NATAÇÃO 
A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas; bebês, grávidas e idosos, podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos desportistas e grau de habilidade. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.
A natação promove melhorias cardiorrespiratórias, pois fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os tornam capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio, além de dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Esse esporte leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencializa a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio de dores.        
Outros aspetos da modalidade é o retardamento das consequências do envelhecimento, tanto em termos físicos quanto psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física, que outra de vinte anos mais nova, que não pratique qualquer desporto. Em acréscimo, a natação ajuda a queimar calorias e colabora na definição da silhueta.
Todo bom resultado, porém, depende de algumas regras, como a regularidade e a intensidade do exercício. Para muitos, a natação melhora a qualidade de vida, os resultados dos exames de sangue e a capacidade de andar e subir escadas. Em avaliações de especialistas, idosos só devem ser poupados se houver alguma recomendação médica.

Comentários