Watsu : múltiplos benefícios terapêuticos


A vida moderna nos cobra responsabilidades, agilidade e eficiência. Porém, todas essas pressões se resultam em perda de equilíbrio e nos causa um dos mais famosos males do século, o stress. Assim, tendemos cada vez mais a buscar momentos de relaxamento e harmonização, e uma das alternativas com eficácia comprovada é o método de hidroterapia chamada Watsu.
Watsu é um trabalho corporal aquático que originou-se do Zen Shiatsu, técnica originária na China há 3 mil anos atrás. Segundo Talita Galdino, responsável pela terapia no SpaMed Sorocaba Campus, aplicada através da água aquecida, a técnica associa o seu efeito relaxante com movimentos delicados. “Alongamentos suaves, flutuação, acolhimento e embalo são princípios que resultam em harmonia e equilíbrio. Pois se trata de um trabalho corporal profundo, com resultados terapêuticos comprovados em diversos níveis”, afirma.
Ainda de acordo com Talita, realizam-se movimentos e toques específicos que se resultam no desbloqueio dos pontos das tensões físicas e mentais. Entretanto, a especialista conta que o método não é só indicado para quem está doente ou estressado. “Além de auxiliar portadores de necessidades especiais, e casos de depressão, ansiedade, insônia, dores musculares e tensões agudas e crônicas, as crianças imperativas, gestantes e pessoas que desejam um momento de harmonização e serenidade também podem obter resultados surpreendentes com esse processo. Lembrando que não é necessário saber nadar”, esclarece.
Dessa maneira, o Watsu pode ser recomendado como simples relaxamento, podendo ser aplicado em sessões individuais ou vivencias em grupo, com mais de um terapeuta. Pode ainda ser uma excelente técnica no acompanhamento de pacientes em processo de psicoterapia, fisioterapia ou reabilitação para esportistas. 04/04/2010

Comentários