quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Os benefícios do SPA Redux

Roseli Galdino, da Hidroterapia, nos explica os benefícios do tratamento SPA Redux, ideal para quem quer acabar com a gordura localizada e com as celulites.
O que é o SPA Redux?
Roseli Galdino - O SPA Redux é eficaz no tratamento da gordura localizada e da celulite. Trabalhamos com três tipos de géis, o redutor, o enzimático e o complexo anticelulítico. Ao passar na parte localizada, vai causar uma hiperemia, que é aquele vermelhão na pele e que muitas vezes o cliente pensa que é alergia mas não é. Depois, ela vai usar um outro creme redutor para fazer a massagem modeladora, de meia hora. Após isso, o cliente é envolvido em papel-filme e colocado numa manta térmica com infravermelho longo. O infravermelho ajuda a acelerar o efeito do produto na pele, para penetrar melhor e ir diretamente para as células gordurosas onde tem mais celulite. Ele também ajuda no metabolismo, a deixar a pele mais lisa, a tirar as dores de cansaço, problemas na coluna, no ciático, dando um efeito de relaxamento. O tratamento dura mais ou menos uma hora.
Em que as substâncias contidas nos géis auxiliam no tratamento?
Roseli Galdino - As enzimas são importantes porque ajudam a queimar mais rápido a gordura do corpo. Há também o nicrofenato de metila, que causa aquela hiperemia do produto.
Com que frequencia deve ser feito o tratamento?
Roseli Galdino - Esse tipo de tratamento deve ser contínuo. Hoje, tratamento estético é como filtro solar. Deve fazer parte do cotidiano das pessoas, pelo menos três vezes por semana.

31/08/2011

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Quantificação de perda de calorias não é a mesma para todos

Quando fazemos algum exercício ou praticamos algum esporte, a primeira questão que nos ocorre é: quantas calorias eu vou perder praticando essa atividade? Achamos, erradamente, que existe uma tabela pronta de perda de calorias para todo mundo.
Para esclarecer essa dúvida, o prof. Zezinho, do setor de ginástica do SPA MED, explica o por quê dessa medição de perda de calorias não ser universal:
Quanto eu perco de calorias fazendo uma hora de bicicleta ergométrica?
Prof. Zezinho - Não dá para quantificar porque isso varia de metabolismo para metabolismo. Só existe uma forma de nós termos com exatidão o quanto a gente gasta em determinada atividade. É fazendo um teste que se chama ergoespirométrico, que avalia dióxido de carbono (CO2) e oxigênio (O2) e lança no próprio programa uma calorimetria, que vai dar com exatidão a frequência cardíaca que ela trabalha e o quanto de gasto calórico ela teve. Sem esse teste, não dá para quantificar. Existem médias mas não dá para confiar em tabelas, que são feitas em indivíduos de 70 Kg, com 1,70 m , então não é para todo mundo. Existe uma média no exercício aeróbico entre 300 Kcal/hora, mas é uma média. No geral, realmente, não dá para quantificar.
Teste Ergoespirométrico
Prof. Zezinho - O exame ergoespirométrico é feito por um cardiologista, na esteira acompanhando com eletrodos para verificar a condição cardíaca e uma máscara que vai analisar o oxigênio e o CO2.

30/08/2011

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Caderno de Receitas

Panqueca de Frango
Ingredientes
½ copo de farinha de trigo
½ copo de leite desnatado
1 ovo
Recheio
1 peito pequeno de frango sem pele cozido e desfiado
1 cebola pequena
1 dente de alho
Sal e açafrão a gosto
Molho
1 tomate grande picado
1 cebola pequena
Manjericão a gosto
1 colher de sopa de queijo ralado
Preparo
Massa: Coloque no liquidificador ovos, leite e farinha bata até virar uma massa. Use uma frigideira antiaderente e faça os discos de panqueca.
Recheio: doure o alho e a cebola acrescente o frango desfiado, tempere e deixe cozinhar por 10 minutos enrole as panquecas.
Molho: cozinhe o tomate, sem pele, sem semente, cebola e manjericão bater no liquidificador e peneire. Sirva em cima da panqueca, polvilhe com queijo ralado.
Rendimento: 4 porções

29/08/2011

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SPA MED Sorocaba Campus: 30 anos de sonhos realizados


Em 1981 nascia o SPA MED Sorocaba Campus , e junto com ele um novo conceito de emagrecimento, que proporcionaria o lazer de um clube, o bem-estar de um resort, junto à reeducação alimentar. Após 30 anos de trabalho e empenho, um de seus fundadores e maior autoridade em SPA do país, Dr. Mauro Tadeu Moura, conta como criou um método, que mais tarde, se tornaria o sonho de muitas pessoas.

Dr. Mauro conta que a dificuldade em tratar a obesidade o fez buscar novas ideias. “Em cada 10 pacientes que entravam no consultório, nove buscavam receita de moderadores de apetite e somente um estava disposto a uma mudança em seus hábitos, estilo de vida e a se reeducar para conseguir um resultado satisfatório e duradouro. Esse comportamento fez despertar a busca por algo que incentivasse uma vida saudável”.

Diante disso, viajou pelo mundo a procura de métodos inovadores. E assim, começava a surgir o conceito SPA MED. “Na Europa e América latina, conheci algumas clínicas que tratavam reumatismo, doenças de pele e outros problemas, e assim, surgiu a pergunta: por que não fazer uma clinica que funcionasse como hospital, consultório e hotel para o tratamento da obesidade, onde as pessoas passariam o tempo todo sob supervisão médica de várias especialidades, sem chance de quebrar o regime? ”.

Mas, para o projeto seguir em frente, havia a dificuldade em encontrar pessoas que apostassem em algo tão inovador. Por isso, o apoio do pneumologista professor Dr. Sérgio dos Santos foi fundamental. “O Dr. Sergio dos Santos foi um dos que se empenharam. Ele apoiou decisivamente a ideia”, enfatiza o médico.

Para o momento atual, ele destaca a conscientização das pessoas em relação a uma vida saudável. “Hoje, as pessoas vêm para o SPA MED em busca do emagrecimento, mas, além disso, procuram a desintoxicação, o tratamento do estresse e, sobretudo, a reeducação alimentar. Eu vejo que cada vez mais o SPA terá público, pois as pessoas estão apenas começando a ter consciência dos benefícios de uma vida saudável”.

Para finalizar, Dr. Mauro resume o conceito SPA MED, que hoje é tido como exemplo e método infalível: “Buscamos conscientizar as pessoas, pois queremos que elas percebam que além da restrição alimentar e atividade física, existem outras coisas que contribuem para um bom resultado, e que acima disso, geram prazer e felicidade”.

26/08/2011

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SPA MED é finalista do concurso “O Melhor de Viagem e Turismo”

O SPA MED está entre os top 10 na categoria de melhor SPA médico do Brasil, e agradece a todos que votaram e nos apoiaram para conseguirmos esse importante resultado. O concurso continua, e contamos com a colaboração de todos nesta reta final, pois para podermos ser o melhor do país, dependemos da sua escolha. E para votar é simples, é só ter em mãos o cupom inserido na revista Viagem e Turismo deste mês, acessar o endereço http://www.omelhordevt.com.br/ e digitar o código do cupom. Se cadastre e selecione o SPA MED Sorocaba Campus como o melhor SPA Médico. Quem participar da promoção concorre a viagens internacionais com direito a acompanhante.

25/08/2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Inverno Saudável: A estação mais fria do ano pede maiores cuidados com a alimentação

O inverno traz um comportamento perigoso para a nossa saúde, a vontade exagerada de comer. O nosso corpo pede comidas quentes e cremosas, mas temos que tomar muito cuidado, pois é um deslize, e nossa rotina saudável vai por água abaixo.
A nutricionista do SPA Med Sorocaba Campus, Aline Garrido, explica o motivo da nossa irregularidade comportamental no inverno. “Essa estação combina com comida e não é à toa que o apetite aumenta nos dias frios. Para manter a temperatura do corpo, nosso organismo tem um aumento do gasto energético, por isso sentimos mais fome, ou aquela vontade de comer mais”.
Segundo a especialista, no frio as pessoas sentem mais necessidade de ingerir alimentos quentes e cremosos, o que acaba gerando ganho de peso. Ela ensina o que devemos evitar e como devemos substituir os alimentos gordurosos. “Evite consumir alimentos como chocolate quente, fondue ou preparações com creme de leite. Troque o chocolate quente pelos chás, assim ingerimos alimentos que “esquentam” e evitamos o consumo de calorias desnecessárias. Quanto à vontade de doces, consuma frutas como maçã assada com canela, abacaxi e pêra na calda de gengibre, ou compota de frutas que são sobremesas deliciosas e apresentam menor caloria.
Uma boa opção para nos aquecer na estação, e que ainda pode ser muito saborosa é a sopa. Mas a profissional alerta para os ingredientes que normalmente podem ser utilizados para incrementar o alimento. “A sopa é uma ótima opção, pois consumida “quentinha”, consegue nos proporcionar saciedade. Porém, temos que tomar cuidado, nem todas as sopas contêm menos calorias. Evite as que são feitas à base de batata, mandioca e mandioquinha, pois apresentam maior quantidade de calorias. Evite também alguns tipos de acompanhamentos como pão, torrada e queijos”.
Para finalizar, ela aconselha a substituição desses ingredientes ricos em gordura por vegetais. “Dê preferência por sopas à base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Eles substituem muito bem a salada, pois são boas fontes dos mesmos nutrientes, porém, pouco consumidas no inverno”.

22/08/2011




sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os Poderes da Drenagem Linfática Facial


Geralmente, as mulheres relacionam a drenagem linfática apenas como um tratamento estético para o corpo, e desconhecem que ela também pode ser aplicada no rosto. Esse tipo de tratamento, chamado de drenagem linfática facial, ainda é pouco conhecido, mas é cheio de benefícios estéticos , preventivos e terapêuticos, pois aumenta a oxigenação dos tecidos , ajuda na eliminação de líquidos que ficam retidos, e ainda, estimula o sistema de defesa.
Virgínia Gabriotti , responsável pela área de tratamentos estéticos faciais do Spa Med Sorocaba Campus, explica que esse tipo de drenagem requer um método diferenciado da corporal, pois o rosto é uma área delicada que exige uma massagem mais suave. Aplicada dessa maneira, ela é indolor, pois só atua na área da epiderme, e não na musculatura, sendo extremamente relaxante.
Além disso, a esteticista afirma que o tratamento retarda o envelhecimento da epiderme. “Ela tonifica e estimula a circulação sanguínea, o que provoca a eliminação de bolsas ao redor dos olhos, marcas de expressão e o retardo do envelhecimento dos tecidos”.
A Drenagem é indicada para qualquer tipo de pele, até mesmo a oleosa, já que a massagem pode ser feita sem hidratante. Além disso, ela também é aconselhada para pessoas com retenção de líquido, cicatrizes na face , pós operatório e para mulheres que apresentam excessivas mudanças hormonais.

19/08/2011

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

É necessário alongar antes e após o Exercício Físico?

Ainda hoje, vemos muitas pessoas alongando antes e após qualquer exercício físico ou então ouvimos alguém dizer : fiquei com dor muscular por não ter alongado! Existem, também, aquelas que ficam alongando os braços (membros superiores) assim que sobem na esteira, sendo que a musculatura a ser usada com maior ênfase na caminhada são os da perna ( membros inferiores ). Demoram tanto para alongar que sobra pouco tempo para caminhar.
Sabemos que é de grande importância o alongamento, assim como é importante o exercício aeróbio e muscular. O alongamento é necessário para manter e melhorar a flexibilidade, seja ela no esporte especifico como Ginástica Olímpica ou até mesmo para nosso cotidiano, realizando tarefas que requerem maior amplitude de movimento.
Estudos mostram que o alongamento não previne lesão. Em alguns casos, observa-se que corredores que alongaram antes da prova tiveram mais lesões do que aqueles que não alongaram. O que vai prevenir a lesão é o nível de condicionamento físico, a maneira que você começa o exercício , por exemplo: se irá correr, faça antes um prévio aquecimento com caminhada e, após iniciar sua corrida, respeite seu limite, se alimente corretamente, descanse bem após as sessões de treino e receba orientação de um profissional.
O alongamento pode ser feito em qualquer horário, independente se você for fazer outro exercício ou não. O que precisa é que ele seja realizado para trabalhar a flexibilidade.
Muitas pessoas sentem dor muscular dois dias após realizar exercícios físicos e acham que o alongamento pode aliviar ou evitar a dor, este conceito pode estar errado.
A dor muscular ocorre quando iniciamos uma atividade física que nunca fizemos antes, quando colocamos uma carga além do que estamos acostumados ou quando descansamos muito de um dia de treinos para outro. A dor muscular é causada por microlesões que o músculo sofre quando treinamos, e que de forma moderada é importante para que o músculo se fortaleça ainda mais. O que não pode é ser aquela dor que no dia seguinte ou 2 dias depois eu não consigo pentear os cabelos.
Algumas pesquisas têm nos mostrado que após uma sessão de treino muscular muito pesada é aconselhável não alongar de imediato, para não aumentar as microlesões ocorridas com o esforço.
Então, alonguem-se sempre que puderem, pois é necessário, mas com o objetivo de trabalhar a valência física e a flexibilidade.

Profº José Marcelino
Especialista em Fisiologia do Exercício

18/08/2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Disfarce as Olheiras!


O líquido gelado ajuda a contrair os vasos localizados na região dos olhos, suavizando as olheiras. Faça uma compressa de gaze embebida em chá de camomila gelado. Você pode também usar o próprio saquinho é só colocá-lo para gelar depois de feito o chá e pôr sobre os olhos. Deixar agir por dez minutos e retirar.

17/08/2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Festa comemora 30 anos de SPA MED

O SPA MED comemora 30 anos de história neste mês de agosto, e nada melhor que uma festa com diversas atrações para comemorar, com direito a motivos havaianos, pirofagia e fogos de artifício.




O charme da festa ficou por conta de saboroso coquetel de frutas



Música ao vivo animou e colocou todos pra dançar!

16/08/2011





sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quiropraxia : técnica milenar e atual


A famosa “dores nas costas” é um mal que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Mais comum do que se imagina, os problemas lombares podem ser resultado dos momentos de estresse ou de um movimento brusco e mal calculado do corpo, mas que é possível ser amenizado por um método que é livre de cirurgias e medicamentos, a Quiropraxia. Fabio Yutaka Shoji, quiropata do Spa Med Sorocaba Campus, explica a origem da técnica e seus benefícios.
A prática surgiu em meados do ano 2.500 a.c a 3.700 a.c, porém só se firmou muito tempo depois. “Na época antiga já se ouvia falar de ajustes rudimentares para melhorar a dor lombar. Mas foi em 1895 nos Estados Unidos, através do autodidata Dr. Daniel David Palmer, que ela começou efetivamente e ganhou autenticidade e credibilidade”, conta.
Essa técnica atua no sistema neuro-músculo-esquelético através da manipulação e ajuste manual. “O método tem como seu maior objetivo abordar todos os tipos de dores nas regiões da coluna cervical, torácica, além da lombar, mas trata em especial, os problemas agudos”, afirma.
O especialista ainda esclarece quando é o momento ideal para procurar o tratamento. “Quando você sente dor no pescoço, na coluna, tensão muscular, problemas nas articulações, ou até dores irradiadas para os braços e pernas, está na hora de você procurar um quiropata”, diz Dr. Fábio, que ainda completa falando sobre o maior benefício da técnica. “ O principal beneficio da Quiropraxia é que com apenas alguns ajustes e manipulações é possível resolver vários tipos de problema, e tudo manualmente”, finaliza.

12/08/2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Caderno de Receitas

Macarrão a Romanesca

Ingredientes
½ pacote de macarrão tipo espaguete
1 copo de leite desnatado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 cebola pequena ralada
8 farias de peito de peru defumado
3 colheres de sopa de ervilha congelada
1 colher de sopa de queijo ralado
Noz moscada a gosto

Preparo
Cozinhe o macarrão, leve ao fogo em uma panela o peito de peru picado ou em cubos, cebola, ervilha, noz moscada e o leite e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Misture a farinha com um pouco de água (1/4 copo) e junte ao molho e deixe ferver por mais 3 minutos.
Sirva o macarrão com o molho, polvilhe queijo ralado.
Rendimento 5 porções.

11/08/2011

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vencedor do concurso Jovens Talentos faz show no SPA MED

O cantor e compositor Hugo Rafael, vencedor do concurso Jovens Talentos do Programa Raul Gil, se apresentará no SPA MED nesta noite. O artista já ganhou diversos prêmios em festivais, e está gravando um novo álbum. Para saber mais sobre o seu trabalho acesse o myspace.com.br/hugorafael

10/08/2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Festa de Aniversário!

Os clientes que estiverem no SPA MED neste mês poderão comemorar o nosso aniversário de 30 anos. A celebração oficial será dia 13 de agosto e terá muitas atrações. Música ao vivo irá embalar a noite, e os convidados serão recepcionados com colares havaianos. Pirofagia, decoração especial e, por fim, os fogos de artifício, brindarão a noite.
Venha celebrar os 30 anos de SPA MED!

09/08/2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SPA MED completa 30 anos de história


Há 30 anos era fundado o primeiro e maior SPA médico do mundo, o SPA MED Sorocaba Campus. E junto com ele, nascia um novo conceito para o emagrecimento saudável, aliado ao lazer, à beleza e ao bem-estar. Para conquistar todo esse reconhecimento, o endocrinologista Dr. Mauro Tadeu Moura e o pneumologista Dr. Sérgio dos Santos, idealizadores e fundadores desse sonho, perseguiram durante todos esses anos a soberania em ser o melhor e mais completo centro de endocrinologia do mundo.

Para os que fazem parte dessa trajetória, é grande o orgulho em ter seu papel inserido nesse grande projeto. Segundo Valdemir Betinassi, gerente geral do SPA MED Sorocaba Campus e um dos funcionários mais antigos da empresa, ter participado de tantas inovações não têm preço. “Foi muito gratificante fazer parte de uma idéia inédita, e ter tido a oportunidade de estar no momento mágico de poder lançar em terreno frutífero o que nos dá frutos até hoje”.

Já para Marilsa Carneiro, diretora comercial e funcionária do SPA há mais de 27 anos, a importância de ter participado dessa história chega a ser imensurável. “Não consigo medir o quão importante, mas com certeza é uma grande conquista fazer parte da equipe SPA MED durante tanto tempo. Tenho satisfação em ter colaborado juntamente aos fundadores do SPA, e atualmente estar assumindo um novo desafio junto à nova geração. Lição de vida dia após dia”.

Jane Moura, hoje supervisora do Centro de Estética, já passou por diversas funções, já que está aqui desde o início. “Em todo esse tempo já fiz de tudo um pouco, no início participava de todas as formas. Posso dizer que vivi mais no SPA do que em minha casa”. Quanto aos motivos da comemoração, ela destaca a seriedade. “A nossa filosofia sempre foi a mesma, nunca mudamos. Trabalhamos com o mesmo foco desde o início, por isso temos clientes que são fiéis há 30 anos”.

No momento atual, onde surgem diversos níveis de concorrência, ainda segundo Valdemir, é nessa ocasião que a empresa se destaca. “Em virtude de uma diversificação muito grande no mercado, com spas de todos os tamanhos, formas e objetivos, cada vez mais nos distanciamos do lugar comum e consolidamos nossa posição de efetivamente ser um Centro de Endocrinologia. Sempre se adequando às necessidades hoteleiras e tecnológicas condizentes à nova realidade”, afirma.

Os profissionais também enfatizam as maiores conquistas do SPA MED. “Somos a solução no combate de um dos maiores males que assolam a população, que é a obesidade. Sabemos que salvamos a vida de milhares de pessoas que não estavam conseguindo sanar os seus problemas”. Marilsa classifica como conquista o poder de transformação: “Nós transformamos pessoas”.

Para os clientes que tem a oportunidade de viver o SPA MED, Marilsa descreve a sua importância. “O cliente se reencontra, é o lugar ideal para reflexão em todos os sentidos. O SPA é um lugar mágico, é um resgate de vida saudável”, ela ainda acrescenta o que vem pela frente. “Crescimento, aprimoramento, visando sempre excelência no atendimento ao cliente”. E Valdemir finaliza: “Viver um momento SPA MED é uma experiência muito gratificante”.

08/08/2011


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Spectra: a tecnologia em favor da beleza


O Spectra é uma grande novidade da área estética que atua através da tecnologia de radiofreqüência. Esse método inovador promove diversos benefícios que combatem a flacidez cutânea, gordura localizada, aderências e fibroses, além de mostrar grande poder de rejuvenescimento facial e corporal.
De acordo com a Dra. Raquel Ginez, fisioterapeuta especializada em dermato - funcional do Spa Med Sorocaba Campus, a transmissão de ondas de alta freqüência promove o aquecimento da pele, o que traz diversos benefícios aos tecidos. “Essa conversão de energia elétrica em térmica produz o aumento das atividades metabólicas e enzimáticas, melhora a micro circulação, provoca vasodilatação, melhora a hidratação tecidual, aumenta o aporte de nutrientes e acelera a eliminação de catabólitos”.
Ainda segundo a especialista, o tratamento consegue todos esses efeitos devido ao poder de remodelação do colágeno. Ela afirma que devido à alta temperatura é possível promover alteração na extensibilidade do tecido colagenoso. Porém, ressalta que o aquecimento promovido pelo aparelho não é motivo para receio, pois é extremamente confortável para a pele, tornando o método indolor, além de não invasivo.
A doutora esclarece que a indução de calor do tecido e a quantidade de contração do colágeno dependem de vários fatores. “O resultado depende da temperatura e manutenção da radiofreqüência, além do stress mecânico aplicado no tecido durante todo o processo de aquecimento”. E completa afirmando que existem vários aparelhos de radiofreqüência, porém, o Spectra é desenvolvido especialmente para fins estéticos.

05/08/2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Acupuntura: Estímulos que beneficiam o corpo e a mente


A medicina tradicional chinesa não é baseada nos saberes ocidentais, como fisiologia e bioquímica. Ela é desprendida de qualquer dos mecanismos modernos de conhecimentos de cura, e mesmo assim, traz consigo um grande poder neste último quesito, além de proporcionar benefícios para a mente.


A acupuntura é uma técnica usada na China há mais de 4.000 anos para aliviar dores e curar doenças. Isso é possível através da estimulação dos canais de energia do corpo humano, que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", e que assim, consegue obter efeito terapêutico em diversas condições.
Segundo Josmeri Moraes, acupunturista do Spa Med Sorocaba Campus, o tratamento consegue promover o equilíbrio energético, podendo assim, regular órgãos e vísceras , além de tratar os seus distúrbios. “Em geral, a acupuntura trata de dores, insônia, ansiedade, frigidez, impotência , cólicas menstruais, flatulências e outros problemas do corpo e da mente”, comenta.
A especialista em medicina tradicional chinesa também destacou a eficiência da técnica na estética. “O estimulo do canais energéticos promovem o equilíbrio do colágeno e da elastina, isso possibilita à pele uma maior suavidade e elasticidade, além de ativar a circulação local, o que permite melhora na aparência da celulite”, conclui.

04/08/2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cuidando do Corpo: Atenção com a má postura

Nos dias de hoje, estar atento à postura tem sido um desafio. O nosso cotidiano favorece em diversos níveis a ação incorreta do corpo, e esse costume não é nada bom para a nossa saúde. Descobrir os fatores que nos levam a esse comportamento é o primeiro passo para o evitarmos, já que ele pode nos causar conseqüências graves.
O fisioterapeuta do SPA Med Sorocaba Campus, Dr. Ivan Mattiaso, cita as principais causas que levam a uma postura irregular. “A mobília incorreta no trabalho, como a cadeira e mesa em distância e altura incorretas, modo errôneo de direção de veículo, movimentos repetitivos, exercícios físicos feitos de maneira errada e a obesidade são alguns dos fatores que levam à má postura”.
O especialista alerta para os danos causados por esse mau comportamento. “ Parece inofensivo, mas pode nos levar a ter problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, deformidades das estruturas ósseas e hérnias graves”.
Ainda segundo o fisioterapeuta, é importante se atentar à obesidade, pois além de ser umas das principais causas do problema, quem a possui pode estar mais vulnerável às suas conseqüências. “Devido a ação da gravidade, o obeso sofre sobrecarga nas articulações, gerando cifose acentuada, maior tendência a dificuldade respiratória e problemas graves de circulação”, explica.
Mas diante de tantas dificuldades em nos adequarmos a uma postura saudável, há tratamentos especializados no caso, e que podem tratar de maneira eficiente o problema. “O RPG (Reeducação Postural Global) é indicado para esse tipo de dificuldade, pois corrige o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações. O pilates também entra como auxiliar infalível, trabalhando com o reforço muscular”, finaliza.

03/08/2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bambuterapia: massagem que relaxa e embeleza

Uma técnica inovadora de massagem, que surgiu no Brasil há apenas cinco anos, pode atuar de três maneiras diferentes: relaxando, drenando e modelando. Aplicada utilizando o bambu em vez das mãos, o procedimento trazido pelo fisioterapeuta francês Gill Amsallem, tem sua procura aumentando a cada dia.
A fisioterapeuta responsável pela aplicação da massagem no SPA MED Sorocaba Campus, Tamara Martins, explica a vantagem do tratamento em ser realizado com o bambu, e não com as mãos. “A massagem realizada com bambus age como se fosse o prolongamento dos dedos, por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo. Promove um grande relaxamento, principalmente na região dos ombros, onde acumulam-se grandes tensões musculares.”
O sucesso da bambuterapia não é à toa, pois ela pode oferecer diferentes benefícios. “Ela melhora o equilíbrio físico, emocional e energético, pois proporciona um grande relaxamento. Tem efeito de drenagem, ajudando a eliminar as toxinas, e que ainda pode proporcionar efeito modelador, tratando de forma coadjuvante a lipodistrofia ginóide, a famosa celulite, e a gordura localizada”.
O tipo de resultado também depende do que o paciente deseja. “A bambuterapia nos proporciona diferentes formas de trabalhar, por isso é muito importante antes de começar qualquer terapia, uma boa avaliação e saber o objetivo que o paciente quer alcançar”, afirma a especialista.
O número de sessões para um bom resultado pode variar de acordo com o tipo de aplicação da massagem, ressalta a doutora. “Se o objetivo é buscar a melhoria do contorno corporal, modelagem, tratamento coadjuvante para celulite e gordura localizada, o ideal seria de duas a três vezes na semana em dias alternados. Se o objetivo é buscar o relaxamento, 1 a 2 terapias na semana. A massagem não tem contra indicações, e vai da necessidade do corpo em seu estado físico”, finaliza.

02/08/2011

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Evento inaugura nova ala da hidroterapia

Neste último sábado (30) um coquetel foi oferecido aos clientes para a inauguração dos bangalôs, nova ala da hidroterapia.






Os clientes receberam o tratamento de escalda-pés e massagens.


Além disso, concorreram a máscaras faciais faraônicas.


A Dra. Raquel Ginez e a supervisora do centro de estética, Jane Moura, também prestigiaram o evento.


01/08/11