelecendo metas e objetivos depois de uma completa avaliação em que está incluído o rastreamento metabólico, aplicação de anamnese, entrevista detalhada: horários, local de trabalho, preferências, restrições alimentares, avaliação clínica e gasto energético. Esta consulta tem um tempo médio de duração de uma hora e meia.
Outro serviço que pode ser acrescido no programa é o da Gastronomia Light, isto é, elaboração de receitas em tempo real com a orientação nutricional personalizada. Quem quiser pode ainda ter um auxílio extra: a Supervisão de Compras no Supermercado. Através deste serviço, o cliente aprenderá a ler corretamente os rótulos dos produtos, assim como congelar e conservar os alimentos de forma adequada.
Esses novos serviços devem ser agendados diretamente no Centro Médico. Os horários estão distribuídos entre segunda e quarta-feira, das 8h às 12h e terças e quintas-feiras, das 14h às 18h. Aos sábados e domingos deve-se combinar com as profissionais o horário de atendimento.


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Inverno x Pele


Sabemos que o frio não é um clima favorável para a nossa pele. Por isso, os cuidados devem dobrar nessa estação. A Dra.Raquel Ginez do nosso Centro de Estética fala sobre o assunto e cita os cuidados essenciais para fugir das agressões que esse período pode causar.

Porque a nossa pele costuma ressecar no inverno?
No frio, as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, diminuem seu trabalho, causando o ressecamento. No verão a função dessas glândulas é resfriar a pele através da transpiração.
Com temperaturas baixas alguns dos nossos hábitos são adaptados para nos dar mais conforto, por exemplo, banho mais quentes e longos que são extremamente contra-indicados, já que a alta temperatura da água remove o manto hidrolipidico que existe sobre a pele, que é nossa proteção natural.

O que podemos fazer para amenizar esse efeito?
Dê preferência para os banhos mornos e aos sabonetes com PH neutro ou glicerinados. Após o banho, é de extrema importância usar um hidratante indicado para o seu tipo de pele, além do uso indispensável do filtro solar.
À noite, limpe sempre o rosto antes de dormir para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. A pele irá respirar melhor e estará preparada para a aplicação do hidratante.
E nunca se esquecer de beber bastante água e seguir uma alimentação equilibrada.


Há tratamentos estéticos para combater esse tipo de problema? Quais são eles?
Sim. Uma boa limpeza e hidratações de acordo com o tipo de pele.
 É importante lembrar que o inverno é o período dos peelings, que além de remover células mortas e pequenas manchas, a esfoliação possibilita uma melhor penetração dos cosméticos potencializando os tratamentos estéticos.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Campanha do Agasalho 2012

O Spa Med convida todos os clientes que estiverem no Spa para participar de uma campanha que pode mudar o inverno de muita gente!
E é muito simples colaborar: é só doar um agasalho!
No restaurante, a partir do dia 1°, uma caixa ficará exposta para as doações.
Lembrando que todos os agasalhos serão repassados à instituição Associação Criança.

Quer ajudar a instituição também de outras maneiras? Entre em contato! (15) 3229-8090 ou acesse:http://www.associacaocrianca.org.br/Assistencia.aspx

Esvazie seu armário e encha seu coração!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Spa Med recebe revelação do vôlei nacional


A jovem atleta Malu busca retomar a boa forma física após passar por dificuldades na carreira

Buscando dar a volta por cima no vôlei, Malú entra no Spa Med Sorocaba Campus para recuperar forma física ideal e ganhar contrato com grande equipe de São Paulo.


Considerada uma das grandes guerreiras da nova geração do vôlei brasileiro, Malú quer recuperar a boa forma após passar por diversas operações no joelho e problemas pessoais. Após o tratamento no Spa Med, a meio de rede pretende a voltar às quadras em uma grande equipe da Superliga.

“Minha expectativa para os próximos 30 dias são as melhores, quero fazer tudo o que puder para perder o máximo de peso possível. Quero aproveitar para descansar a cabeça também, pois vi que é um lugar maravilhoso”, disse Malu, sobre a internação no Spa Med Sorocaba Campus.

A equipe do Sport TV, liderada pelo repórter Anselmo Caparica, fez a cobertura da chegada de Malu.


     A emissora esportiva pretende cobrir toda a estada e evolução da jogadora no Spa Med!


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quer fazer as receitas do 1° Concurso Chef Light em casa?

Aprenda a fazer um prato de entrada criado pelo chef Renato Caleffi:

Tartare sabor do cerrado

Ingredientes:
0,005 kilo de banana da terra em tirinhas finas
0,0025 kilo de polpa de pequi em mini cubinhos
0,00025 kilo(gota) de azeite
1/4 de um figo
0,001kilo de ervilha fresca
0,01kilo de tofu
1 folha de manjericão para decoração

Preparo:
Amasse o tofu e misture com a polpa de pequi
Grelhe o figo em frigideira antiaderente e quente
Grelhe a banana da terra em frigideira aniaderente e quente
Salteie rapidamente as ervilhas, em frigideira antiaderente e quente

Montagem:
Disponha a pasta de tofu no centro do prato e por cima as tiras de banana da terra. Em seguida ajuste o figo por cima e as ervilhas, deixando-as cair livremente. Adicione a gota de azeite por cima e o manjericão por cima.

Tente fazer em casa!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Resultado final: Debora Cristiane é mais nova Chef Light!

O resultado foi divulgado! Quem é a campeã do 1° Concurso Chef Light é Debora Cristiane! Parabéns! 
Ela acaba de ser premiada com uma estada de 7 dias no 1° Spa Médico do Mundo! 

“Vim para o concurso sem expectativas, foi uma imensa surpresa ter vencido! O grande desafio foi executar as receitas de forma presencial, com sete pratos para degustação dos jurados; quero voltar logo para cá para desfrutar meu prêmio”, disse Debora.


Na foto acima, Debora sendo premiada pela gerente de marketing do Spa Med,
 Ilza Mara Ferreira



 O segundo lugar ficou com o chef de cozinha Renato Caleffi, que gerencia seu próprio   restaurante em São Paulo! Ele levou para casa uma panela multifuncional WOK.



        Tiego Ferreira ficou em terceiro lugar e ganhou um final de semana no Spa Med!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Conheça alguns dos candidatos a ser o mais novo Chef Light!


Conheça alguns dos participantes que se destacaram no 1° Concurso Chef Light!

Renato Caleffi é chef do seu próprio restaurante em São Paulo. Especializado em gastronomia orgânica, o candidato apresentou uma proposta original e combinações exóticas.
A entrada, assim como a receita, foi muito criativo: Tartare sabor do cerrado
 Seu prato principal levou o nome de Camarão e Melancia Grelhados ao Ninho de Legumes ao Coulis de Rúcula e Perfume de Alecrim. A sobremesa fez muito sucesso: Creme de manga Sabores da Índia.



O jovem Tiego Ferreira, preocupado com a alimentação, consome diariamente mil calorias. Ele levou ao Spa Med algumas das receitas saudáveis que criou: Salada com azeitonas, Tofu com Gengibre e Shoyo e um pudim diet com canela.



Debora Cristiane cria suas próprias receitas lights em casa e resolveu arriscar e inscrever algumas delas no concurso. 
A salada verde com cebola foi temperada com caldo de limão. O prato de entrada foi saboroso: Berinjela com molho de mostarda. A sobremesa foi prática e deliciosa: Gelatina com geléia de morango.


Boa sorte a todos!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Spa Med Sorocaba Campus promove desafio entre especialistas em gastronomia


Salada, prato principal e sobremesa serão julgados por
  duas renomadas chefs de cuisine

Amanhã começa o 1° Concurso Chef Light promovido pelo Spa Med!
Os participantes, que se inscreveram através das suas receitas - uma salada, um prato principal e uma sobremesa -, irão poder produzi-las ao vivo para as renomadas chefs de cozinha, Lelena César e Gabi Gradin.

A especialistas irão julgar os melhores pratos, segundo sua originalidade, sabor e desenvoltura dos candidatos.
O grande desafio será realizado nesta terça, dia 22,  na cozinha experimental do SPA. No dia 23, o resultado final será divulgado.
Como prêmio, o primeiro colocado ganhará uma semana de estada gratuita no Spa Med, o segundo, uma panela Tramontina WOK, e o terceiro, um final de semana, também, no Spa Med, onde poderá relaxar e provar da gastronomia do 1° Spa Médico do mundo, que une sabor e poucas calorias.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dieta: bolo e guloseimas devem ser deixados de lado?


.    Não. Para perder peso o ideal é reduzir ao máximo as guloseimas, mas não deixar de se alimentar, fracionar as refeições e ir reduzindo aos poucos as quantidades dos alimentos, sem passar fome e vontades. Dá para comer uma guloseima de vez em quando em pequena quantidade para não sofrer.


2.     Dá para incluir bolos na dieta, os mais recomendados são os sem recheio e cobertura. Eles devem ser preparados sem açúcar, com adoçantes para uso culinário e sem margarinas. Se for consumido com moderação não há problemas.

3.    Quem faz dieta deve deixar estes bolos calóricos para o final de semana e, mesmo assim, comer uma fatia bem fina.            

    Nutricionista Aline von Gal   


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Olha quem está no Spa Med: a Miss Mundo Brasil 2010


A ex-miss e apresentadora Kamilla Salgado logo estreará seu segundo programa de TV, Check In, na afiliada da Globo no Pará e se preparando para isso, resolveu perder alguns quilos, relaxar e ao mesmo tempo reforçar seus hábitos saudáveis de vida. Para tanto a bela acaba de se hospedar no Spa Med Sorocaba Campus para uma estada de dez dias.


“Trabalhar com TV e com a sua própria imagem não é fácil, exige muita dedicação, pois as pessoas conhecem a Kamilla Salgado linda e magra; e devido ao trabalho excessivo, projetos e alguns problemas pessoais acabei ganhando uns quilos a mais, razão pela qual preciso da ajuda e do profissionalismo de quem realmente entende do assunto, o Spa Med Sorocaba Campus!”, justificou. 


terça-feira, 15 de maio de 2012

Alimentos Funcionais


O termo “funcionais” foi primeiramente introduzido no Japão em meados dos anos 80, sendo aqueles que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, apresentando propriedades benéficas além das nutricionais básicas, auxiliando na redução de riscos de doenças crônico degenerativas.
A importância do consumo destes alimentos é devido ao fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida que envolve sedentarismo e maus hábitos alimentares. E o consumo de alimentos funcionais pode conter o avanço dessas doenças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel fundamental sobre a saúde delas.
Para alcançar os benefícios que estes alimentos podem nos trazer é necessário o consumo regular.

Abaixo alguns compostos presentes nos alimentos funcionais, seus benefícios e fontes

Betacaroteno- Antioxidante, reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
 Fontes: mamão, cenoura, abóbora, damasco, espinafre e couve.

Licopeno- Antioxidante relacionado à redução do risco de câncer de próstata.
Fonte: Tomate

Flavonóides- Antioxidante, reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
Fontes: Suco natural de uva e vinho tinto

Isoflavonas- Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.
Fonte: Soja

Acido graxo ômega 3- Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.
Fontes: Peixes, óleo de peixe.

Pro bióticos - ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microorganismos patogênicos.
Fontes: leite fermentado e iogurte.

Fibras- Redução do risco de câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo.
Fontes: frutas, legumes, verduras em geral e cereais integrais.





Nutricionista: Aline von Gal de Queiroz

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Torneio de arqueria premia os bons de mira!

Uma tarde ensolarada pedia uma competição de primeira. E foi o que aconteceu no Spa Med:
 um torneio de arqueria!
Os competidores, bons de mira, colocaram a concentração e a habilidade a toda prova.

Depois de muitas flechadas, eis os campeões!



Fernando e Nilton pisaram no pódio!


Mas o campeão foi o Paulo! Que mostrou destreza, muita pontaria e ganhou uma sessão de Photon de presente!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Descubra os benefícios de uma caminhada correta


Quando a maioria das pessoas pensa em fazer algum exercício físico, talvez o mais comum que lhe vem a cabeça seja a caminhada. Afinal caminhar, pensam os leigos, não requer nenhum tipo de técnica. O fisioterapeuta do Spa Med Dr. Ivan Matiazo nos mostra o quanto este pensamento está errado.

As pessoas, em geral, caminham de maneira errada?
Dr. Ivan - A população em geral foi criada com uma marcha mais forte, mais extensora que causa um excesso de choque de calcanhar. Esse tipo de marcha é mais dura, com quadril duro e falta de movimentação pendular dos braços responsável pela movimentação torácica (respiração). As pessoas, principalmente as mulheres, também são ensinadas a fazer uma contração abdominal, que ocasiona travamento de bacia e de pulmão. Com isso, o diafragma fica totalmente preso causando falta de mobilidade e uma respiração inadequada para uma marcha seja ela de dois, quatro ou oito quilômetros. Tem também o andar social, ensinamento mais antigo passado pelos pais e avós, para que principalmente as meninas na fase da adolescência andem duras, sem mexer muito o quadril. Esse andar social foi criado para servir à etiqueta mas não está de acordo. E, por fim, temos muita ocorrência de mulheres que usam saltos muito altos, tamanho 15, que prejudicam sua estrutura corporal causando um empuxamento de toda a musculatura posterior.

Mas, se todas estas formas de caminhar estão erradas, qual seria a maneira correta?
Dr. Ivan - Quando uma pessoa chega aqui no SPA e eu vejo sua forma de caminhar,  faço com que ela tenha uma visão dinâmica de si mesma, para que perceba como está fazendo atualmente. Então, mostro um sequência de uma marcha mais suave, mais flexora, que não implique num desgaste muito grande de tornozelos, joelhos, cabeça de fêmur e coluna, dando assim dinâmica para a marcha. Fazendo toda a movimentação da marcha, com meio apoio, balanceio e apoio final usando calcâneo metatarso cria-se um leve flexo de joelho que é suficiente para causar uma espécie de suspensão que amortiza toda aquela batida excessiva que agride duramente as articulações. Na caminhada, além de uma marcha mais leve, é ideal que o quadril esteja solto. Para os homens, não precisa rebolar. É só soltar o quadril, não deixá-lo duro para ficar parecendo o John Wayne (famoso ator de filmes de faroeste) quando vai sacar suas armas. Então, quando eu ensino isso e as pessoas entendem, ela vai ter mais qualidade de vida, um suporte maravilhoso, uma qualidade óssea futura muito boa  e não vai ter desgastes ou qualquer outro tipo de patologia na nossa musculatura.

Esse tipo de caminhada pode ser praticada em qualquer terreno?
Dr. Ivan - Esse estilo de marcha não serve para grandes aclives e declives. Não serve, também, para quem usa saltos muito altos. Mas, para quem está a fim de praticar um esporte e manter uma qualidade de vida é ótimo, porque a pessoa não mais age contra a gravidade, ela vai a favor, sente que o corpo se desenvolve. É uma beleza.

Pra quem está começando, o ideal é não forçar demais?
Dr. Ivan - O ideal é fazer um trabalho de base crescente, para ir adaptando o organismo. Feito isso, a pessoa vai pegando uma forma maravilhosa.

Alongamento é imprescindível?
Dr. Ivan - Alongamento é tudo. O alongamento é um dos pilares do homem, porque nós somos flexores e vamos nos encurvando, fazendo com que percamos os alongamentos. Por isso, fazê-los é essencial.

Horário ideal para caminhar?
Dr. Ivan - Geralmente a gente programa sempre de manhã. Existe um esquema que diz que não é bom caminhar após o café, mas não há nada comprovado. De manhã, não ultrapassando o limite de onze horas, onze e meia, e à tarde no período das 16 horas em diante também dá para providenciar uma caminhada maravilhosa.

Hidratação é importante?
Dr. Ivan - Muito importante. Água de hora em hora. Um copo desde o momento de acordar até a hora de ir dormir é muito importante pra a vida. A ingestão de frutas, ou metade de uma fruta de manhã, à tarde e à noite também é importante. Fruta e água de hora em hora muda o organismo, o intestino, o esquema de vida e até a maneira de agir de uma pessoa.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hábitos alimentares podem reduzir os efeitos da menopausa


A menopausa é um estágio na vida da mulher que provoca a diminuição dos níveis de estrogênio, afetando a composição corporal e a estrutura da pele. Isso causa a perda de elasticidade e diminuição da massa muscular, além de aumentar a irritabilidade. Com a redução do estrogênio, os níveis de triglicérides e colesterol podem crescer, e a captação de cálcio pelos ossos pode ser reduzida. Por isso, é importante dar uma atenção especial para a alimentação neste período da vida.

Alguns alimentos devem ser reduzidos durante a menopausa como o café, chocolate (inclusive dietéticos), refrigerantes e bebidas alcoólicas, que são alimentos que podem influenciar a variação de humor.

A redução de açúcares e gorduras é fundamental para controlar níveis de triglicérides e colesterol.

Evitar:
·          Leite integral e semi desnatado
·          Manteiga com ou sem sal e manteiga de cacau
·          Creme de leite, leite condensado e creme de chantily
·          Iogurte integral, requeijão cremoso e queijos amarelos
·          Sorvetes cremosos e milk shake
·          Gema de ovo
·          Carnes gordas (costela, cupim, picanha, rabada, contrafilé), carne de carneiro, de porco, toucinhos e carne seca
·          Vísceras (fígado, rim, coração, miolo e outros)
·          Pele de aves e peixes
·          Embutidos (salame, lingüiça, mortadela, salsicha e outros)
·          Tortas, pudins, bolos, balas e confeitarias em geral
·          Massas folhadas, pão de queijo, salgadinhos, pães recheados
·          Óleo, leite de coco, óleo de palmeira, banha
·          Frituras em geral, alimentos preparados na manteiga, gordura vegetal hidrogenada e maionese
·          Arroz branco, pão francês, massas em geral (consumir com moderação)
·          Frutas em calda de açúcar e sucos com adição de açúcar
·          Açúcar (refinado ou mascavo), mel, melado, geléias, xarope de milho, achocolatados, cereais com açúcar


 A dieta deve ser enriquecida com frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e cereais, para assim, atingir as quantidades necessárias de nutrientes.
Aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio como leite desnatado, seus derivados e vegetais verdes escuros.
Proteínas de alto valor biológico como peixe, frango, ovos e carne bovina magra são importantes para manutenção da massa muscular.
O azeite de oliva é indispensável, pois é uma gordura monoinsaturada, rica em vitaminas e antioxidantes, que destroem os radicais livres, evitando o envelhecimento, além de auxiliar o funcionamento intestinal.

Uma boa dica é aumentar o consumo de soja, pois é um alimento rico em flavonóides, substância similar ao estrogênio, evitando o ressecamento da pele e reduzindo as ondas de calor.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Inverno Saudável: A estação mais fria do ano pede maiores cuidados com a alimentação


O inverno traz um comportamento perigoso para a nossa saúde, a vontade exagerada de comer. O nosso corpo pede comidas quentes e cremosas, mas temos que tomar muito cuidado, pois é um deslize, e nossa rotina saudável vai por água abaixo.
A nutricionista do SPA Med Sorocaba Campus, Aline Garrido, explica o motivo da nossa irregularidade comportamental no inverno. “Essa estação combina com comida e não é à toa que o apetite aumenta nos dias frios. Para manter a temperatura do corpo, nosso organismo tem um aumento do gasto energético, por isso sentimos mais fome, ou aquela vontade de comer mais”.

Segundo a especialista, no frio as pessoas sentem mais necessidade de ingerir alimentos quentes e cremosos, o que acaba gerando ganho de peso. Ela ensina o que devemos evitar e como devemos substituir os alimentos gordurosos. “Evite consumir alimentos como chocolate quente, fondue ou preparações com creme de leite. Troque o chocolate quente pelos chás, assim ingerimos alimentos que “esquentam” e evitamos o consumo de calorias desnecessárias. Quanto à vontade de doces, consuma frutas como maçã assada com canela, abacaxi e pêra na calda de gengibre, ou compota de frutas que são sobremesas deliciosas e apresentam menor caloria.

Uma boa opção para nos aquecer na estação, e que ainda pode ser muito saborosa é a sopa. Mas a profissional alerta para os ingredientes que normalmente podem ser utilizados para incrementar o alimento. “A sopa é uma ótima opção, pois consumida “quentinha”, consegue nos proporcionar saciedade. Porém, temos que tomar cuidado, nem todas as sopas contêm menos calorias. Evite as que são feitas à base de batata, mandioca e mandioquinha, pois apresentam maior quantidade de calorias. Evite também alguns tipos de acompanhamentos como pão, torrada e queijos”.

Para finalizar, ela aconselha a substituição desses ingredientes ricos em gordura por vegetais. “Dê preferência por sopas à base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Eles substituem muito bem a salada, pois são boas fontes dos mesmos nutrientes, porém, pouco consumidas no inverno”.

08/05/2012

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Beleza de dentro para fora



Há séculos buscamos por uma beleza perfeita . Quando na verdade, ela está em um conjunto de coisas e, primeiro,  devemos estar sempre bem com nós mesmos. A beleza vem de dentro para fora.
Hoje temos uma vida mais corrida, saímos de um trabalho para o outro, e fazemos nossa refeição dentro do carro durante o trajeto, quase sempre. Temos que comer o que é mais prático, esquecendo de escolher o que é mais saudável. 
Por isso, alguns cuidados e hábitos saudáveis são necessários, pois a saúde esta totalmente ligada à beleza. Devemos tomar no mínimo dois litros de água por dia. Além de nos manter hidratados, a água limpa nosso organismo, eliminando as toxinas, graças ao seu poder antioxidante, que proporciona uma aparência saudável e mais bonita, protelando nosso envelhecimento.
Devemos também cuidar da nossa alimentação, abusando das frutas, verduras, legumes, e ingestão de fibras, que ajuda no bom funcionamento do intestino, já que o mau funcionamento deste favorece o inchaço e o mau humor, e pode até nos causar manchas na pele.
Devemos tirar pelo menos uma hora do dia para fazer algo que realmente gostamos e que nos traga prazer. Se tiver uma banheira em casa, prepare um banho com ervas terapêuticas de sua preferência, como a arnica, por exemplo, que alivia a dor muscular e o cansaço. A essência de erva cidreira também é uma ótima opção, pois relaxa e acalma. Coloque uma boa música para tocar, e faça desse momento só seu. Se não tiver banheira, tome um banho demorado, e depois, escolha um bom creme para hidratação. Para pele seca, escolha óleo ou cremes feitos com óleo vegetal. Já para peles mais oleosas escolha hidratantes à base de água.
Faça pelo menos uma massagem por semana. Para pessoas com retenção de líquidos, a ideal é a drenagem linfática. Para quem quer eliminar algumas medidas, ou até mesmo a celulite, a mais indicada é a redutora, ou a modeladora. Hoje, temos uma variedade imensa de massagens, que nos trazem um bem-estar muito grande, ajudando na mobilização de líquidos, na hidratação, e também no relaxamento. Assim, conseguimos ter boas noites de sono, e melhor qualidade de vida, o que conseqüentemente nos deixa mais bonitos. 


Gidiane Santos 
Fisioterapeuta – Centro de Estética 
Spa Med Sorocaba Campus

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Acne também pode ser problema de adulto


A acne é um problema que está, na maioria das vezes, relacionado aos adolescentes. Mas, mesmo que isso seja verdade, adultos também podem sofrer com ela. De acordo com a Dra. Raquel Ginez, fisioterapeuta especializada em dermatologia-funcional do Spa Med Sorocaba Campus, explica que a acne é uma condição inflamatória da pele, caracterizada por um distúrbio multifatorial, que afeta a unidade pilossebácea.

A acne se localiza predominantemente na face, região peitoral e dorso. Sua causa, segundo a médica, consiste na conjunção de seborréia, hiperceratose do ostio folicular, aumento da população propionibacterium acnes e reação inflamatória provocada pela interação desses elementos.

A doutora ainda explica que é um doença dermatológica mais comum entre os adolescentes, afetando aproximadamente 80% dos jovens entre 12 e 16 anos. Mas, também podem afetar os adultos. “ Como na adolescência, a causa principal na vida adulta é o desequilíbrio hormonal, que gera um excesso na produção de sebo que acaba por obstruir a abertura do folículo pilossebáceo e a dilatar a glândula, dando origem ao comedão aberto ou fechado. Os comedões favorecem a proliferação de microrganismos, provocando a inflamação”, esclarece.

Maquiagens e cremes também podem ser um fator desencadeante da acne. “ A escolha da maquiagem e cremes são de suma importância, pois não podem causar oleosidade à pele. A maquiagem pode ser utilizada, mas, a dica é sempre retirá - la muito bem, reequilibrando o ph de sua pele. E nunca deve-se dormir de maquiagem”, orienta.

Quanto ao fato de alguns alimentos poderem causar acne, a Dra. Raquel Ginez afirma que a influência da alimentação é raramente observada. “Em relação à alimentação, existe o conceito entre os leigos de que alguns alimentos agravariam a acne, como chocolate e alimentos gordurosos. Porém, não podemos ignorar totalmente o senso comum e como chocolates e alimentos  gordurosos em excesso são prejudiciais. Vale, então, a lei do equilíbrio”, afirma.

Mesmo assim, a acne pode ser um sinal de que algo não vai bem no organismo. Problemas como desequilíbrios hormonais e fatores emocionais também podem atuar como agravantes para o aparecimento da inflamação.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Quantificação de perda de calorias não é a mesma para todos

Quando fazemos algum exercício ou praticamos algum esporte, a primeira questão que nos ocorre é: quantas calorias eu vou perder praticando essa atividade? Achamos, erradamente, que existe uma tabela pronta de perda de calorias para todo mundo. Para esclarecer essa dúvida, o prof. Zezinho, do setor de ginástica do Spa Med, explica o por quê dessa medição de perda de calorias não ser universal:

Quanto uma pessoa perde de calorias fazendo uma hora de bicicleta ergométrica?
Prof. Zezinho - Não dá para quantificar porque isso varia de metabolismo para metabolismo. Só existe uma forma de nós termos com exatidão o quanto a gente gasta em determinada atividade. É fazendo um teste que se chama ergoespirométrico, que avalia dióxido de carbono (CO2) e oxigênio (O2) e lança no próprio programa uma calorimetria, que vai dar com exatidão a frequência cardíaca que ela trabalha e o quanto de gasto calórico ela teve. Sem esse teste, não dá para quantificar. Existem médias mas não dá para confiar em tabelas, que são feitas em indivíduos de 70 Kg, com 1,70 m , então não é para todo mundo. Existe uma média no exercício aeróbico entre 300 Kcal/hora, mas é uma média. No geral, realmente, não dá para quantificar.

 Teste Ergoespirométrico
Prof. Zezinho - O exame ergoespirométrico é feito por um cardiologista, na esteira acompanhando com eletrodos para verificar a condição cardíaca e uma máscara que vai analisar o oxigênio e o CO2.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Não deixe que o frio o proíba de malhar

No inverno o estímulo para fazer qualquer tipo de atividade praticamente desaparece, e a vontade de ficar em casa, embaixo das cobertas é bem maior do que a de enfrentar o frio. Mas para quem procura uma vida saudável e não pretende deixar de lado os exercícios físicos, é preciso superar as baixas temperaturas e enfrentar a academia. Segundo o professor de educação física do Spa Med Sorocaba Campus, José Marcelino, a força de vontade tem que imperar nesse momento em que o corpo desanima. “A disposição cai juntamente com a temperatura, mas se o foco é atingir um objetivo, seja ele de saúde, estético ou performance devemos seguir em frente”.
Alguns mitos que rodeiam a prática de atividades no frio, sendo um deles o aparecimento de maiores lesões, pelo corpo não estar aquecido, é desmentido pelo educador. “As lesões acontecem independentes da temperatura, pois o que faz com que elas não aconteçam é a forma com que iremos começar o treinamento. Algumas pessoas não estão preparadas para fazer algum tipo de exercício, ou então, os começam com uma intensidade alta sem um prévio aquecimento. Ou seja, deve-se começar lento e ir aumentando progressivamente”, explica. A função dos alongamentos também é esclarecida pelo professor, já que a questão tem causado dúvidas. “O alongamento também não está ligado a lesões, pois ele é usado somente para manter ou melhorar a flexibilidade, e não usado para este fim”, finaliza.