Dormir uma hora mais cedo reduz a pressão arterial, diz estudo de Harvard


35 minutos a mais de sono têm efeito sobre a pressão


Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Você está acostumado a dormir poucas horas por noite? Segundo pesquisadores da universidade americana de Harvard, pessoas que apresentam os primeiros sinais de pressão alta podem restaurar os níveis em apenas seis semanas. Para isso, é preciso dormir uma hora a mais, todos os dias.

Em estudos anteriores, estresse e falta de sono foram associados ao risco de hipertensão. Nesta pesquisa, os cientistas analisaram 22 homens e mulheres de meia idade que já apresentavam sinais de pressão alta. Os voluntários pretendiam dormir sete horas ou menos por noite. Durante seis semanas, 13 voluntários foram orientados a ir para a cama uma hora mais cedo. Neste período, eles usaram monitores para analisar as alterações de pressão.

Os resultados do estudo, publicados no Journal of Sleep Research mostraram que pelo menos 35 minutos a mais de sono por dia podiam fazer a pressão arterial cair para níveis considerados saudáveis. Em média, a pressão arterial considerada ideal gira em torno valor de 120/80 mmHg, popularmente conhecida como “12 por 8”. Os pesquisadores acreditam que a orientação médica para dormir uma hora a mais por dia poderá passar a ser uma realidade no tratamento da pressão alta.


Comentários