Seis dicas para preparar um piquenique vegetariano

Texto: Patrícia Giuffrida (MdeMulher)
Que tal aproveitar o final de semana para fazer um piquenique light, saudável evegetariano? É uma maneira divertida de manter a dieta com sua família e amigos. Quer algumas dicas? Olha só as sugestões de Aline von Gal, nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus, no interior paulista.

Frutas não podem faltar no piquenique. Crédito: Getty Images
  1. Saladas são sempre bem-vindas! Você pode montar um prato com alface, rúcula, tomate e cenoura ralada. Higienize as hortaliças e leve-as em recipiente com tampa. Outra sugestão é usar essa misturinha para rechear sanduíches.
  2. Quais são as melhores opções de carboidratos? Prefira pães, bolos e biscoitos integrais, que são ricos em fibras, tipo de nutriente que ajuda a manter a saciedade por mais tempo, diminuindo a fome. “Aposte também na torta de legumes. Você pode incrementá-la com proteínas vegetais, como queijo, soja ou shitake”, aconselha a especialista. Dê uma olhadinha nesta receitinha de torta de abóbora com sementes de linhaça do MdeMulher. Parece deliciosa, né!
  3. O que levar de proteína? A proposta do piquenique é ser vegetariano, por isso, invista em soja. Uma pasta feita com esse vegetal combina bem com os pãezinhos integrais. Ricota e queijos magros também estão valendo.
  4. E para a sobremesa? “Leve frutas fáceis de carregar, como banana, pera, maçã, goiaba, uvas e pêssego”, sugere Aline. Elas são pobres em calorias e ricas em vitaminas e minerais. Se optar por levar cortadas em cubinhos (ou como salada de frutas), tome cuidado para armazená-las em potinhos fechados dentro de uma caixa de isopor ou em uma bolsa térmica, para manter a temperatura fresca. Senão elas poderão se deteriorar com facilidade. Invista também nas frutas secas, como castanhas, nozes, pistache e amêndoas. Só não exagere na quantidade, pois são calóricas.
  5. Não se esqueça da hidratação, muito importante nessa época seca do ano. Leve garrafas de água mineral, água de coco, chás gelados ou quentes. Aposte também nos sucos naturais. Algumas dicas: abacaxi com kiwi, erva-doce com beterraba e maçã emanga com laranja. Delícias do MdeMulher.
  6. Só mais alguns detalhes importantes: leve toalha limpa, copos, pratinhos descartáveis, talheres, guardanapos e uma sacolinha para recolher o lixo.

Fonte: MdeMulher

Comentários