Novo esporte no Spa Med. O Biribol!



O Esporte foi criado na década de 1960 por Dario Miguel Pedro na cidade de Birigui (que deu nome à modalidade). Dario que era jogador de vôlei e procurava alguma atividade que pudesse entreter os amigos durante reuniões de finais de semana. Como era época de calor e a piscina disponível era pequena, o esporte surgiu como uma opção de “distração para se refrescar” e com o tempo foi ganhando mais adeptos. Então Dario viu a necessidade de criar condições e regras, colocou também uma corda para dividir a piscina em duas partes iguais, de forma que ficava uma dupla de cada lado, criando assim o Biribol, que ganhou fama na cidade.

Hoje, oficialmente, o esporte é praticado em uma piscina de 8.0 x 4.0 x 1.30, com times de 2 ou 4 integrantes e possui regras semelhante ao vôlei com algumas adaptações. O Biribol é representado pela Liga Nacional de Biribol e já faz parte de competições oficiais como jogos regionais e jogos abertos.

Entre os benefícios da prática de Biribol (como em outros esportes aquáticos) estão:
·        Diminuição de impacto durante a atividade, por ser praticado na água;
·        Estímulo a circulação devido à pressão da água;
·        Redução da frequência cardíaca com menor esforço;
·        Melhora de capacidade funcional e qualidade de vida.

No Spa Med Sorocaba Campus o Biribol é praticado na piscina aberta da hidroterapia geralmente nos fins de tarde com a equipe da recreação.

Isabela Araujo

Recreadora do Spa Med Sorocaba Campus

Comentários