Cuidando do Corpo: Atenção com a má postura

Nos dias de hoje, estar atento à postura tem sido um desafio. O nosso cotidiano favorece em diversos níveis a ação incorreta do corpo, e esse costume não é nada bom para a nossa saúde. Descobrir os fatores que nos levam a esse comportamento é o primeiro passo para o evitarmos, já que ele pode nos causar conseqüências graves.
O fisioterapeuta do SPA Med Sorocaba Campus, Dr. Ivan Mattiaso, cita as principais causas que levam a uma postura irregular. “A mobília incorreta no trabalho, como a cadeira e mesa em distância e altura incorretas, modo errôneo de direção de veículo, movimentos repetitivos, exercícios físicos feitos de maneira errada e a obesidade são alguns dos fatores que levam à má postura”.
O especialista alerta para os danos causados por esse mau comportamento. “ Parece inofensivo, mas pode nos levar a ter problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, deformidades das estruturas ósseas e hérnias graves”.
Ainda segundo o fisioterapeuta, é importante se atentar à obesidade, pois além de ser umas das principais causas do problema, quem a possui pode estar mais vulnerável às suas conseqüências. “Devido a ação da gravidade, o obeso sofre sobrecarga nas articulações, gerando cifose acentuada, maior tendência a dificuldade respiratória e problemas graves de circulação”, explica.
Mas diante de tantas dificuldades em nos adequarmos a uma postura saudável, há tratamentos especializados no caso, e que podem tratar de maneira eficiente o problema. “O RPG (Reeducação Postural Global) é indicado para esse tipo de dificuldade, pois corrige o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações. O pilates também entra como auxiliar infalível, trabalhando com o reforço muscular”, finaliza.

03/08/2011

Comentários