quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os benefícios de se praticar tênis!

Quer melhorar a sua coordenação motora, seu sistema cardiorrespiratório, a sua resistência muscular, aumentar sua agilidade e ainda queimar até 500 calorias por hora?

Então, comece a pensar seriamente em praticar tênis. Ele é um esporte de agilidade, que movimenta todo o corpo, trabalha a força muscular, queima um alto valor calórico e que exige disciplina e empenho. Ele é jogado em quadras abertas ou fechadas, por dois competidores ou duas duplas. Por trabalhar em constante movimento, o tênis exige muita atividade dos músculos dos braços, pernas, costas e abdome.

O aspecto tático do jogo mantém a sua mente ocupada, enquanto seu corpo vai adquirindo um bom preparo físico, as metas de se chegar a essa pequena bola amarela no tempo torna um esporte complexo, cheio de pequenas recompensas e desafios. O jogo é baseado em geometria e física e pode ajudar a desenvolver o pensamento tático semelhante a um jogo de xadrez. Uma vez que um jogador de tênis envolve atenção e pensamento estratégico para desenvolver padrões de ataques, o esporte ajuda a gerar novas conexões entre os nervos no cérebro.

Quanto mais você joga tênis, mais você desenvolve as habilidades de medir distância e coordenação motora. Ele testa o seu equilíbrio, velocidade, coordenação olho-mão através de uma variedade de técnicas e movimentos. Quanto melhor você se torna no jogo, melhor são os outros aspectos da sua vida.

Em um estudo realizado recentemente em Southern Connecticut State University, que testou os benefícios psicológicos de vários esportes e entre os não-atletas, jogadores de tênis pontuaram mais alto na auto-estima, vigor e otimismo e marcaram menos para fatores tais como confusão, tensão, ansiedade e depressão.

Se jogado regularmente o tênis pode ajudar a mantê-lo motivado em sua trajetória profissional, bem como ajudá-lo a superar os obstáculos que você pode encontrar em sua vida pessoal.

Outros esportes podem oferecer diferentes níveis de benefícios para a saúde, como a natação para as partes superiores do corpo, corrida para a força das pernas e futebol para o raciocínio tático, mas nenhum deles consegue a combinação eficiente de todos em um esporte como o tênis.

Mas ele não é só benefício. Você precisa tomar cuidado com os exageros para não comprometer seus músculos e adquirir lesões dolorosas. Vá com calma, cuide-se e sempre, busque a orientação de profissionais e faça avaliações antes de começar uma atividade física.

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