terça-feira, 8 de maio de 2012

Inverno Saudável: A estação mais fria do ano pede maiores cuidados com a alimentação


O inverno traz um comportamento perigoso para a nossa saúde, a vontade exagerada de comer. O nosso corpo pede comidas quentes e cremosas, mas temos que tomar muito cuidado, pois é um deslize, e nossa rotina saudável vai por água abaixo.
A nutricionista do SPA Med Sorocaba Campus, Aline Garrido, explica o motivo da nossa irregularidade comportamental no inverno. “Essa estação combina com comida e não é à toa que o apetite aumenta nos dias frios. Para manter a temperatura do corpo, nosso organismo tem um aumento do gasto energético, por isso sentimos mais fome, ou aquela vontade de comer mais”.

Segundo a especialista, no frio as pessoas sentem mais necessidade de ingerir alimentos quentes e cremosos, o que acaba gerando ganho de peso. Ela ensina o que devemos evitar e como devemos substituir os alimentos gordurosos. “Evite consumir alimentos como chocolate quente, fondue ou preparações com creme de leite. Troque o chocolate quente pelos chás, assim ingerimos alimentos que “esquentam” e evitamos o consumo de calorias desnecessárias. Quanto à vontade de doces, consuma frutas como maçã assada com canela, abacaxi e pêra na calda de gengibre, ou compota de frutas que são sobremesas deliciosas e apresentam menor caloria.

Uma boa opção para nos aquecer na estação, e que ainda pode ser muito saborosa é a sopa. Mas a profissional alerta para os ingredientes que normalmente podem ser utilizados para incrementar o alimento. “A sopa é uma ótima opção, pois consumida “quentinha”, consegue nos proporcionar saciedade. Porém, temos que tomar cuidado, nem todas as sopas contêm menos calorias. Evite as que são feitas à base de batata, mandioca e mandioquinha, pois apresentam maior quantidade de calorias. Evite também alguns tipos de acompanhamentos como pão, torrada e queijos”.

Para finalizar, ela aconselha a substituição desses ingredientes ricos em gordura por vegetais. “Dê preferência por sopas à base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Eles substituem muito bem a salada, pois são boas fontes dos mesmos nutrientes, porém, pouco consumidas no inverno”.

08/05/2012

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