Mitos e Verdades

Para levar uma vida saudável é muito importante praticar exercícios físicos, dormir bem, ingerir muita água e se alimentar de forma adequada. Veja abaixo os principais mitos e verdades mais comentadas.

Beber líquidos durante as refeições engorda?
MITO
O simples ato de beber algum tipo de líquido junto das refeições não será responsável pelo ganho de peso. O que pode acontecer, é quando o consumo de líquidos for excessivo, pode atrapalhar o processo digestivo. Por isso, é recomendado evitar qualquer tipo de líquido junto com as refeições.
Se o líquido consumido for refrigerante ou suco pronto, eles podem influenciar no ganho de peso sim, mas porque são carregados de açúcar. 

Tomar chá verde emagrece?
VERDADE
O chá verde é um alimento termogênico. Ele é capaz de aumentar a queima de gordura e acelerar o metabolismo. Mas estes benefícios são encontrados quando associados a mudança de hábitos de vida. Somente o chá não faz milagre!

Jantar tarde engorda?
MITO
O que vai determinar que a pessoa engorde ou emagreça é o que ela consome e quanto de alimentos ela consome. O jantar é uma refeição importante, pois tende a ser uma refeição com composição nutricional mais completa. É melhor ingerir alimentos do que ficar beliscando a noite toda.

Dormir mal engorda?
VERDADE
O corpo tem um relógio biológico, e no período de sono, ocorre à liberação de alguns hormônios. Quando a pessoa dorme pouco, ocorrer alteração na liberação dos hormônios do apetite. A pessoa pode sentir mais fome ao longo do dia, atrapalhando o emagrecimento.

Barras de cereais fazem bem para saúde e são boas para ajudar a emagrecer?
MITO
As maiorias das barrinhas de cereais disponíveis no mercado são cheias de açúcar ou contém adição de cobertura de chocolate, que é rica em gordura. Por isso, é interessante fazer a leitura de rótulo e descobrir qual é a melhor opção. 

Créditos: Marina Lutzoff - https://www.instagram.com/nutrimarinalutzoff 





Comentários