Saiba mais sobre arqueria!




Em diversas culturas, o arco é uma arma nobre, manejada apenas pelos guerreiros e foi utilizado durante séculos para a caça e a guerra. Na China, a tradição se manteve com outros objetivos graças, sobretudo, à filosofia pa-kua (conhecimento milenar chinês que significa “oito mutações”. O pensamento se baseia nos estágios de mutação da natureza, segundo o qual existem diversas formas de se resolver uma situação). O Ocidente tem sua própria tradição de arqueria. Inclusive, a modalidade tiro como arco é classificado como esporte olímpico, com normas da Federação Internacional do Tiro com Arco (FITA).

O arco é muito procurado por pessoas com rotina estressante, em busca de relaxamento, pois a concentração exigida faz com que você esqueça por um momento os problemas e dificuldades da vida cotidiana e tudo que importa é acertar o alvo. E com isso a prática do esporte  pode ser muito útil, pois ensina os benefícios da paciência.

Fornece ainda grande satisfação ao combinar atributos mentais e físicos para uma boa prática. O esporte exige além de concentração e foco, força física e coordenação motora para puxar a corda e para disparar com precisão.

Porém não se deve ser praticado como brincadeira, apontando o arco armado pra alguém, por exemplo, e o espaço para a prática deve ser aberto e amplo, mas controlado, pois as flechas são perigosas.

Isabela Araujo
Recreadora do Spa Med Sorocaba Campus

Comentários