Frutas as grandes aliadas do verão!




O verão já chegou com altíssimas temperaturas e neste clima não há nada melhor, mais refrescante e saboroso do que as nossas frutas da época. Alimentos ricos em vitaminas e de baixo teor calórico, as frutas da estação repõem os nutrientes e líquidos que estão em falta no nosso corpo.

Nessa estação de calor a alimentação pesada é substituída por uma mais leve, repleta de alimentos naturais, que além das frutas completam o quadro as verduras e legumes. Durante o verão as pessoas costumam transpirar mais, perdendo bastante líquidos. Para auxiliar a reposição de água no nosso organismo as frutas dão um grande apoio com essa tarefa.

Podemos também inventar, além da própria fruta podemos consumir diversos sucos e sobremesas com as suas variadas combinações. A grande maioria são fortes aliadas a dietas, mas é preciso saber dosar. Uma alimentação rica em frutas traz somente benefícios, pois muitas têm o poder de combater doenças e garantir a saúde do corpo, assim fazendo o nosso organismo funcionar perfeitamente.

Veja a importância de cada cor das frutas e como ela auxilia o nosso organismo, assim você pode montar uma salada de fruta com inúmeros benefícios para o seu corpo.

Branca: Banana, maça, pêra, lichia. São ricas em cálcio e fósforo que fortalecem os ossos, prevenindo osteoporose, reforçando a saúde dentária e regulam os batimentos cardíacos. Além de dar mais elasticidade aos músculos.

Vermelha: Caqui, cereja, melancia, morango, framboesa. São ricas em licopeno e antocianina que previnem o estresse, estimulam a circulação e protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce. O nutriente é conhecido por ser um poderoso antioxidante.

Amarela e Laranja: Mamão, manga, pêssego, damasco, laranja. São ricas em betacaroteno e vitamina B3 que protegem o coração, fortalecem o cabelo, melhoram a visão, previnem o câncer de mama, além de ter substâncias benéficas ao sistema imunológico e ao sistema nervoso.

Roxa: Uva, figo, jabuticaba, ameixa, amora. São ricas em antocianina, ácido elágico e vitamina B1 que protegem o coração, aumentam a disposição, metaboliza a glicose e retarda o envelhecimento.

Verde: Kiwi, limão, abacate, carambola. São ricas em cálcio, ferro, potássio, luteína, betacaroteno e vitaminas que protegem o coração, desintoxicam as células, inibem os radicais livres e têm efeito anticancerígeno, além de hidratar o cabelo e a pele.

Marrons: Cereais integrais e sementes como nozes, castanhas e amêndoas. Ricas em fibras, vitaminas e selênio que controlam o colesterol e diabetes, combatem a ansiedade e a depressão, regulam o intestino, previnem doenças cardiovasculares e melhoram a disposição mental.

Comentários