terça-feira, 30 de setembro de 2014

Conheça os benefícios do Ofurô



O ofurô, que em japonês tem o sentido de banheira, é um rito sagrado no Japão, e sua origem se perde nas brumas do tempo, pois já era praticada pelos próprios samurais há muitos séculos. Esta terapia procura unir os benefícios das águas quentes aos efeitos salutares da própria banheira, mais funda e menos comprida que as fabricadas no Ocidente. O que possibilita, aos que nela mergulham, encontrar uma posição fetal, o que desperta nas pessoas a mesma sensação que se tinha quando se estava no útero materno. Isto induz o ser humano a retroceder psiquicamente à sua etapa embrionária, levando-o a resgatar sentimentos de abrigo, amparo, aconchego, serenidade e paz. 



Benefícios e 
Indicações:

  • problemas ósseos (desde artrites até pancadas)
  • dores musculares
  • problemas de pressão
  • problemas intestinais, renais
  • doenças articulares, como artrites, artroses e reumatismos
  • celulite
  • insônia
  • pós-cirurgia estética, pós-parto e durante regimes e tratamentos de emagrecimento


Os benefícios dos banhos de imersão para a saúde são muito grandes: relaxamento, que alivia estress de toda natureza, destacando-se, entre inúmeros benefícios constatados, limpeza de pele, reequilíbrio hormonal (pelo estímulo glandular causado pela água aquecida) e desintoxicação muscular. A variação da temperatura da água do ofurô causa efeitos diversos. Se a água estiver fria, estimula o metabolismo, diminui a irritabilidade muscular e aumenta a imunidade. Já quente serve perfeitamente para os músculos doloridos e renova o corpo após exercícios físicos intensos. 

Duração:
Uma sessão dura de 40 a 50 minutos.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fisioterapia para o corpo e mente





Para as tradições de medicina oriental, as doenças se devem ao desequilíbrio do corpo vital. Sabemos que existem no corpo físico locais onde tendemos a sentir a energia vital com mais facilidade. O sistema imunológico é extremamente dependente das emoções.

O bem-estar exige o equilíbrio não somente do corpo físico, mas também do corpo vital. A teoria da informação é capaz de unificar os fenômenos psicológicos, biológico e físico em uma única estrutura conceitual, que pode responder por cura corpo e mente, desenvolvimento da personalidade e evolução da consciência humana.

Os problemas de saúde não fogem da nossa história de vida, e isto significa que um choque emocional, um conflito não resolvido, pode resultar em dores físicas e em doenças. A combinação de diversas técnicas associadas permite uma Integração Corpo e Mente, com resultados surpreendentes.

Neste tratamento é realizado a combinação de técnicas para trabalhar a queixa do paciente:
        · Leitura Biológica, que é uma leitura corporal, decodificando-se o mesmo, fornecendo, assim, uma boa informação ao paciente sobre o real motivo do aparecimento "daquela doença". Muitas pessoas estão doentes porque não sabem o que está acontecendo. Para nos curarmos de alguma enfermidade, precisamos conhecer melhor nosso corpo, como ele funciona e, assim, entender melhor seus programas biológicos de sobrevivência.
      · Microfisioterapia, A técnica tem como objetivo eliminar agentes agressores que estão perturbando o organismo, com o objetivo de restabelecer a homeostase deste, incluindo os aspectos emocionais envolvidos.
      · Aplicação de homeopatia nos chakras para uma melhor sincronicidade Corpo e Mente e aumento do potencial energético do corpo, para assim favorecer a ressignificação das memórias vivênciadas e promover o Salto Quântico.
       · Medicina Chinesa, uma abordagem dos desequilíbrios dos meridianos e estímulos para um alinhamento do sistema do paciente, uso de cristais nos pontos auriculares que representam desequilíbrio.
         · Método de Tapotagem Emocional, baseado nos padrões de sombra (raiva, medo) e biologia transgeracional, para ressignificar os padrões subconscientes (de automatismo) e assim permitir a criação de um novo padrão de realidade.


É muito importante uma mudança da percepção sobre o que vivemos para mudarmos a nossa história.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Benefícios dos chás




Além de proporcionar um momento de relaxamento, tomar chá é um hábito saudável. Dependendo da folha usada na infusão a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, contribuindo para o aumento da ingestão de líquido e na eliminação das toxinas ao longo do dia.

Os chás em geral não apresentam calorias se consumidos sem açúcar, alguns inclusive possuem características termogênicas (para serem digeridos faz com que o organismo gaste mais calorias) e podem ser utilizados nas dietas de emagrecimento como o chá de gengibre, canela, chá branco e verde. Mas sempre aliados a uma alimentação saudável.


Chá verde e chá branco
Camellia sinensis é a árvore que dá origem tanto ao chá verde quando ao chá branco, a diferença entre os dois chás é que o branco é colhido quando as folhas estão jovens. Estudos científicos mostram que pelo chá branco ter as folhas mais jovens possui uma maior concentração de catequinas, que são considerados antioxidantes e antiinflamatórios potentes, pois inibem o fator NF-kB que é um ativador da inflamação.  Portanto, o consumo regular de chá oferece efeitos benéficos ao organismo devido à redução do processo inflamatório, auxiliando na prevenção de doenças como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Além de auxiliar na perda de peso devido ao seu efeito termogênico. Sua recomendação de consumo são 4 xícaras de chá ao dia.


Hibiscus
Hibiscus sabdariffa é uma flor avermelhada com sabor semelhante ao morango que possui efeito laxante, melhora no processo digestivo e tem propriedades calmantes. A flor é rica em flavonóides que atuam como antioxidantes, auxiliando no combate dos radicais livres e ainda protege o coração.


Erva mate
Recentemente uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que consumir um litro de chá mate ao dia, dividindo em três xícaras dez minutos antes, durante ou depois das principais refeições diminui as taxas de colesterol ruim. Segundo a pesquisa isso acontece porque o mate possui algumas substâncias alcalóides e glicídios capazes de interagir com os ácidos biliares e reduzir a absorção de colesterol. O chá deve ser feito com o mate tostado, com a água em 90°C, acrescentando a erva ou o sachê. A mistura deve descansar por alguns minutos antes de ser ingerida.


Aline Garrido

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Benefícios da Thai Terapia


A Thai Terapia trabalha com o corpo e tranquiliza a sua mente, levando todo o seu ser a um relaxamento profundo com alongamentos e posturas de yoga que aliviam as tensões, dores musculares, dor de cabeça, coluna, pernas, inclusive cólicas leves ou fortes, deixando você com uma sensação de leveza e bem estar, fortificando as linhas de energia e os pontos energéticos do nosso corpo, oferecendo assim um agradável estado de paz tirando bloqueios e contribuindo para uma ótima saúde.

Ela se adapta a qualquer tipo de pessoa, desde pessoas com limitações até atletas de alta performance, em qualquer um dos casos a melhora da amplitude articular e do alongamento são facilmente notados, liberando a tensão acumulada dando melhores condições ao corpo de uma regeneração mais rápida e aumentando o sistema imunológico.

Há também a possibilidade de realizar a Thai Terapia personalizada em conjunto com medicina ayurveda da índia, que inclui indicações de posturas da yoga, pautas de nutrição, ayurvedica e conselhos para viver melhor, nesse tratamento integramos esses componentes em um processo de cinco sessões de massagem.

Durante a terapia simplesmente relaxe, se concentre na sua respiração e permita que qualquer tensão se dissolva, o terapeuta fará absolutamente tudo por você. Em um contexto mais amplo a Thai Terapia contém em si toda a harmonia e ritmo que muitas vezes encontram-se ausentes na nossa vida.


Dennis Garcia


Fisioterapeuta no Spa Med Sorocaba Campus