Acne também pode ser problema de adulto


A acne é um problema que está, na maioria das vezes, relacionado aos adolescentes. Mas, mesmo que isso seja verdade, adultos também podem sofrer com ela. De acordo com a Dra. Raquel Ginez, fisioterapeuta especializada em dermatologia-funcional do Spa Med Sorocaba Campus, explica que a acne é uma condição inflamatória da pele, caracterizada por um distúrbio multifatorial, que afeta a unidade pilossebácea.

A acne se localiza predominantemente na face, região peitoral e dorso. Sua causa, segundo a médica, consiste na conjunção de seborréia, hiperceratose do ostio folicular, aumento da população propionibacterium acnes e reação inflamatória provocada pela interação desses elementos.

A doutora ainda explica que é um doença dermatológica mais comum entre os adolescentes, afetando aproximadamente 80% dos jovens entre 12 e 16 anos. Mas, também podem afetar os adultos. “ Como na adolescência, a causa principal na vida adulta é o desequilíbrio hormonal, que gera um excesso na produção de sebo que acaba por obstruir a abertura do folículo pilossebáceo e a dilatar a glândula, dando origem ao comedão aberto ou fechado. Os comedões favorecem a proliferação de microrganismos, provocando a inflamação”, esclarece.

Maquiagens e cremes também podem ser um fator desencadeante da acne. “ A escolha da maquiagem e cremes são de suma importância, pois não podem causar oleosidade à pele. A maquiagem pode ser utilizada, mas, a dica é sempre retirá - la muito bem, reequilibrando o ph de sua pele. E nunca deve-se dormir de maquiagem”, orienta.

Quanto ao fato de alguns alimentos poderem causar acne, a Dra. Raquel Ginez afirma que a influência da alimentação é raramente observada. “Em relação à alimentação, existe o conceito entre os leigos de que alguns alimentos agravariam a acne, como chocolate e alimentos gordurosos. Porém, não podemos ignorar totalmente o senso comum e como chocolates e alimentos  gordurosos em excesso são prejudiciais. Vale, então, a lei do equilíbrio”, afirma.

Mesmo assim, a acne pode ser um sinal de que algo não vai bem no organismo. Problemas como desequilíbrios hormonais e fatores emocionais também podem atuar como agravantes para o aparecimento da inflamação.


Comentários