quinta-feira, 28 de abril de 2011

Celulite: Entenda Melhor essa vilã


Um dos grandes obstáculos para se encontrar o corpo ideal é a celulite. Conhecida como a grande vilã da estética, a também chamada de Fibro Edema Gelóide (FEG), é causada pelo aumento e alterações do tecido gorduroso sob a pele em conjunto com mudanças na microcirculação. Esse processo se resulta no aumento do tecido fibroso, acarretando à superfície ondulações e buracos.
A pele com aspecto de “casca de laranja” aparece principalmente nas regiões do corpo mais cobiçados para se alcançar um padrão de beleza ideal, são justamente os glúteos, coxas, e abdômen, causando incomodo para a maioria das mulheres.
Sendo que nove entre dez mulheres apresentam celulite, ou seja, cerca de 95%, o contrário ocorre com os homens, já que neles esse problema é raramente encontrado. É importante lembrar que a Fibro Edema Gelóide não está relacionada com obesidade, pois pessoas com peso indicado também podem apresentar o problema.
Entretanto, é possível medir o nível da celulite, pois ela é apresentada em três estágios, o brando, o moderado e o grave. O brando é apenas percebido pela compressão do tecido entre dedos ou da contração muscular voluntária. Nesta fase não há alteração à dor.
O grau chamado de moderado se apresenta no momento em que há depressões visíveis sem compressão dos tecidos, sujeitas, portanto, a ficarem mais aparentes mediante a pressão dos mesmos, e nesse caso já existe alteração na sensibilidade.
O último estágio é o grave, nesse caso, já pode ser observado quando o individuo estiver em qualquer posição, ortotástica ou em decúbito. A pele fica enrugada e flácida. A aparência é de casca de laranja e a sensibilidade a dor está elevada.
Porém, o desejo das mulheres de amenizar o problema resultou em uma gama de tratamentos que envolvem diversos profissionais, e essas técnicas quando perfeitamente integradas podem proporcionam bons resultados.
Alguns desses tratamentos são:

• Terapia Nutricional;
• Atividades físicas;
• Terapia Medicamentosa (mesoterapia, via oral);
• Eletroterapia;
• Endermologia
• Ultra-som
• Laser;
• Massagens
• Drenagem linfática Manual;
• Tratamento cirúrgico (subcisão)

28/04/2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pistache ajuda a reduzir o colesterol


Pesquisa feita pela Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, comprovou que o consumo diário dessa fruta oleaginosa mantém a saúde cardíaca em dia. O pistache possui a capacidade de reduzir o colesterol ruim (LDL) e combater os radicais livres devido ao seu poder antioxidante.

Fitoesterois são as substâncias presentes na fruta responsáveis pela redução do colesterol, prevenindo o entupimento dos vasos sanguíneos. O pistache é rico em vitamina B6, nutriente que ajuda na formação de neurotransmissores como a serotonina, que traz a sensação de bem-estar e alegria. Também apresenta uma grande quantidade de cálcio, mineral mais importante na composição do esqueleto, além de ser rico em magnésio, que previne irritabilidade e evita o aumento da pressão arterial. O consumo diário deve ser pequeno, de 2 a 3 unidades ao dia.

Fonte: Só Nutrição

27/04/2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

Feriado de Páscoa no Spa Med!

O feriado no Spa Med Sorocaba Campus foi festejado com muita animação. Um luau, com direito a música ao vivo, animou a noite!





E o almoço de páscoa recebeu a visita ilustre do coelhinho!



26/04/2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ter contato com novas culturas ajuda na resolução de problemas


Um estudo de William Maddux, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, e Adam Galinsky, do Kellogg School of Management em Chicago, entrevistou 210 alunos em um teste para medir a criatividade por meio de um exercício de negociação. Um fato curioso: pessoas com experiência em outros países, ou pessoas que falem outras línguas, resolvem melhor os problemas a que são apresentados.

Por intermédio do exercício de negociação, um teste em que uma situação hipotética era dada buscando uma resolução que abrangesse ambas as partes (os estudantes “negociadores” e uma terceira parte treinada para dar respostas possíveis e aceitar ou não os termos da negociação) os pesquisadores descobriram que pessoas com experiência fora do seu país de origem são mais abertas a novas experiências, dado que agora é reconhecido como um dos indicadores de criatividade.
Além disso, os participantes do teste com algum tipo de experiência com pessoas que não falem sua língua, por exemplo, são mais fáceis nos tratos pessoais e são menos suscetíveis a “impasses”, situações-limite em que nenhuma das partes admite dar continuidade a uma negociação (seja ela qual for). Os dados mostram que 60% dos entrevistados “mais viajados” conseguiam soluções para os problemas contra 42% dos “menos viajados”.

Fonte: O que eu tenho?
25/04/2011

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Romã e sua propriedades


Atenção: esta fruta é potente!
Estudos comprovam que a ingestão frequente da romã reduz em até 30% os riscos de ocorrência de enfarte. A fruta também tem sido utilizada com um antibiótico natural para tratar amidalites, faringites e outras afecções da cavidade orofaríngea.
As infusões obtidas a partir da casca eram empregadas para tratamento de diarréias; as das raízes e troncos como vermífugos (eliminação de vermes intestinais, como a tênia), e as das sementes no tratamento de afecções oculares como a conjuntivite. A romã possui propriedades sobre a pele: devido a seus componentes fenólicos, combate o envelhecimento. Recentes estudos indicam que o sumo da romã é um antioxidante maior que o vinho tinto.

Principais vantagens:

- Reduz a inflamação das articulações ( artrite, reumatismo);
- Ajuda o intestino;
- Reduz cansaço e fadiga;
- Atrasa o envelhecimento precoce.

20/04/2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

Spectra: a tecnologia em favor da beleza


O Spectra é uma grande novidade da área estética que atua através da tecnologia de radiofreqüência. Esse método inovador promove diversos benefícios que combatem a flacidez cutânea, gordura localizada, aderências e fibroses, além de mostrar grande poder de rejuvenescimento facial e corporal.
De acordo com a Dra. Raquel Ginez, fisioterapeuta especializada em dermato - funcional do Spa Med Sorocaba Campus, a transmissão de ondas de alta freqüência promove o aquecimento da pele, o que traz diversos benefícios aos tecidos. “Essa conversão de energia elétrica em térmica produz o aumento das atividades metabólicas e enzimáticas, melhora a micro circulação, provoca vasodilatação, melhora a hidratação tecidual, aumenta o aporte de nutrientes e acelera a eliminação de catabólitos”.
Ainda segundo a especialista, o tratamento consegue todos esses efeitos devido ao poder de remodelação do colágeno. Ela afirma que devido à alta temperatura é possível promover alteração na extensibilidade do tecido colagenoso. Porém, ressalta que o aquecimento promovido pelo aparelho não é motivo para receio, pois é extremamente confortável para a pele, tornando o método indolor, além de não invasivo.
A doutora esclarece que a indução de calor do tecido e a quantidade de contração do colágeno dependem de vários fatores. “O resultado depende da temperatura e manutenção da radiofreqüência, além do stress mecânico aplicado no tecido durante todo o processo de aquecimento”. E completa afirmando que existem vários aparelhos de radiofreqüência, porém, o Spectra é desenvolvido especialmente para fins estéticos.

19/04/2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Gravação no Spa Med: Veja imagens do dia da filmagem!

A gravação ocorreu em diversos locais do Spa.





A coletiva de imprensa contou com a presença da TV e jornais da região.






18/04/2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Spa Med na tela do cinema!


A produtora Beagle Films deu início às gravações do longa A Fronteira de Sangue no Spa Med Sorocaba Campus.
A atriz Viviane Araújo esteve presente. A modelo irá protagonizar o filme.
O Spa Med também recebeu a imprensa de Sorocaba e outras regiões. Eles acompanharam uma das gravações e participaram da coletiva.

13/04/11

terça-feira, 12 de abril de 2011

Gravação cinematográfica no Spa Med!


Hoje receberemos a equipe da produtora Beagle Films, que transformará o Spa Med Sorocaba Campus em um dos cenários do filme A Fronteira de Sangue, dirigido por Ricardo Zimmer.
As gravações iniciam amanhã com a participação da atriz Viviane Araújo, que irá protagonizar o longa.

12/04/11

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Massagem das Índias


Existem diversas técnicas de massagens, cada uma com sua finalidade. Fernanda Astecca, do setor de estética do SPA MED Sorocaba Campus, nos esclarece um pouco mais sobre um tipo de massagem que surgiu na Índia: a Ayurvédica.
Qual a origem da massagem Ayurvédica?
Fernanda Astecca - A ciência da Ayurveda tem raízes milenares na Índia, engloba todos os aspectos da saúde física, mental e espiritual das pessoas. Esta prática tem seguramente mais de 5.000 anos. Ayurveda deriva de duas palavras em sânscrito: "Ayur" que significa "Vida" e "Veda" que significa "Conhecimento" devendo ser compreendida como Ciência ou Conhecimento da Vida.
O que é a massagem Ayurvédica?
Fernanda Astecca - Conceitualmente a Massagem Ayurvédica é uma técnica de massagem profunda que alia movimento vigorosos em toda a massa muscular, com manobras de tração e alongamento, estimulação de pontos e órgãos vitais, visando o equilíbrio.
Quais são os benefícios?
Fernanda Astecca - A massagem Ayurvédica propicia alívio de tensões, fortalece o sistema imunológico, e tem efeitos anti-stress e anti-depressivos. Os alongamentos, proporcionam uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações.
Para quem é recomendada?
Fernanda Astecca - A Ayurvédica é indicada para vários casos como: dores musculares, enxaquecas, dores reumáticas, problemas de coluna, má postura, fortalecimento do sistema imunológico, stress, depressões, Síndrome do Pânico, etc.
Existe alguma contra-indicação?
Fernanda Astecca - As únicas contra-indicações são para pessoas com febre alta, vômitos e mulheres grávidas. Trata-se de uma massagem muito salutar como terapia auxiliar na recuperação de problemas físicos, doenças e desordens psíquicas e espirituais.

11/04/2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Água de coco: poucas calorias e muitos benefícios

No verão, uma fruta muito comumente consumida é o coco verde – tanto sua água, quanto sua polpa. As duas formas possuem benefícios específicos para nossa saúde, porém devemos ficar atentos à quantidade calórica de cada uma delas. A água de coco possui baixa caloria (em torno de 16kcal por 100ml), enquanto 100g de sua polpa possui 400kcal. A água de coco pode ser consumida por pessoas que estejam em dieta de restrição alimentar e funciona como uma ótima opção para ser consumida entre as refeições, tapeando a vontade de ‘beliscar’ fora de hora. Também funciona como um ótimo isotônico natural, repondo minerais após atividade física intensa. Além disso, possui ação na regulação da função intestinal, ajudando tanto nos casos de intestino preso como nos casos de diarréias. Pessoas que apresentam problemas renais, diabéticos e hipertensos devem ficar atentos ao consumo, pois possui sódio, potássio e glicose, que podem agravar os sintomas, dependendo da situação. É possível encontrá-la na versão industrializada, o que mantém parte de suas propriedades nutritivas, mas vale a pena observar no rótulo se possui conservantes, o que já não seria tão saudável. Uma sugestão de suco bem saborosa é utilizar um cacho pequeno de uva itália para um copo de água de coco. Use bastante gelo! Experimente! UOL 08/04/11

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Spa Med comemora o dia mundial da saúde!

Hoje o Spa Med Sorocaba Campus comemorou o dia mundial da saúde. E para festejar essa data da melhor maneira, durante toda a manhã foi realizada a Maratona da Saúde. O evento contou com atividades físicas diversas e que se encerrou em uma super hidroginástica com música ao vivo. A Tarde do Chás também fez muito sucesso. A nutricionista Aline Garrido apresentou diversos sabores da bebida. Além disso, todos aprenderam sobre as propriedades nutritivas de cada um dos ingredientes usados no preparo dos chás gelados. 07/04/2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde


Amanhã será comemorado em todo o mundo o dia da saúde, data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Portanto, será um dia de reflexão sobre a nossa qualidade de vida e, também, um período de comemoração, que será festejado no Spa Med Sorocaba Campus através de muita atividade física e bem-estar.
Começaremos com a Maratona da Saúde, que proporcionará exercícios em grupo durante toda a manhã.
No período da tarde, as nutricionistas do Spa Med Sorocaba Campus, Aline Queirós e Aline Garrido, realizarão a Tarde dos Chás. As bebidas, que serão todas geladas, apresentarão diversos sabores e diferentes propriedades nutricionais.

06/04/2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fast-Food Saudável


Faça escolhas boas para o seu organismo

O fast-food é um tipo de comida rápida que cabe no bolso e no corre-corre da rotina de todo mundo. Seu sabor familiar agrada a pessoas de todas as idades, principalmente os jovens. E já que a preocupação com a alimentação deve começar desde cedo, porque não adaptar esse hábito emprestado dos americanos para um lado mais saudável?
Geralmente, o fast-food não traz muitos nutrientes e ainda tem um alto teor de gorduras saturadas e trans, sódio e calorias de sobra para apenas um dia, o que pode ser prejudicial à saúde. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Adolescent Health, os adolescentes estão ficando cada vez mais obesos, pois priorizam os alimentos de fast-food.
Para os especialistas, é nesta fase que existe uma busca pela independência, e é aí que entra a responsabilidade dos pais, que devem orientar os jovens neste período de transição. Se você adora se alimentar dessa forma, saiba que é possível fazer escolhas mais saudáveis, rápidas e que ainda assim caberão em seu orçamento. Antes de sair para comer, tenha em mãos alguns guias de restaurantes que oferecem a tabela nutricional do local.
Como isso nem sempre é possível, você pode criar um padrão de escolher apenas os restaurantes que priorizam os alimentos frescos e saudáveis. Além disso, descubra algumas dicas para se alimentar melhor:
- Preste atenção à descrição do menu: evite os alimentos que contém ingredientes fritos, como batatas e carnes preparados dessa maneira.
- Beba água ou sucos: além de muitas calorias, os refrigerantes contém outras substâncias prejudiciais à saúde.
- Esqueça os molhos: apesar de saborosos, os molhos podem dar calorias a mais até para a mais simples das saladas. Use azeite de oliva, vinagre e limão.
- Faça pedidos especiais: não tema em pedir que seus legumes ou carnes sejam preparados de outra forma do que a anunciada no menu. Prefira os alimentos feitos no vapor, cozidos e assados.
- Coma devagar: mastigue e saboreie a comida lentamente. Se a fome acabou, não precisa comer tudo o que está no prato. Comer sem pressa pode se tornar um hábito relaxante e ainda te ajudar na digestão.
- Sobremesa saudável: se entregue ao sabor das frutas. Depois de um tempo você passará a considerar menos os sorvetes e chocolates.

Fonte: Terra 05/04/2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Watsu : múltiplos benefícios terapêuticos


A vida moderna nos cobra responsabilidades, agilidade e eficiência. Porém, todas essas pressões se resultam em perda de equilíbrio e nos causa um dos mais famosos males do século, o stress. Assim, tendemos cada vez mais a buscar momentos de relaxamento e harmonização, e uma das alternativas com eficácia comprovada é o método de hidroterapia chamada Watsu.
Watsu é um trabalho corporal aquático que originou-se do Zen Shiatsu, técnica originária na China há 3 mil anos atrás. Segundo Talita Galdino, responsável pela terapia no SpaMed Sorocaba Campus, aplicada através da água aquecida, a técnica associa o seu efeito relaxante com movimentos delicados. “Alongamentos suaves, flutuação, acolhimento e embalo são princípios que resultam em harmonia e equilíbrio. Pois se trata de um trabalho corporal profundo, com resultados terapêuticos comprovados em diversos níveis”, afirma.
Ainda de acordo com Talita, realizam-se movimentos e toques específicos que se resultam no desbloqueio dos pontos das tensões físicas e mentais. Entretanto, a especialista conta que o método não é só indicado para quem está doente ou estressado. “Além de auxiliar portadores de necessidades especiais, e casos de depressão, ansiedade, insônia, dores musculares e tensões agudas e crônicas, as crianças imperativas, gestantes e pessoas que desejam um momento de harmonização e serenidade também podem obter resultados surpreendentes com esse processo. Lembrando que não é necessário saber nadar”, esclarece.
Dessa maneira, o Watsu pode ser recomendado como simples relaxamento, podendo ser aplicado em sessões individuais ou vivencias em grupo, com mais de um terapeuta. Pode ainda ser uma excelente técnica no acompanhamento de pacientes em processo de psicoterapia, fisioterapia ou reabilitação para esportistas. 04/04/2010

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dica de Beleza: Depilação livre de transtornos


Algumas medidas importantes facilitam a depilação e protegem a pele. Veja as principais dicas:
• Realizar esfoliação dois dias antes da depilação, no dia da aplicação e também dois dias após o procedimento;
• Não esquecer a hidratação. Optar por loções de fácil espalhamento e absorção;
• Quem depila com lâminas pode passar condicionadores de cabelo. Eles formam uma película protetora que facilita o deslizamento da lâmina e agride menos a pele;
• Fórmulas contendo azuleno, aloe vera ou α-bisabolol são calmantes e excelentes após a depilação. Não utilizar substâncias que contenham álcool;
• Evitar exposição ao sol após a depilação. Tomar sol menos de 24 horas após depilar-se pode causar manchas; Nunca depilar áreas com cortes ou ferimentos para evitar inflamações;
• Nos salões, é essencial exigir cera descartável;
• Na hora da depilação, a pele deve estar limpa, sem a presença de resíduos de óleos ou hidratantes;
• A retirada dos pelos deve ser realizada no sentido de crescimento do fio para prevenir pelos encravados;
• Antes de se depilar tome uma ducha de água suavemente morna para abrir os poros e facilitar o momento da depilação. Após o banho, faça a depilação e depois lave com água fria ou gelada para fechar os poros. Com esses cuidados o resultado será pele lisa e macia, pronta para os elogios!
Fonte: Sua Pele 01/04/2011