Alimentos Termogênicos e Emagrecimento

Os alimentos termogênicos podem auxiliar no emagrecimento, isso porque apresentam um maior gasto energético para realizar a digestão. Este processo se dá ao fazer digestão dos alimentos, pois gastamos energia e elevamos a temperatura corporal e com isso aceleramos o metabolismo e otimizamos a queima de gordura. No entanto, alguns alimentos podem ter mais gasto energéticos do que outros, acelerando ainda mais o metabolismo e induzindo o maior gasto energético.
 
Além disso, devemos considerar alguns fatores como: genética, peso, idade, altura, sexo, dieta e a prática de exercícios constantes, sabendo que o nosso metabolismo é único e varia muito de pessoa para pessoa. Mas cuidado, o consumo exagerado desses alimentos pode apresentar sintomas como: dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Pessoas com problemas cardíacos devem consumir com cautela e sob orientação de um nutricionista. Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve estar associado a uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas para obter um melhor resultado.
 
Confira os efeitos de alguns alimentos termogênicos:
 
Água gelada: Ao consumir a água gelada o organismo queima calorias para manter a temperatura corporal normal. Podendo queimar uma média de até 200 calorias em uma ingestão de 8 copos de água.
 
Pimenta caiena (pimenta vermelha): Este alimento pode acelerar o metabolismo em até 20%, devido ao aumento da circulação e temperatura do corpo.
 
Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%, gerando o mesmo efeito da pimenta caiena. Ele pode ser consumido cru, refogado ou em forma de chá.
 
Ômega 3 e semente de linhaça: Além de aumentar o metabolismo melhorando a queima de gordura, este alimento funciona também como anti-inflamatório, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. Diminui as taxas de glicose e colesterol LDL, melhorando o trânsito devido ao teor de fibras.

 
Aline Garrido
Nutricionista no Spa Med Sorocaba Campus



Comentários