quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Trocas e combinações inteligentes

A escolha ideal de alimentos para deixar sua dieta muito mais nutritiva e saudável

Texto: Saude Abril/Nutrição
Por que não beliscar uma azeitona verde, em vez da preta, se houver as duas opções na sua frente? E por que não comer um pimentão vermelho, em vez do verde, e temperar a salada com uma cebola bem roxa, no lugar da branca? O que reunimos é uma série de escolhas que, por um motivo ou outro, apresentam alguma vantagem ao consumidor, sem apontar alimentos proibidos. Mesmo assim, por favor, não deixe nada de fora do cardápio. Fazer boas escolhas no dia a dia é o que abre a possibilidade para se permitir devorar itens, digamos, mais pesados nesse ou naquele componente.

A primeira refeição diária é a melhor aliada da disposição e ajuda a prevenir problemas como a obesidade e o diabete. Mas, para que isso seja 100% verdade, acerte em cheio nas escolhas


Achocolatado com leite desnatado x Café com leite desnatado

Achocolatado com leite desnatado - por que maneirar:
A mistura concentra alta dose de açúcar. E exageros açucarados abrem portas para uma série de problemas. A boca é uma das primeiras arrasadas quando sobra doçura. É que, assim como nós adoramos o sabor adocicado, as bactérias que moram entre os dentes se deliciam. Os micro-organismos que se escondem na gengiva fermentam o doce, que se transforma em um composto ácido e corrosivo. Essa nova substância provoca a desmineralização dos dentes. Assim, mais fraquinhos, eles ficam suscetíveis aos ataques de outras bactérias, o que levará à cárie.

Apesar de o açúcar ser o ingrediente mais abundante nos achocolatados, vale prestar atenção ainda nos teores de sódio e de gordura.

Café com leite desnatado - por que aproveitar:
Para início de conversa, há economia em calorias. Mas o melhor motivo é se valer das propriedades do café. Estudos mostram que ele protege o fígado e ainda afasta o diabete. No entanto, ficou famoso mesmo por melhorar a concentração. Misturado ao leite, é bem-vindo, inclusive, na xícara da criançada. 


Leite integral x Leite desnatado

Leite integral - por que maneirar:
A resposta está no teor gorduroso. Embora a gordura seja essencial ao organismo, exagerar na quantidade serve de estopim para o acúmulo de tecido adiposo, ou seja, para o ganho de quilos extras. E a obesidade está por trás de doenças como a hipertensão e o diabete.

Lembre: quanto mais engordurado, mais calórico. Afinal, para cada grama de gordura do alimento, somam-se 9 cal.

Leite desnatado - por que aproveitar
Primeiro porque ele está livre de gordura saturada e as artérias não vão correr perigo. Segundo porque ainda assim o leite continua supernutritivo. Para começar, seus teores de proteína são idênticos ao tipo integral, ou seja, 6 g em 1 copo. Já em relação ao cálcio, existem algumas bebidas desnatadas que até superam as versões engorduradas. Observe os rótulos e faça sua escolha. E saiba: ao garantir sua dose diária de cálcio, não é só o esqueleto que ganha. Estudos mostram que o mineral ajuda a controlar a pressão e afasta a obesidade. São mais dois motivos para o coração bater feliz.
Com 1 copo de 200 ml de leite desnatado, você alcança 250 mg de cálcio, o que equivale a 25% da recomendação diária para o mineral dos ossos.


Mamão formosa x Mamão papaia

Mamão formosa - por que maneirar?
A cor desbotada do mamão formosa denuncia uma de suas defi ciências: a falta de licopeno. Esse pigmento, da família dos carotenoides, tinge os vegetais de laranja-forte ou vermelho. Uma pena essa ausência, já que a substância protege a próstata.

Mamão papaia - por que aproveitar
Entre os mamões, ele é campeão em fibras. Para quem precisa dar um empurrão ao trânsito intestinal, vale começar o dia com 1/2 unidade da fruta, que oferece 2,5 g da substância. Sem contar as boas doses de vitamina C, o nutriente que blinda o sistema imune.


Confira materia na integra em: Saude Abril/Nutrição

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fibras e água são essenciais para uma boa digestão; veja mais dicas

Além das fibras e água, é bom também praticar atividade fisica regular

Problemas de digestão são extremamente comuns e, na maioria dos casos, podem ser resolvidos apenas com mudanças no estilo de vida.

Ingerir fibras, beber bastante água e praticar atividade física são hábitos que ajudam no funcionamento intestinal, são bons para a digestão e podem evitar complicações como gases, diarreia, barriga inchada e a prisão de ventre. No Bem Estar desta quinta-feira (29), o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a nutricionista Tânia Rodrigues explicaram como funciona a digestão e deram dicas para preservar o aparelho digestivo.

Em relação à ingestão de fibras, os especialistas explicaram que a recomendação diária para um adulto saudável é de 25 a 30 gramas para cada 1.000 kcal ingeridas. Para crianças acima de 2 anos e adolescentes até 20 anos, a recomendação diária é igual ao número da idade mais 5 gramas. Já para os idosos, é ideal que o consumo seja de 10 a 13 gramas para cada 1.000 kcal ingeridas.


De acordo com o cirurgião Fábio Atui, um dos problemas mais recorrentes são os gases. No entanto, existem dois tipos: os gases engolidos, que entram pela boca quando a pessoa masca um chiclete ou toma bebidas gasosas, por exemplo, e os gases produzidos no estômago, causados por alimentos que fermentam nessa região.

Um dos alimentos que demoram mais para ser digerido é o carboidrato e, por isso, fermenta mais - quando isso acontece, o alimento fica mais tempo no intestino e pressiona a mucosa, dando a sensação de gases. Entre os que mais contribuem para esse problema, estão o pêssego, suco de maçã, suco de pera, ameixa, chocolate, suco de uva, ervilha, lentinha, feijão, cebola, massas, entre diversos outros, como mostraram os especialistas.

No entanto, como alertou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, isso não significa que todo mundo que comer algum desses alimentos terá gases - o problema vai depender muito do tipo de digestão e do funcionamento intestinal de cada um. De acordo com o médico, o corpo produz dois litros de gases por dia, que pode ser eliminado ou absorvido pelo corpo - caso não haja essa absorção, a pessoa pode ter a sensação de empachamento, ou seja, de barriga inchada.

Em relação à digestão, os especialistas lembraram ainda do tempo que cada alimento é digerido. Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.

Por isso, uma das dicas para manter a boa digestão é escolher bem a comida, como alertou o cirurgião Fábio Atui. Além da escolha do que comer, é importante saber o jeito certo de preparar e até mesmo de mastigar para evitar diversos problemas digestivos. O médico alertou ainda que é preciso observar o hábito do intestino, ou seja, se a pessoa vai ao banheiro sempre e, de repente, não vai mais, isso é um sinal de alerta. Nesse caso, é preciso procurar um médico imediatamente para avaliar se há algum problema.

Foi o que fez a doméstica Maria Nilza da Silva, mostrada na reportagem do Phelipe Siani. Reclamando de prisão de ventre, ela foi realizar um exame chamado de "esvaziamento gástrico" para avaliar o tempo que ela levava para digerir os alimentos (confira no vídeo ao lado).

Outra pessoa que sofria com problema de digestão foi a estudante Jéssica Estillac, que escreveu para o Bem Estar contando que sofreu 4 anos com a sensação de estômago estufado sem ter o diagnóstico da dispepsia funcional, como mostrou a reportagem da Marina Araújo (veja no vídeo abaixo).

Segundo o cirurgião Fábio Atui, esse problema acontece quando há um mau funcionamento do estômago sem uma causa única, que pode dar sintomas como dor, queimação, náuseas, vômitos ou desconforto na região superior do abdômen. Mais frequente entre os jovens, que trabalham, estudam e ficam horas sem comer, o problema pode estar relacionado ainda ao estresse.




Fonte: Bem Estar, G1

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Azeite de Oliva

Curiosidade: Dentre os óleos vegetais, o azeite de oliva é um dos mais importantes e antigos do mundo, sendo largamente usado nos países que margeiam o Mediterrâneo. O azeite de oliva apresenta, ainda, algumas propriedades nutricionais que faz com que os habitantes do Mediterrâneo tenham menor incidência de doenças coronarianas do que povos de outras regiões que consomem mais gorduras saturadas.

Azeite de Oliva

Função: É rico em gorduras monoinsaturadas, que protegem o coração, reduzindo o risco de doenças cardíacas e auxiliam no controle dos níveis de colesterol. O azeite de oliva também é digerido com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível.

Calorias: 1 colher de sopa de azeite, 108 calorias.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Fisioterapia Corpo e Mente

Saiba mais sobre a fisioterapia corpo e mente

Fisioterapia Corpo e MentePara as tradições de medicina oriental, as doenças se devem ao desequilíbrio do corpo vital. Sabemos que existem no corpo físico locais onde tendemos a sentir a energia vital com mais facilidade. O sistema imunológico é extremamente dependente das emoções.

O bem-estar exige o equilíbrio não somente do corpo físico, mas também do corpo vital. A teoria da informação é capaz de unificar os fenômenos psicológicos, biológico e físico em uma única estrutura conceitual, que pode responder por cura corpo e mente, desenvolvimento da personalidade e evolução da consciência humana.

Os problemas de saúde não fogem da nossa história de vida, e isto significa que um choque emocional, um conflito não resolvido, pode resultar em dores físicas e em doenças. A combinação de diversas técnicas associadas permite uma Integração Corpo e Mente, com resultados surpreendentes.

Neste tratamento é realizado a combinação de técnicas para trabalhar a queixa do paciente:
  • Leitura Biológica, que é uma leitura corporal, decodificando-se o mesmo, fornecendo, assim, uma boa informação ao paciente sobre o real motivo do aparecimento "daquela doença". Muitas pessoas estão doentes porque não sabem o que está acontecendo. Para nos curarmos de alguma enfermidade, precisamos conhecer melhor nosso corpo, como ele funciona e, assim, entender melhor seus programas biológicos de sobrevivência.
  • Microfisioterapia, A técnica tem como objetivo eliminar agentes agressores que estão perturbando o organismo, com o objetivo de restabelecer a homeostase deste, incluindo os aspectos emocionais envolvidos.
  • Aplicação de homeopatia nos chakras para uma melhor sincronicidade Corpo e Mente e aumento do potencial energético do corpo, para assim favorecer a ressignificação das memórias vivênciadas e promover o Salto Quântico.
  • Medicina Chinesa, uma abordagem dos desequilíbrios dos meridianos e estímulos para um alinhamento do sistema do paciente, uso de cristais nos pontos auriculares que representam desequilíbrio.
  • Método de Tapotagem Emocional, baseado nos padrões de sombra (raiva, medo) e biologia transgeracional, para ressignificar os padrões subconscientes (de automatismo) e assim permitir a criação de um novo padrão de realidade.

É muito importante uma mudança da percepção sobre o que vivemos para mudarmos a nossa história.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ginastica Facial: siga as instruções para uma pele linda e saudável

Conheça as dicas da esteticista Janete Rosa do Spa Med Sorocaba Campus
Muitas vezes estamos mais preocupadas com um corpo perfeito torneado, e esquecemo-nos do rosto.

Os fatores que levam ao aparecimento de rugas normalmente são a exposição excessiva ao sol e a falta de cuidados diários, e entre outros, mas os fatores que mais favorecem ao aparecimento das rugas são os vícios de expressão que sem perceber passamos uma vida toda repetindo esses movimentos ocasionando rugas profundas, que são classificadas por rugas estáticas e rugas dinâmicas.

Ginastica Facial: siga as instruções para uma pele linda e saudável As rugas estáticas dentre outro fatores, são as rugas causadas pele envelhecimento natural da pele, muitas vezes elas aparecem mais cedo por falta de cuidados com a pele. Por exemplo, uso de cigarro e exposição excessiva ao sol. São aquelas rugas que você não precisa fazer nenhum movimento com o rosto para elas aparecerem.

Rugas dinâmicas são aquelas causadas dentre outros fatores pelo envelhecimento natural, pela falta de cuidados com a pele, mas principalmente pelo vicio de expressão.

Existem alguns exercícios faciais muito fáceis que podemos fazer em casa, no trabalho e até mesmos alguns dele dirigindo.

A importância dos exercícios faciais é fundamental para ter uma pele tonificada e nutrida, os exercícios são usados para tonificar e corrigir essa musculatura, com isso eliminando as rugas e linhas de expressão.

Aqui vão algumas dicas para você fazer esses exercícios em casa enquanto trabalho e dirige.

O ideal era se você pudesse fazer esses exercícios na frente de um espalho, é extremamente importante que se use um hidratante antes na pele antes dos exercícios.

Para se conseguir a eficácia desta prática é preciso seguir algumas regras. Os exercícios devem ser feitos de cinco a sete vezes por semana seguindo as orientações corretamente ou, do contrário, podem agravar os sinais de idade.

Bochechas – Encoste os dentes de cima nos debaixo e abra um grande sorriso, alargando a boca para as laterais e solte. Repita de cinco a oito vezes por dia.

Olhos – feche os olhos rapidamente e com bastante força. Depois vá soltando a musculatura lentamente, permanecendo com os olhos fechados. Repita de cinco a oito vezes por dia.

Papada – Com a boca fechada, encoste a ponta da língua na cavidade inferior da boca e pressione. Relaxe e repita pelo menos vinte vezes.

Testa – Levante bem devagar as sobrancelhas e abra os olhos o máximo que puder. Solte o movimento devagar. Repita 20 vezes.

Boca - Umedeça os lábios e pressione um contra o outro, puxando-os para dentro da boca. Aperte-os bem e, na hora de soltar, contraia toda a região da boca. Repita 20 vezes.

Pescoço:
  1. O objetivo é diminuir a papada e relaxar a mandíbula. Posicione os dedos indicadores e médios no maxilar (como se fosse uma pinça) e deslize-os do centro do queixo em direção à orelha.
  2. Quando chegar nas laterais das orelhas, faça movimentos circulares para relaxar o final da mandíbula. Este exercício é indicado para as pessoas que rangem e apertam os dentes.
  3. Dobre os dedos indicadores e médios e deslize-os sobre a papada, de um lado para outro. Repita 20 vezes toda a sequência.

Vale lembrar que a massagem facial é também de igual importância para manter a pela sempre saudável e bonita a união dos dois fatores vão acentuar os resultados que são: oxigenar as fibras musculares, bombear mais sangue, eliminar toxinas, aumentar a massa muscular suavemente, suavizar linhas de expressão e todo tipo de rugas.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Maracujá

MaracujáSeu nome vem do tupi mara kuya, que significa “alimento na cuia”, ganhou fama pelo seu poder tranquilizante. Fruto produzido pelas plantas do gênero "Passiflora" (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da "Família (biologia)" família "Passifloraceae". O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro.

Função - Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, fósforo e potassio). De acordo com estudos, a casca da fruta também tem inumeras propriedades. Nela se concentra a pectina, uma fibra que auxilia contra os picos de açucar no sangue e impurezas do organismo.

Calorias - 100ml de suco concentrado tem 42 calorias.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Parafango

Tratamento que utiliza da combinação de parafina e fango

Texto: Spa Med Sorocaba Campus
Para o melhor conforto de seus clientes cada dia mais o Spa Med Sorocaba Campus aprimora seus tratamentos e procedimentos, e a dica de hoje é o tratamento conhecido como parafango.

O parafango é um procedimento rico em minerais, pois conta com a utilização de lama vulcânica do mar morto e parafina. O objetivo é que devido seu efeito térmico uma vasodilatação acontece estimulando assim a sudorese através das glândulas sudoriparas, sendo calmante e analgésico.

ParafangoO procedimento se inicia com uma esfoliação corporal, e logo após é aplicado um fluído ativador indicado para cada tipo de necessidade, tendo as opções de tratar a celulite ou a gordura localiza. Esse fluído ira estimular a circulação, sendo importante para o melhor resultado da aplicação dos demais produtos.

Em seguida é passado a lama vulcânica com parafina e o rolopack para manter o produto na pele, e a cliente é colocada numa manta térmica por meia hora. O tratamento é finalizado com um creme que contém ativos firmadores. Este tratamento melhora a hidração da pele, falicita a eliminação de toxinas e melhora a circulação do tecido auxiliando na redução das medidas.

Janete Rosa da Silva, Coordenadora Técnica da Estética do Spa, ressalta que o procedimento não tem contra indicações e que pode ser feito todos os dias, e se o cliente preferir intercalando com uma das opções, tratamento para celulite ou gordura localizada, sempre de acordo com a avaliação e sua necessidade.

O tempo de duração do procedimento é de uma hora e meia e seus pricipais beneficios são: redução da celulite, diminuição das medidas corporais, suavização da pele, redução da retenção hidrica, promove a melhoria da circulação e ajuda no processo de alivio de dores nas articulações.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Chá Verde

É feito a partir da infusão da erva Camellia Simensis, e é chamado de verde porque as folhas sofrem pouca oxidação. Muito popular na China e no Japão, e há pouco tempo começou a ser consumido no ocidente.
Chá Verde

Funções: O chá verde é muito consumido devido a suas propriedades antioxidantes e por ser termogênico, auxiliando o emagrecimento.

Este chá também auxilia na prevenção do câncer devido aos flavonóides e catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores.

Contém manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2.

O consumo diário deste chá auxilia a reduzir os níveis sanguíneos de LDL (colesterol ruim). A planta do chá verde (Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.

Calorias: Não possui calorias se consumido puro.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cellutec

O Cellutec trabalha utilizando várias técnicas de pressão vibratória, percussão e massagem e quando associado ao uso de cosméticos obtêm resultados potencializados. Seu sistema de massagem multidirecional, combina “forças” paralelas e perpendiculares ao corpo, propiciando um tratamento seguro e eficiente, sem causar dores ou traumas. A nova técnica age por vibração e percussão dos tecidos profundos, favorecendo a diminuição da gordura através de remodelação do tecido adiposo.

CellutecIndicações
  • Redução de celulite
  • Remodelação corporal 
  • Estimulação circulatória
  • Pré-operatório
  • Recuperação muscular
  • Esfoliação
  • Reflexologia

Benefícios
A endermoterapia vibratória (Cellutec) atinge os tecidos mais profundos em suas estruturas e contribui para o aumento circulatório, para então, conseguir os benefícios de uma estimulação física direta. Sua ação de dupla força aumenta a firmeza e a elasticidade da pele, atua contra imperfeições, remove o acúmulo de acido lático, relaxa espasmos e alivia fadiga e tensões musculares.

Duração
Cada sessão dura de 45 a 60 minutos. A indicação é de três vezes por semana intercalando com outros procedimentos mediante avaliação estética.

Contra-indicações
  • Varizes 
  • Gestante 
  • Marcapasso 
  • Diabetes 
  • Hipertensão descompensada 
  • Dermatoses 
  • Infecção ou tumores 
  • Trombose venosa profunda

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dica de Atividade Física Spa Med - Pratique Natação

A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas. As grávidas, os bebês e os idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.

A natação promove melhorias cardiorrespiratórias, pois fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões, tornando-os capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio, além de dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Esse esporte leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencializa a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio de dores.

Dica de Atividade Física Spa Med - Pratique Natação

Outro aspecto da modalidade é o retardamento das consequências do envelhecimento, tanto em termos físicos quanto psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física. Em acréscimo, a natação ajuda a queimar calorias e colabora na definição da silhueta.

Todo bom resultado, porém, depende de algumas regras, como a regularidade e a intensidade do exercício. Para muitos, a natação melhora a qualidade de vida, os resultados dos exames de sangue e a capacidade de andar e subir escadas. Na avaliação do especialista, idosos só devem ser poupados se houver alguma recomendação médica.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Dr. Daniel Santos, cardiologista do Spa Med Sorocaba Campus participou do programa Bem Estar da Globo

Isotônicos e energéticos devem ser ingeridos sempre com moderação. Saiba as indicações, as quantidades ideais e os riscos dessas bebidas. Isotônicos são usados por atletas; energético e álcool não combinam.


Qual a melhor hora para tomar um isotônico ou energético, quanto é bom beber, quais as indicações e os riscos desses produtos são dúvidas de muitas pessoas.
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, o isotônico serve para repor sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que duram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação.
Esse suplemento é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais. Isso porque os isotônicos contêm muito sódio (entre 50 mg e 160 mg por garrafa, contra 11 mg de um refrigerante, em média).
Magliocca e o cardiologista Daniel Santos também explicaram que os isotônicos não substituem o soro em casos de diarreia, embora possam ajudar quando o problema não é tão sério. É importante, ainda, ficar atento aos rótulos dos produtos, pois eles contêm calorias – 500 ml têm cerca de 120 kcal.
Crianças só devem consumir isotônicos se forem atletas que participam de competições. O uso indiscriminado, para substituir a ingestão de água ou sucos naturais, deve ser abolido, destacaram os especialistas.
Antes dos exercícios, é indicado ingerir de 200 ml a 400 ml de líquidos. Pode ser suco, água ou isotônico – mas atenção: não beba isotônico antes se você já fez uma refeição com carboidratos, pois a bebida já contém esse nutriente.
Durante o exercício, é recomendado consumir entre 500 ml e 2 litros de água e isotônico. A quantidade vai depender de quanto de suor a pessoa perdeu. Se suou pouco, deve beber 1 litro de isotônico. Se suou muito, são necessários 1 litro de isotônico e mais 1 litro de água. Após as atividades, o consumo ideal é de 1,5 litro de líquido para cada quilo perdido. Nesse momento, também é importante consumir frutas e alimentos.
Para calcular quanto você perde de água durante os exercícios, pese-se antes e depois e transforme o resultado de gramas em mililitros. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 400 ml durante a atividade. O ideal é repor isso com metade de água e metade de isotônico, de forma fracionada.
Ao fim do exercício, a quantidade de líquido que você deve repor corresponde a 1,5 vez o peso que você perdeu. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 600 ml. Pode ser com suco, água, isotônico ou fruta. A reposição deve ser feita nas 2 horas seguintes ao treino, também de forma fracionada.
Energéticos
As bebidas energéticas contêm várias substâncias, mas as mais importantes são a cafeína e a taurina. A cafeína deixa a pessoa mais alerta, e a taurina é um aminoácido que diminui o cansaço muscular.


A bebida é muito consumida por atletas que competem, para melhorar o desempenho físico. É importante ressaltar que, em doses muito altas, a cafeína era proibida por atletas porque fazia parte do doping. Em 2004, porém, o Comitê Olímpico liberou o uso.
Segundo o cardiologista Daniel Santos, é preciso ficar atento à quantidade de cafeína consumida por dia. Quando uma pessoa bebe energético, precisa levar em conta todos os alimentos que ingeriu ao longo do dia que também contêm cafeína, como café, chocolate, refrigerante com cola e chá preto.
O consumo excessivo de cafeína pode causar insônia, transtorno de ansiedade, gastrite, dor de cabeça, arritmia cardíaca, intoxicação e tremores.
As pessoas começam a apresentar sintomas se consumirem acima de 250 mg de cafeína por dia – cinco xícaras de café de 60 ml já atingem essa quantidade. Quem tem problemas cardíacos ou hipertensão arterial deve consumir uma dose menor.
Por essa razão, as bebidas energéticas devem ser ingeridas esporadicamente, quando a pessoa estiver muito sonolenta ou cansada e precisar se manter alerta para uma atividade. Além disso, crianças não devem tomar energético, pois a quantidade de cafeína é muito alta.
Os energéticos também não devem ser misturados com álcool, que faz com que a pessoa não reconheça seu real estado de embriaguez, levando-a a aumentar a chance de intoxicação, tanto pela bebida quanto pelo energético. O álcool também melhora a “palatabilidade” do energético, fazendo com que a pessoa beba mais.


Fonte: Bem Estar (G1, Sao Paulo)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A bela Estela Ribeiro, apresentadora do Disney Channel esteve no Spa Med

Estela Ribeiro – jornalista, atriz, apresentadora e dançarina – ficou hospedada no Spa Med Sorocaba Campus e permaneceu quinze dias no local.

A bela Estela Ribeiro, apresentadora do Disney Channel esteve no Spa Med

Com a correria do dia-a-dia Estela escolheu o Spa Med para descansar, recuperar as energias para seu novo programa que já está em andamento para o canal Disney Junior. A apresentadora está completando doze anos na casa – “O programa está com um formato novo e também marca esses anos que estou na casa” – explica Estela.

A bela Estela Ribeiro, apresentadora do Disney Channel esteve no Spa Med

Em sua estada no Spa Med Sorocaba Campus, Estela cumpriu a dieta de 600 calorias diárias – “Minha intenção é emagrecer 10 quilos, e na primeira semana eliminei 4 quilos” – confirma Estela.

A bela Estela Ribeiro, apresentadora do Disney Channel esteve no Spa Med

Estela relata que não é a primeira vez que se hospedou no Spa Med – “Gosto muito de ficar aqui é muito tranquilo e com um visual muito bonito” – finaliza.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Trouxinha de Linhaça

por Maria Cristina Faria Primeiro Lugar no 2º Chef Light Concurso Gastronômico

Ingredientes
Trouxinha de Linhaça
Trouxinha de Linhaça
7g de linhaça dourada (deixar de molho em água por 8 a 12 horas)
40g de cenoura
30g abobrinha
8g de cheiro verde (salsa e cebolinha)
sal

Misturar tudo no processador, até obter um creme.

40g de arroz integral (cateto) cozido
2 folhas de acelga (passar pela água fervente)
10g de cebola
50g de tomate maduro, sem sementes
4ml de azeite de oliva
4ml de shoyo

A massa processada, juntar com o arroz integral e colocar 1 a 2 colheres desta mistura em cada folha de acelga. Enrolar, e arrumar na panela, lado a lado, com a abertura para baixo.

Por cima, coloque cebola e tomate, cortados em tiras. Leve ao fogo baixo, tampado e, depois de 10 minutos regue com azeite e shoyo e deixe mais 5 minutos.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mussaka

por Helena Anastase Tzortzis Segundo Lugar no 2º Chef Light Concurso Gastronômico

Helena Anastase Tzortzis Segundo Lugar no 2º Chef Light Concurso Gastronômico
Mussaka
Ingredientes
3 beringelas - 450g (cortadas em fatias longitudinais bem finas)
2 batatas - 300g (cortadas em rodelas bem finas)
3 tomates - 300g (cortados em cubos ou picados)
500 gramas de carne moída (patinho)
1/2 cebola - 60g cortada em cubos ou bem picada
2 dentes de alho - 4g
2 colheres de sopa de farinha de trigo - 40g
4 xicaras de leite desnatado - 690ml
1 colher de sopa de queijo ralado parmesão faixa azul light
Temperos à gosto - Mas para essa receita usei sal, pimenta, canela em pau, cravo, louro, colorau, orégano, salsinha, água e noz moscada.
Água quente (usar aos poucos quantidade necessária ao refogar a carne moída e para render no molho de tomate), ou no caso se preferir cozinhar um pouco a batata e a beringela.

Modo de Preparo Recheio
Numa panela refogar a cebola e o alho com um pouco de água, após curtir, acrescentar a carne moída e ir misturando até ela se soltar em seguida colocar os temperos a gosto para já darem o aroma e o sabor e até a carne ficar molinha. Por último acrescente os tomates mexer bem, adicione um pouco de água quente, mexa e deixe cozinhar por 5 a 10 minutos para o recheio não ficar seco, pois ainda irá no forno.

Modo de Preparo molho Branco ou Bechamel
Bata no liquidificador o leite com a farinha. Após despejar numa panela ir mexendo sem parar até o molho ficar espesso como mingau e apague o fogo.

Para montagem
Numa assadeira acomodar as berinjelas cortadas em fatias, após adicionar o recheio espalhando bem, em seguida as batatas e por último o molho branco, o queijo ralado e a noz moscada (para polvilhar ). Leve para assar em forno médio (180) graus, média de 20 minutos.

Rendimento: 10 porções de 140 calorias.