segunda-feira, 29 de julho de 2013

Aprenda truques para preparar quatro pratos de inverno nas versões light

Texto: Patrícia Giuffrida (MdeMulher)
Que tal uma bela feijoada no almoço e um delicioso fondue no jantar? Hum… As comidinhas de inverno são tão gostosas, pena que costumam ser muito calóricas e gordurosas. Mas não desista delas! Faça trocas inteligentes! Veja aqui dicas deliciosas para preparar quatro pratos nas versões light. As sugestões são da Aline Garrido, nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus, no interior de São Paulo.

Aprenda truques para preparar quatro pratos de inverno nas versões light
Crédito: Getty Images
1. Estrogonofe. Deixe de lado as carnes gordas. Substitua por peito de frango, que é bem mais levinho. E troque o creme de leite tradicional por iogurte desnatado. Fica bem saboroso. E os acompanhamentos? Batata palha é muito gordurosa, por isso, prefira batata palito assada. E invista no arroz integral. “Ele é rico em fibras, o que torna a digestão mais lenta, proporcionando mais saciedade. Também auxilia no funcionamento intestinal e controla os níveis de açúcar no sangue”, afirma a especialista. Que tal experimentar este estrogonofe light?

2. Feijoada. Para que tantas carnes gordurosas no prato? Inclua na receita as mais magrinhas, como alcatra, patinho e coxão duro. Outra dica é substituir os embutidos por peito de peru defumado. Ou então aposte nas carnes vegetarianas feitas com soja. Aqui vale também consumir arroz integral. Prove esta feijoada light.

3. Fondue. Adora a versão com queijo? Use os mais magrinhos. Substitua o pão convencional pelo integral ou então vegetais, como cenoura, pepino, couve-flor, brócolis e chuchu. Olha só esta receitinha com queijos light! Quer a versão doce? “Troque a barra tradicional por pudim diet sabor chocolate (aquele vendido em caixinha)”, aconselha a nutricionista. E use as frutas menos calóricas, como morango, abacaxi, kiwi e carambola.

4. Sopa. Quentinha é tudo de bom nas noites mais frias. Mas não vale consumir as mais calóricas, como as feitas com batata, mandioca, carnes gordas, óleos, manteiga e creme de leite. E fique longe de acompanhamentos engordativos, como pães, croutons, torradas e queijos amarelos. Prefira as sopas de legumes, que são bem mais leves, como chuchu, brócolis, couve-flor, abóbora.

Não gosta de caldo ralo? Aline ensina um truque bacana. “Para engrossar a sopa não é necessário adicionar farinha de trigo em grande quantidade. Basta bater no liquidificador uma parte dos legumes cozidos. Depois devolva-os para a panela e deixe ferver com o restante por alguns minutinhos. Pronto, já tem um creme bem consistente e gostoso”. Quer uma sugestão? Então anote aí as dicas para preparar este creme de cenoura com gengibre. Esta e as outras receitas citadas aqui são do MdeMulher.


Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário