Ter contato com novas culturas ajuda na resolução de problemas


Um estudo de William Maddux, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, e Adam Galinsky, do Kellogg School of Management em Chicago, entrevistou 210 alunos em um teste para medir a criatividade por meio de um exercício de negociação. Um fato curioso: pessoas com experiência em outros países, ou pessoas que falem outras línguas, resolvem melhor os problemas a que são apresentados.

Por intermédio do exercício de negociação, um teste em que uma situação hipotética era dada buscando uma resolução que abrangesse ambas as partes (os estudantes “negociadores” e uma terceira parte treinada para dar respostas possíveis e aceitar ou não os termos da negociação) os pesquisadores descobriram que pessoas com experiência fora do seu país de origem são mais abertas a novas experiências, dado que agora é reconhecido como um dos indicadores de criatividade.
Além disso, os participantes do teste com algum tipo de experiência com pessoas que não falem sua língua, por exemplo, são mais fáceis nos tratos pessoais e são menos suscetíveis a “impasses”, situações-limite em que nenhuma das partes admite dar continuidade a uma negociação (seja ela qual for). Os dados mostram que 60% dos entrevistados “mais viajados” conseguiam soluções para os problemas contra 42% dos “menos viajados”.

Fonte: O que eu tenho?
25/04/2011

Comentários