Dicas para quem quer modelar o corpo com a lipoaspiração

Confira os cuidados do antes e depois para ter uma cirurgia bem-sucedida


Texto: Lediane Filus (Todaela)
Crédito: Thinkstock
Não importa a quanto regime ou malhação você se dedique, existem certas curvas no corpo que só é possível conquistar com um procedimento mais invasivo. Por fatores genéticos ou mesmo de estilo de vida, certas gordurinhas tendem a se depositar em locais indesejados, impedindo que você tenha a desejada silhueta de violão.

Não é à toa que a lipoaspiração é a cirurgia estética mais procurada no Brasil nos últimos anos. Os dados mais recentes divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em parceria com Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, afirmam que em 2011 foram feitos mais de 211 mil procedimentos do tipo, sendo o mais procurado entre todos.

É fácil entender o sucesso da cirurgia entre aqueles que buscam o corpo perfeito. Em apenas algumas horas, é possível conquistar as curvas desejadas e eliminar aquela gordurinha que a restrição alimentar não conseguiu mandar embora, tudo isso com uma recuperação relativamente rápida.

Porém, quem pretende investir na lipoaspiração em um futuro próximo, deve ficar atento a alguns cuidados para garantir que o resultado seja bem-sucedido. Existem cuidados a serem tomados antes e depois da realização da cirurgia que não podem ser ignorados para o bem de sua saúde.


Confira as dicas a seguir e planeje uma lipoaspiração com segurança para conquistar o corpo que sempre sonhou.

Antes da lipoaspiração

# Lipoaspiração não é um método para perder peso
Quem está acima do peso não deve encarar a lipoaspiração com a solução para os seus problemas. A receita de cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos constantemente ainda é a solução mais eficaz contra o sobrepeso e a obesidade, sendo que o procedimento será apenas uma alternativa para modelar o corpo, retirando certas gordurinhas que a dieta não eliminou.

De acordo com o cirurgião Eduardo Vinícius de Oliveira, que é especialista em cirurgia plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a lipoaspiração não é indicada para quem está com sobrepeso, pois além da gordura depositada sob a pele, há também gordura nos músculos e em alguns órgãos. Assim, ele recomenda a reeducação alimentar antes de qualquer procedimento.

Crédito: Thinkstock
Vale ressaltar, no entanto, que aqueles que estiverem apenas com alguns quilinhos a mais podem apostar na lipoaspiração como aliada da dieta. Segundo o médico, é possível eliminar até 7% do peso corporal de forma segura, desde que o paciente esteja com a saúde em dia.

# Tenha hábitos saudáveis antes da cirurgia
Cuidar da alimentação e prestar atenção ao consumo de drogas e medicamentos faz toda a diferença para quem procura uma lipoaspiração bem-sucedida. Tomar certos cuidados antes do procedimento evita complicações no pós-operatório e garante melhores resultados.


Assim, no período pré-operatório, evite exagerar no consumo de alimentos gordurosos e opte por refeições mais saudáveis. Não consuma muito álcool e, se você for fumante, o cirurgião Eduardo recomenda reduzir o número de cigarros a menos da metade diariamente para evitar complicações. Se possível, vale inclusive parar de fumar.

Alguns medicamentos também deverão ser suspensos antes da cirurgia, pois interferem no processo de cicatrização e na coagulação do sangue. Por isso, seja sincera sobre seus hábitos na conversa com o médico e siga as recomendações do profissional com zelo.

# Faça os exames solicitados
Crédito: Thinkstock
Antes de imaginar como serão suas novas curvas, é preciso conferir como anda sua saúde para que o procedimento seja seguro. Oliveira explica que doenças como diabetes, tireoide, anemia ou hipertensão, se não estiverem sob controle, podem impedir que a cirurgia ocorra.

Assim, é importante fazer todos os exames solicitados que, segundo o médico, incluem coleta de sangue, avaliação cardiológica e ultrassonografia da região a ser operada (quando necessário). É possível também que seja necessário ir a médicos mais específicos, como endocrinologistas e reumatologistas.

No dia da cirurgia, caso surjam infecções, gripe, crise de bronquite ou asma, também será possível que o procedimento seja adiado. Nesse contexto, a decisão será do anestesiologista.

# Confira se a lipoaspiração é indicada para você
Não são apenas as alterações de peso ou de saúde que podem impedir a realização da lipoaspiração. Segundo o cirurgião, ela também não é indicada para pacientes que estão amamentando ou que tenham problemas psicológicos, como distúrbios de autoimagem. É importante que a pessoa não tenha expectativas fantasiosas nem esteja tentando compensar frustrações com a cirurgia, como no caso dos pacientes em crise, que passaram por situações de divórcio ou perda de emprego, por exemplo.

O médico também não recomenda que a lipoaspiração seja feita naqueles que demonstram indiferença aos cuidados de pós-operatório ou que sejam usuários de drogas ou medicamentos controlados sem orientação.

# Escolha uma boa época para a cirurgia
Na hora de marcar o procedimento, o cirurgião recomenda escolher períodos em que você possa se dedicar ao repouso e aos cuidados do pós-operatório por mais tempo. A estação do ano também pode influenciar certos aspectos. “Nas épocas mais frias, o inchaço é menor, porém a dor é maior. Nas épocas mais quentes ocorre o inverso. As épocas mais frias trazem mais conforto para usar a cinta modeladora. Porém, tecnicamente, não há diferença para o pós-operatório”, explica ele.

# Opte por um bom médico
Um bom profissional é fundamental para o sucesso da sua cirurgia. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda atenção na hora de escolher o médico, sendo que recomendações de amigos podem fazer a diferença nesse processo.

Crédito: Thinkstock

Procure também por informações em órgãos oficiais para ver a formação do cirurgião, se ele é especialista em cirurgia plástica e quais seus cursos complementares. O fato de ele ser credenciado à SBCP é outro diferencial que garante a segurança na escolha.

Confira também se a clínica em que ele atua é adequada do ponto de vista de higiene e se ela oferece suporte para possíveis complicações durante a lipoaspiração.

Se tudo estiver correto, você pode ir em frente e realizar o procedimento.


Após a lipoaspiração

#Siga as orientações profissionais
Depois de feita a lipoaspiração, não é só correr para o espelho para conferir o resultado. Antes de poder exibir as desejadas curvas, é preciso ter cuidados pelo menos nos 30 dias após a cirurgia.

O médico deverá recomendar o uso de uma cinta compressora, que tem o objetivo de modelar o corpo e reduzir os edemas. Apesar de ser um pouco incômoda, é comum ter que usá-la por no mínimo um mês, tirando a peça apenas para tomar banho.

Há ainda cuidados que envolvem pontos, curativos, repouso, exposição ao sol, prática de atividades físicas e atenção à alimentação. Essas recomendações variam de acordo com o profissional e com a evolução do paciente, já que algumas pessoas têm mais facilidade com a cicatrização. Porém, uma coisa é certa: vai demorar um pouco até você poder voltar à rotina normal.

# Invista na drenagem linfática
Uma das recomendações feitas por todo médico é que a paciente faça algumas sessões de drenagem linfática para acelerar a recuperação. Segundo a coordenadora do centro de estética do Spa Med Sorocaba Campus, Janete da Silva, o tratamento ameniza certas agressões causadas pela cirurgia, evitando a dor e auxiliando nas atividades do dia a dia no pós-operatório.

“Após a lipoaspiração, que costuma agredir bastante os tecidos locais, ocorre com frequência a formação de fibrose e, com isso, edemas na área lipoaspirada, podendo levar à dor”, explica ela.

Assim, é preciso fazer no mínimo 10 sessões, sendo indicadas três vezes por semana, com duração média de uma hora. Dependendo da resposta do organismo, pode ser preciso fazer mais algumas para completa recuperação.

Vale destacar também que a drenagem não precisa ser feita apenas depois da cirurgia. De acordo com a fisioterapeuta da clínica Estética Los Angeles, Manuela Ravaglio, o tratamento também é importante no pré-operatório, pois ele prepara o tecido para a cirurgia auxiliando na remoção das toxinas.

Porém, o mais comum é que as sessões comecem a ser feitas apenas 48 horas após a lipoaspiração.

# Tratamentos estéticos que podem ajudar
A coordenadora do Spa Med Sorocaba Campus ressalta que na fase inflamatória é possível acelerar a recuperação apostando em outras técnicas além da drenagem. “O uso do ultrassom na fase inflamatória é recomendada, pois ele melhora a circulação sanguínea e linfática, a nutrição celular e a reabsorção de hematomas. Dependendo do tempo em que foi realizada a cirurgia, é possível fazer uma esfoliação para remoção de células mortas, pois ajuda na melhora do tecido, facilitando a hidratação e estimulando a renovação celular”, explica ela.

Mas fique atenta: apesar de os benefícios do ultrassom na cicatrização já terem sido comprovados por estudos, a liberação para que o tratamento seja usado deverá ser feita pelo cirurgião.

# Não descuide dos hábitos saudáveis
Depois de se cuidar no período pós-operatório, é hora de desfrutar das novas curvas. Porém, para manter a forma, é preciso continuar a ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos para não brigar com a fita métrica de novo.

Crédito: Thinkstock

Conforme ensina o médico Eduardo de Oliveira, a receita para manter a forma é simples (pelo menos em teoria): reeducação alimentar acompanhada de malhação moderada, principalmente aeróbica.

Vale ressaltar que apenas a cirurgia não garante o corpo dos sonhos. É necessário constantemente trabalhar a musculatura e evitar alimentos gordurosos no cardápio para evitar que a camada adiposa, ou os temidos pneuzinhos, se formem novamente.


Fonte: todaela

Comentários