É necessário alongar antes e após o Exercício Físico ?




Ainda hoje, vemos muitas pessoas alongando antes e após qualquer exercício físico ou então ouvimos alguém dizer : fiquei com dor muscular por não ter alongado! Existem, também, aquelas que ficam alongando os braços ( membros superiores) assim que sobem na esteira, sendo que a musculatura à ser usada com maior ênfase na caminhada são os da perna ( membros inferiores ). Demoram tanto para alongar que sobra pouco tempo para caminhar.
Sabemos que é de grande importância o alongamento, assim como é importante o exercício aeróbio e muscular. O alongamento é necessário para manter e melhorar a flexibilidade, seja ela no esporte específico como Ginástica Olímpica ou até mesmo para nosso cotidiano, realizando tarefas que requerem maior amplitude de movimento.
Estudos mostram que o alongamento não previne lesão. Em alguns casos, observa-se que corredores que alongaram antes da prova tiveram mais lesões do que aqueles que não alongaram. O que vai prevenir a lesão é o nível de condicionamento físico, a maneira que você começa o exercício , por exemplo: se irá correr, faça antes um prévio aquecimento com caminhada e, após iniciar sua corrida, respeite seu limite, se alimente corretamente, descanse bem após as sessões de treino e receba orientação de um profissional.
O alongamento pode ser feito em qualquer horário, independente se você for fazer outro exercício ou não. O que precisa é que ele seja realizado para trabalhar a flexibilidade.
Muitas pessoas sentem dor muscular dois dias após realizar exercícios físicos e acham que o alongamento pode aliviar ou evitar a dor, este conceito pode estar errado.
A dor muscular ocorre quando iniciamos uma atividade física que nunca fizemos antes, quando colocamos uma carga além do que estamos acostumados ou quando descansamos muito de um dia de treinos para outro. A dor muscular é causada por microlesões que o músculo sofre quando treinamos, e que de forma moderada é importante para que o músculo se fortaleça ainda mais. O que não pode é ser aquela dor que no dia seguinte ou 2 dias depois eu não consigo pentear os cabelos.
Algumas pesquisas têm nos mostrado que após uma sessão de treino muscular muito pesada é aconselhável não alongar de imediato, para não aumentar as microlesões ocorridas com o esforço.
Então, alonguem-se sempre que puderem, pois é necessário, mas com o objetivo de trabalhar a valência física e a flexibilidade.

Profº José Marcelino
Especialista em Fisiologia do Exercício

Comentários