Benefícios da Talassoterapia

Tratamento com diversas propriedades curativas, a talassoterapia utiliza as propriedades da água do mar para aliviar sintomas de males como artrite, osteoporose e estresse

Texto: Lorena Castro (Portal Comunidade VIP)
A talassoterapia é um tratamento natural e uma revigorante terapia feita a partir de elementos que simulam a água do mar.

Descoberta pelos gregos e aprimorada pelos chineses, a talassoterapia é um método terapêutico preventivo por excelência e utiliza a água do mar, uma autêntica fonte de elementos vitais, devido às suas qualidades biológicas e à sua composição semelhante ao plasma humano, contendo elementos como magnésio, iodo, lítio, zinco, cobre, selénio e cálcio, entre outros. O nome provém do grego thalasso (mar) e therapeia (terapia).


O Centro de Longevidade Golden Spa é uma das opções para realizar o tratamento, em Brasília. De acordo com a fisioterapeuta Adenéia Nunes, durante o procedimento, o paciente se acomoda no Acqua Spa, um equipamento italiano que libera ozônio na água e realiza uma drenagem linfática por meio de 150 jatos subaquáticos. "A água é preparada com todos os elementos que simulam o contexto marinho", explica.

O tratamento é natural e tem o poder de curar diversas enfermidades, além de ser uma revigorante terapia. "A água do mar possui várias propriedades curativas, agindo na cura de enfermidades como artrite, osteoporose, reumatismo, gota e nevralgia, além de aliviar o estresse e o cansaço", relata Adenéia.

Segundo ela, a talassoterapia atua sobre o metabolismo humano, tendo ação anti-inflamatória, bactericida, laxante e desintoxicante. "De imediato, o tratamento renova, nutre, hidrata, suaviza e proporciona elasticidade à pele. A longo prazo, tem ação reafirmante, emagrecedora, regenerante, purificante e de proteção ao sistema imunológico", diz. É recomendada uma periodicidade de uma a duas vezes por semana, para se conseguir os efeitos desejados.

Combate a Celulite
O Spa Med, localizado em Sorocaba (SP), utiliza o tratamento aliado a ervas para otimizar os resultados. "Além da água do mar e sais marinhos, utilizamos óleos essenciais com oligoelementos, espumas de banho e cerca de 30 tipos de ervas adelgaçantes, a fim de melhorar os efeitos no combate à celulite e à gordura localizada", explica Janete Rosa da Silva, coordenadora da estética do Spa Med.

Relaxamento, sensação de leveza, desintoxicação e diminuição da retenção hídrica são alguns dos efeitos do procedimento, que requer uma preparação adequada. "Primeiramente, é feita uma esfoliação com sal esfoliante herbal. Em seguida, toma-se um banho para retirada do sal; então passamos uma argila verde à base de minerais. Após a retirada do produto, o paciente vai para a banheira com sais marinhos e algas, finalizando com a drenagem linfática", detalha a fisioterapeuta Tatiane Lopes.

Segundo ela, há algumas contraindicações para o tratamento. "O método não é recomendado para pessoas alérgicas a iodo, processos infecciosos, insuficiência renal, hipertensão severa, gestantes, períodos febris e pós-operatório", enumera.

Terapia adaptada
O Centro de Talassoterapia e Spa de Vilalara, localizado na Armação de Pêra Algarve, em Portugal, é um dos espaços mais conceituados do mundo, no que se refere à talassoterapia. O cliente faz o tratamento adaptado às suas necessidades e tem à disposição médicos, osteopatas, fisioterapeutas e hidroterapeutas. O resort utiliza produtos da marca Thal’ion, desenvolvidos nos laboratórios da Bretanha e que têm, em sua composição, algas do mar Iroise – considerado reserva da biosfera mundial pela Unesco –, com altas concentrações de sais minerais, oligoelementos, vitaminas e aminoácidos.



Comentários