Desistiu do regime? Siga cinco estratégias para recomeçar a dieta

Por Patrícia Giuffrida
Quando se abandona uma dieta, é difícil recomeçar um programa de emagrecimento. Isso já aconteceu com você? O importante é não esmorecer. Há várias estratégias bacanas para reiniciar um regime e não desanimar. Veja só as dicas de Aline Garrido, nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus, no interior paulista.
1. Evite dietas restritivas. Elas podem não conter todos os nutrientes importantes para a saúde. Além disso, passar fome altera o humor, causa fraqueza e pode até fazer com que você desista do regime. Portanto, cuidado! “Elas só devem ser feitas dentro de um SPA especializado ou sob supervisão médica e orientada por nutricionistas”, avisa a especialista.
2. Tentações engordativas oferecidas em festas, jantares e happy hour podem pôr tudo a perder?  Sim! Mas há um jeito de driblar isso. Não saia de casa com fome. Antes faça uma refeição leve. Assim, quando chegar ao evento, você estará saciada. Lá experimente porções pequenas, dando preferência aos assados e às bebidas dietéticas.
3. Invista em alimentos que melhoram o humor. Eles podem ajudar na manutenção da dieta. Escolha aqueles ricos em triptofano, substância responsável pela serotonina, que gera bem-estar ao organismo. A nutricionista dá bons exemplos: banana,  abacate, leite, iogurte, queijo branco, nozes, castanhas, arroz, batata, feijão e lentilha.
4. Criar um diário alimentar pode ser uma boa estratégia para monitorar a alimentação e evitar a desistência do regime? Ao escrever, você memoriza os alimentos que consumiu e assim poderá comparar os cardápios diários e descobriu se excedeu ou não.
5. “Outra estratégia para não desistir da dieta é comer de três em três horas, fazendo várias refeições pequenas ao dia para não ficar com fome”, aconselha Aline. Além disso, é sempre bom optar por alimentos ricos em fibras, que aumentam a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar.

Comentários