segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Acupuntura: Estímulos que beneficiam o corpo e a mente

A medicina tradicional chinesa não é baseada nos saberes ocidentais, como fisiologia e bioquímica. Ela é desprendida de qualquer dos mecanismos modernos de conhecimentos de cura, e mesmo assim, traz consigo um grande poder neste último quesito, além de proporcionar benefícios para a mente.
A acupuntura é uma técnica usada na China há mais de 4.000 anos para aliviar dores e curar doenças. Isso é possível através da estimulação dos canais de energia do corpo humano, que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", e que assim, consegue obter efeito terapêutico em diversas condições.
Segundo Josmeri Moraes, acupunturista do Spa Med Sorocaba Campus, o tratamento consegue promover o equilíbrio energético, podendo assim, regular órgãos e vísceras , além de tratar os seus distúrbios. “Em geral, a acupuntura trata de dores, insônia, ansiedade, frigidez, impotência , cólicas menstruais, flatulências e outros problemas do corpo e da mente”, comenta.
A especialista em medicina tradicional chinesa também destacou a eficiência da técnica na estética. “O estimulo do canais energéticos promovem o equilíbrio do colágeno e da elastina, isso possibilita à pele uma maior suavidade e elasticidade, além de ativar a circulação local, o que permite melhora na aparência da celulite”, conclui.

31/10/2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lançamento do novo site é comemorado com grande festa!

O lançamento do novo site do SPA MED rendeu uma surpresa para os clientes: uma festa especial com direito a coquetel, sorteios, massagens terapêuticas e música ao vivo!





E você já pode acessar o novo site! www.spamed.com.br

27/10/2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Promoção de novembro!



25/10/2011

SPA MED sorteia estada de 7 dias!

Na última segunda-feira, 24, o SPA MED realizou o terceiro sorteio do mês. Foram sorteados 3 kits de Komida de SPA, 5 aulas de personal Training e uma semana incrível no SPA MED Sorocaba Campus, com acompanhante.

A Andréa ganhou 5 aulas de personal training, e a Matilde, 1 kit de komida de SPA!

A Rosangêla levou o maior prêmio do dia, uma estada de 7 dias com direito a acompanhante!!

25/10/2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

É necessário alongar antes e após o Exercício Físico?

Ainda hoje, vemos muitas pessoas alongando antes e após qualquer exercício físico ou então ouvimos alguém dizer: fiquei com dor muscular por não ter alongado! Existem, também, aquelas que ficam alongando os braços (membros superiores) assim que sobem na esteira, sendo que a musculatura a ser usada com maior ênfase na caminhada são os da perna (membros inferiores). Demoram tanto para alongar que sobra pouco tempo para caminhar.

Sabemos que é de grande importância o alongamento, assim como é importante o exercício aeróbio e muscular. O alongamento é necessário para manter e melhorar a flexibilidade, seja ela no esporte especifico como Ginástica Olímpica ou até mesmo para nosso cotidiano, realizando tarefas que requerem maior amplitude de movimento.

Estudos mostram que o alongamento não previne lesão. Em alguns casos, observa-se que corredores que alongaram antes da prova tiveram mais lesões do que aqueles que não alongaram. O que vai prevenir a lesão é o nível de condicionamento físico, a maneira que você começa o exercício, por exemplo: se irá correr, faça antes um prévio aquecimento com caminhada e, após iniciar sua corrida, respeite seu limite, se alimente corretamente, descanse bem após as sessões de treino e receba orientação de um profissional.

O alongamento pode ser feito em qualquer horário, independente se você for fazer outro exercício ou não. O que precisa é que ele seja realizado para trabalhar a flexibilidade.

Muitas pessoas sentem dor muscular dois dias após realizar exercícios físicos e acham que o alongamento pode aliviar ou evitar a dor, este conceito pode estar errado.

A dor muscular ocorre quando iniciamos uma atividade física que nunca fizemos antes, quando colocamos uma carga além do que estamos acostumados ou quando descansamos muito de um dia de treinos para outro. A dor muscular é causada por microlesões que o músculo sofre quando treinamos, e que de forma moderada é importante para que o músculo se fortaleça ainda mais. O que não pode é ser aquela dor que no dia seguinte ou 2 dias depois eu não consigo pentear os cabelos.

Algumas pesquisas têm nos mostrado que após uma sessão de treino muscular muito pesada é aconselhável não alongar de imediato, para não aumentar as microlesões ocorridas com o esforço.

Então, alonguem-se sempre que puderem, pois é necessário, mas com o objetivo de trabalhar a valência física e a flexibilidade.

Profº José Marcelino
Especialista em Fisiologia do Exercício

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Caderno de Receitas: Chessecake de Amora

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de água
1 colher de sobremesa de fermento
• Amassar com as mãos e espalhar em uma forma untada, leve para assar

Recheio
1 ricota ½ lua
200ml de leite desnatado frio
1 envelope de gelatina sem sabor diluído com ½ xícara de leite
1 colher de sobremesa de adoçante
• Bata Todos estes ingredientes no liquidificador e espalhe na massa fria

Cobertura
Geléia de amora diet -1vidro (pode substituir por morango, uva, framboesa)
Levar a geléia no microondas por 1 minuto, mexer e levar novamente por mais 1 minuto até ficar com a consistência mole
Cobrir o chessecake com esta cobertura

21/10/2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dicas de Beleza

Cuidados com as unhas:

• Evite cortar as unhas até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
• Evite cortar as unhas dos pés pelos cantos, isso evitará que elas encravem.
• Evite usar endurecedores de unha, eles podem causar ressecamento e manchas.
• Evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o "unheiro".
• Uma semana por mês deixe de usar esmalte, usando um hidratante com uréia neste período, isso ajudara a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.
• Alterações como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

20/10/2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Slackline: Equilíbrio e Concentração

Andar na corda bamba não é mais um desafio exclusivo para os atletas circenses. Essa atividade se popularizou e se tornou uma grande novidade no mundo do esporte.
E o SPA MED Sorocaba Campus colocou o exercício em prática. A programação de esportes conta com aulas da atividade, que segundo o professor José Marcelino, responsável pelo setor de fitness do SPA, traz grandes benefícios. “O Slackline estimula a concentração e o equilíbrio. Além disso, para se manter na fita, o corpo utiliza diversos músculos, até alguns que não costumamos usar”, explica.

19/11/2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pergunta para o Ginásio!


Exercício para emagrecer tem que ser aeróbio?
Os principais órgãos internacionais de saúde e atividade física orientam que o exercício aeróbio (caminhar, nadar, pedalar, etc...) deve ser a principal atividade para as pessoas que desejam emagrecer.
Saiba que caminhar pode ser um exercício anaeróbio( freqüência cardíaca acima do limite ) para pessoas com condicionamento físico precário. Assim, o aeróbio ou anaeróbio está ligado ao nível de condicionamento da pessoa. O que é importante para quem quer perder peso é ter um gasto calórico maior do que a ingestão. Neste sentido, qualquer atividade física poderá ajudar no processo de emagrecimento se você balancear dieta e exercício. O exercício aeróbio tem algumas vantagens, especialmente porque utiliza o oxigênio da respiração para a produção de energia e a gordura para servir como combustível energético.

18/10/2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Celulite: Entenda Melhor essa vilã

Um dos grandes obstáculos para se encontrar o corpo ideal é a celulite. Conhecida como a grande vilã da estética, a também chamada de Fibro Edema Gelóide (FEG), é causada pelo aumento e alterações do tecido gorduroso sob a pele em conjunto com mudanças na microcirculação. Esse processo se resulta no aumento do tecido fibroso, acarretando à superfície ondulações e buracos.
A pele com aspecto de “casca de laranja” aparece principalmente nas regiões do corpo mais cobiçados para se alcançar um padrão de beleza ideal, são justamente os glúteos, coxas, e abdômen, causando incomodo para a maioria das mulheres.
Sendo que nove entre dez mulheres apresentam celulite, ou seja, cerca de 95%, o contrário ocorre com os homens, já que neles esse problema é raramente encontrado. É importante lembrar que a Fibro Edema Gelóide não está relacionada com obesidade, pois pessoas com peso indicado também podem apresentar o problema.
Entretanto, é possível medir o nível da celulite, pois ela é apresentada em três estágios, o brando, o moderado e o grave. O brando é apenas percebido pela compressão do tecido entre dedos ou da contração muscular voluntária. Nesta fase não há alteração à dor.
O grau chamado de moderado se apresenta no momento em que há depressões visíveis sem compressão dos tecidos, sujeitas, portanto, a ficarem mais aparentes mediante a pressão dos mesmos, e nesse caso já existe alteração na sensibilidade.
O último estágio é o grave, nesse caso, já pode ser observado quando o individuo estiver em qualquer posição, ortotástica ou em decúbito. A pele fica enrugada e flácida. A aparência é de casca de laranja e a sensibilidade a dor está elevada.
Porém, o desejo das mulheres de amenizar o problema resultou em uma gama de tratamentos que envolvem diversos profissionais, e essas técnicas quando perfeitamente integradas podem proporcionam bons resultados.
Alguns desses tratamentos são:

• Terapia Nutricional;
• Atividades físicas;
• Terapia Medicamentosa (mesoterapia, via oral);
• Eletroterapia;
• Endermologia
• Ultra-som
• Laser;
• Massagens
• Drenagem linfática Manual;
• Tratamento cirúrgico (subcisão)

Dra. Raquel Ginez
Fisioterapeuta


17/10/2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Hábitos alimentares podem reduzir os efeitos da menopausa

A menopausa é um estágio na vida da mulher que provoca a diminuição dos níveis de estrogênio, afetando a composição corporal e a estrutura da pele. Isso causa a perda de elasticidade e diminuição da massa muscular, além de aumentar a irritabilidade. Com a redução do estrogênio, os níveis de triglicérides e colesterol podem crescer, e a captação de cálcio pelos ossos pode ser reduzida. Por isso, é importante dar uma atenção especial para a alimentação neste período da vida.
Alguns alimentos devem ser reduzidos durante a menopausa como o café, chocolate (inclusive dietéticos), refrigerantes e bebidas alcoólicas, que são alimentos que podem influenciar a variação de humor.
A redução de açúcares e gorduras é fundamental para controlar níveis de triglicérides e colesterol.

Evitar:
• Leite integral e semi desnatado
• Manteiga com ou sem sal e manteiga de cacau
• Creme de leite, leite condensado e creme de chantily
• Iogurte integral, requeijão cremoso e queijos amarelos
• Sorvetes cremosos e milk shake
• Gema de ovo
• Carnes gordas (costela, cupim, picanha, rabada, contrafilé), carne de carneiro, de porco, toucinhos e carne seca
• Vísceras (fígado, rim, coração, miolo e outros)
• Pele de aves e peixes
• Embutidos (salame, lingüiça, mortadela, salsicha e outros)
• Tortas, pudins, bolos, balas e confeitarias em geral
• Massas folhadas, pão de queijo, salgadinhos, pães recheados
• Óleo, leite de coco, óleo de palmeira, banha
• Frituras em geral, alimentos preparados na manteiga, gordura vegetal hidrogenada e maionese
• Arroz branco, pão francês, massas em geral (consumir com moderação)
• Frutas em calda de açúcar e sucos com adição de açúcar
• Açúcar (refinado ou mascavo), mel, melado, geléias, xarope de milho, achocolatados, cereais com açúcar


A dieta deve ser enriquecida com frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e cereais, para assim, atingir as quantidades necessárias de nutrientes.
Aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio como leite desnatado, seus derivados e vegetais verdes escuros.
Proteínas de alto valor biológico como peixe, frango, ovos e carne bovina magra são importantes para manutenção da massa muscular.
O azeite de oliva é insdispensável, pois é uma gordura monoinsaturada, rica em vitaminas e antioxidantes, que destroem os radicais livres, evitando o envelhecimento, além de auxiliar o funcionamento intestinal.
Uma boa dica é aumentar o consumo de soja, pois é um alimento rico em flavonóides, substância similar ao estrogênio, evitando o ressecamento da pele e reduzindo as ondas de calor.

Nutricionista: Aline Fernanda Rodrigues Von Gal de Queiroz
SPA MED Sorocaba Campus

14/10/2011

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Segundo sorteio do mês já tem ganhadores!

A segunda semana de sorteios no SPA MED já fez mais três ganhadores!



O João Dionízio foi um deles e irá levar para a casa um kit de comida saudável.

Durante todo o mês de outubro será assim, sorteios e prêmios a cada semana! O mais aguardado será realizado no dia 31, e levará o ganhador e mais um acompanhante para uma incrível viagem de navio para a Argentina!

13/10/2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Peeling de Cristal: Sua pele renovada todos os dias

Para ficar com uma pele jovem e macia, já imaginamos passar por tratamentos demorados e doloridos. Porém, o Peeling de Cristal mostra que é possível o contrário.
O Peeling de cristal é um procedimento italiano que trabalha com auxílio de um aparelho com sistema a vácuo, promovendo a pulverização de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. Segundo a responsável pela aplicação do tratamento no Spa Med Sorocaba Campus, Virginia Gabriotti, o método é indicado para as peles que apresentam cicatrizes, acnes, manchas, rugas finas e fotoenvelhecimento (envelhecimento decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida).
De acordo com a especialista, o procedimento é simples e a recuperação é rápida, permitindo que o paciente retome suas atividades no mesmo dia. “ O peeling de cristal é o procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos pela simplicidade e rápida recuperação, por isso o chamam de Lunch Peel, o peeling na hora do almoço, devido a rapidez da recuperação”.
O método apresenta resultados de melhora do tônus e textura da pele já na primeira sessão. Ainda segundo a profissional, a esfoliação progressiva da superfície cutânea feita pelos micro cristais remove as células mortas e estimula a produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais fina e macia.
A aplicação leva em média 30 minutos, e por se tratar de um método mecânico, não deixa resíduo, o que possibilita a exposição à luz solar (com o uso de protetor solar) sem danos à pele.

11/10/2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Caderno de Receitas

Tomate Recheado

INGREDIENTES:
4 tomates médios
½ cebola
80g de peito de frango
2 colheres de sopa de milho verde
2 colheres de sopa de leite de coco
150g de ricota
Ervas finas e sal á gosto
Queijo ralado para polvilhar

MODO DE PREPARO:
Cortar a tampa dos tomates, retirando a polpa cuidadosamente.
Refogue o peito de frango com a cebola, as ervas finas e sal. Junte 1 colher de sopa da polpa do tomate, o milho verde e o leite de coco. Retire do fogo e misture a ricota.
Recheie os tomates com a mistura, polvilhe queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido para gratinar.

Rendimento : 4 porções de 75 calorias.

10/10/2011

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dica de Beleza

Temos que começar a nos cuidar cedo para evitar a oleosidade e a flacidez. A água QUENTE deixa a pele seca, dê sempre preferência ao banho morno, use sabonetes de glicerina, ou mesmo aqueles de bebê, que são mais suaves e não agridem a pele. E não use o sabonete em excesso.

07/10/2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cuidando do Corpo: Atenção com a má postura

Nos dias de hoje, estar atento à postura tem sido um desafio. O nosso cotidiano favorece em diversos níveis a ação incorreta do corpo, e esse costume não é nada bom para a nossa saúde. Descobrir os fatores que nos levam a esse comportamento é o primeiro passo para o evitarmos, já que ele pode nos causar conseqüências graves.
O fisioterapeuta do SPA Med Sorocaba Campus, Dr. Ivan Mattiaso, cita as principais causas que levam a uma postura irregular. “A mobília incorreta no trabalho, como a cadeira e mesa em distância e altura incorretas, modo errôneo de direção de veículo, movimentos repetitivos, exercícios físicos feitos de maneira errada e a obesidade são alguns dos fatores que levam à má postura”.
O especialista alerta para os danos causados por esse mau comportamento. “ Parece inofensivo, mas pode nos levar a ter problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, deformidades das estruturas ósseas e hérnias graves”.
Ainda segundo o fisioterapeuta, é importante se atentar à obesidade, pois além de ser umas das principais causas do problema, quem a possui pode estar mais vulnerável às suas conseqüências. “Devido a ação da gravidade, o obeso sofre sobrecarga nas articulações, gerando cifose acentuada, maior tendência a dificuldade respiratória e problemas graves de circulação”, explica.
Mas diante de tantas dificuldades em nos adequarmos a uma postura saudável, há tratamentos especializados no caso, e que podem tratar de maneira eficiente o problema. “O RPG (Reeducação Postural Global) é indicado para esse tipo de dificuldade, pois corrige o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações. O pilates também entra como auxiliar infalível, trabalhando com o reforço muscular”, finaliza.

06/10/2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mês de outubro começa com sorteios de prêmios

Outubro no SPA MED será de muitos prêmios!Durante todo o mês, ocorrerá um sorteio por semana, e hoje ocorreu o primeiro deles.
As sortudas foram Maria do Carmos e Maria de Lourdes, que ganharam 1 kit de comida especial de SPA.






E Andrea Karina Buraneli Abarca, que foi premiada com 5 aulas de personal trainer!



04/10/2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pergunta para o Ginásio

Quando você inicia os seus treinos, deve levar em conta o peso corporal na balança, para verificar se está tendo bons resultados?

Reduzir o peso na balança não significa que seu percentual de gordura tenha reduzido. Isso porque, a balança não reflete modificações apenas quanto ao percentual de gordura. . Para medir estas mudanças, você deve fazer testes de dobras cutâneas e verificar a composição corporal. Insista na dieta e nos exercícios.

03/10/2011