quinta-feira, 31 de março de 2011

Alimento milenar

Os cogumelos são grandes aliados da alimentação saudável. Saiba mais sobre eles.

Conhecidos como um símbolo da longevidade nos países asiáticos, os cogumelos já foram usados na medicina por mais de 6 mil anos pelos chineses. Esses alimentos ricos em propriedades benéficas caíram nas graças de todo o mundo por causa de seu sabor defumado característico. Seu baixo teor de lipídios, ácido fólico e boa quantidade de fibras o tornam um alimento saudável e completo. O valor protéico desses fungos também é uma vantagem e pode ser uma opção para as pessoas que não ingerem carne. Se expostos a luz ultravioleta, os cogumelos conseguem produzir vitamina D, o que faz deles uma boa fonte da vitamina para os vegetarianos. O seu cultivo já chegou até a ser cogitado em países onde as pessoas têm carências de proteínas. Além disso, quem o cultiva possibilita uma reciclagem de resíduos agrícolas e industriais no solo. Existem várias espécies de cogumelos e diversas delas foram bastante difundidas pela gastronomia. Há também as variações venenosas, que podem ter efeito alucinógeno ou tóxico e seu efeito pode ser fatal.
Conheça as espécies mais disseminadas no Brasil:

Shimeji: rico em vitaminas do complexo B-12, essa variação é a mais apreciada nos restaurantes japoneses. Pode ser consumido fresco ou desidratado.
Shiitake: rico em vitaminas E, B, C e D, cálcio, fósforo, ferro e potássio, também é figura fácil em restaurantes nipônicos.
Funghi secchi: é o cogumelo desidratado, que pode ser de qualquer espécie. O mais comum de ser encontrado é o shiitake seco.
Porcini: muito consumido na Europa, este tipo de cogumelo cresce em locais frios e em períodos de chuva. É rico em potássio, fósforo, vitamina C, ferro, zinco e cálcio.
Paris (Champignon): Se tornou popular graças à vinda do estrogonofe para o Brasil. Rico em proteínas, fósforo, fibras e vitamina C.

Fonte: Terra 31/03/2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Horta em casa

Comece a ter uma alimentação saudável com uma hortinha em casa

Para fazer valer a máxima de que você é o que você come, que tal fazer um controle em sua casa fazendo a sua própria horta: A cada dia que passa, a oferta de alimentos orgânicos aumenta, porém, os preços ainda não são muito convidativos para todo mundo. A saída cada vez mais procurada pelos amantes da alimentação saudável é cultivar sua própria horta. Se você tem um espaço na sua casa, aproveite para abraçar a ideia e poupar o seu dinheiro com os alimentos. Essa também é uma alternativa para ter certeza da procedência do que você consome. Quem acha que é preciso dispor de grandes espaços para começar a cultivar, se engana. Dá para começar uma horta a partir de pequenos vasos. A Associação de Agricultura Orgânica, localizada no Parque da Água Branca, em São Paulo, resolveu dar uma mãozinha para os interessados. A instituição ministra cursos sobre hortas caseiras orgânicas e compostagem. Essa é uma garantia de que além de alimentos fresquinhos e sem agrotóxicos, você terá uma boa seção de terapia sem sair de casa. Para mais informações, entre em contato com a Associação de Agricultura Orgânica.

Fonte: Terra 30/03/2011

terça-feira, 29 de março de 2011

Quiropraxia : técnica milenar e atual


A famosa “dores nas costas” é um mal que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Mais comum do que se imagina, os problemas lombares podem ser resultado dos momentos de estresse ou de um movimento brusco e mal calculado do corpo, mas que é possível ser amenizado por um método que é livre de cirurgias e medicamentos, a Quiropraxia. Fabio Yutaka Shoji, quiropata do Spa Med Sorocaba Campus, explica a origem da técnica e seus benefícios.
A prática surgiu em meados do ano 2.500 a.c a 3.700 a.c, porém só se firmou muito tempo depois. “Na época antiga já se ouvia falar de ajustes rudimentares para melhorar a dor lombar. Mas foi em 1895 nos Estados Unidos, através do autodidata Dr. Daniel David Palmer, que ela começou efetivamente e ganhou autenticidade e credibilidade”, conta.
Essa técnica atua no sistema neuro-músculo-esquelético através da manipulação e ajuste manual. “O método tem como seu maior objetivo abordar todos os tipos de dores nas regiões da coluna cervical, torácica, além da lombar, mas trata em especial, os problemas agudos”, afirma.
O especialista ainda esclarece quando é o momento ideal para procurar o tratamento. “Quando você sente dor no pescoço, na coluna, tensão muscular, problemas nas articulações, ou até dores irradiadas para os braços e pernas, está na hora de você procurar um quiropata”, diz Dr. Fábio, que ainda completa falando sobre o maior benefício da técnica. “ O principal beneficio da Quiropraxia é que com apenas alguns ajustes e manipulações é possível resolver vários tipos de problema, e tudo manualmente”, finaliza.

29/03/2011

sexta-feira, 25 de março de 2011

Saiba sobre os carboidratos


Substâncias necessárias em pequenas quantidades para crescimento e manutenção da vida. Classificam-se em hidrossolúveis (absorvidas em água): vitaminas do complexo B, folato, Vit. C; e lipossolúveis (absorvidas na presença de gorduras): vitaminas A, D, E e K. São essenciais na transformação de energia. Intervêm na regulação do metabolismo. Favorecem as respostas imunológicas, dando proteção ao organismo. São encontradas em frutas, verduras, legumes e alguns alimentos de origem animal (leite, manteiga, carnes e fígado).

25/03/2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

Arte no SPA MED!

O Spa Med Sorocaba Campus conta com um espaço especial para se produzir arte, o Art Clair. O ateliê é comandado pela artista plástica Clair Prado, que produz quadros e diversos outros tipos de artesanato há mais de 20 anos.




No ateliê de artes é possível encontrar obras de artistas de diferentes regiões do país; são quadros, enfeites, mosaicos, arte barroca e centenas de outros produtos que enfeitam a loja.




Estando no Spa Med Sorocaba Campus você também tem a oportunidade de participar dessa oficina de artes.







A Ester (foto) aproveita seus dias no Spa para pintar, sendo orientada pela artista Clair (à direita) .


24/03/2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Os benefícios do SPA Redux


Roseli Galdino, da Hidroterapia, nos explica os benefícios do tratamento SPA Redux, ideal para quem quer acabar com a gordura localizada e com as celulites.
O que é o SPA Redux?
Roseli Galdino - O SPA Redux é eficaz no tratamento da gordura localizada e da celulite. Trabalhamos com três tipos de géis, o redutor, o enzimático e o complexo anticelulítico. Ao passar na parte localizada, vai causar uma hiperemia, que é aquele vermelhão na pele e que muitas vezes o cliente pensa que é alergia mas não é. Depois, ela vai usar um outro creme redutor para fazer a massagem modeladora, de meia hora. Após isso, o cliente é envolvido em papel-filme e colocado numa manta térmica com infravermelho longo. O infravermelho ajuda a acelerar o efeito do produto na pele, para penetrar melhor e ir diretamente para as células gordurosas onde tem mais celulite. Ele também ajuda no metabolismo, a deixar a pele mais lisa, a tirar as dores de cansaço, problemas na coluna, no ciático, dando um efeito de relaxamento. O tratamento dura mais ou menos uma hora.
Em que as substâncias contidas nos géis auxiliam no tratamento?
Roseli Galdino - As enzimas são importantes porque ajudam a queimar mais rápido a gordura do corpo. Há também o nicrofenato de metila, que causa aquela hiperemia do produto.
Com que frequencia deve ser feito o tratamento?
Roseli Galdino - Esse tipo de tratamento deve ser contínuo. Hoje, tratamento estético é como filtro solar. Deve fazer parte do cotidiano das pessoas, pelo menos três vezes por semana.

23/03/2011

terça-feira, 22 de março de 2011

8 motivos para você beber mais água


Ela é sinônimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação desse líquido cada dia mais precioso. Economizar água é palavra de ordem da nossa era. Só não vale para um caso: hidratar seu corpo.

Para ajudá-la a manter a corpo e a saúde em dia, destacamos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas.

1 - Facilita a Digestão
A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2 - Combate o Inchaço
Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3 - Reduz Infecções
Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4 - Regula a Temperatura
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5 - Turbina a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6 - Desintoxica e previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

7 - Ajuda a emagrecer
Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8 - Melhora a absorção dos nutrientes
Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

Fonte: Nutrição Ativa

22/03/2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

Os Poderes da Drenagem Linfática Facial


Geralmente, as mulheres relacionam a drenagem linfática apenas como um tratamento estético para o corpo, e desconhecem que ela também pode ser aplicada no rosto. Esse tipo de tratamento, chamado de drenagem linfática facial, ainda é pouco conhecido, mas é cheio de benefícios estéticos, preventivos e terapêuticos, pois aumenta a oxigenação dos tecidos, ajuda na eliminação de líquidos que ficam retidos, e ainda, estimula o sistema de defesa.
Virgínia Gabriotti, responsável pela área de tratamentos estéticos faciais do Spa Med Sorocaba Campus, explica que esse tipo de drenagem requer um método diferenciado da corporal, pois o rosto é uma área delicada que exige uma massagem mais suave. Aplicada dessa maneira, ela é indolor, pois só atua na área da epiderme, e não na musculatura, sendo extremamente relaxante.
Além disso, a esteticista afirma que o tratamento retarda o envelhecimento da epiderme. “Ela tonifica e estimula a circulação sanguínea, o que provoca a eliminação de bolsas ao redor dos olhos, marcas de expressão e o retardo do envelhecimento dos tecidos”.
A Drenagem é indicada para qualquer tipo de pele, até mesmo a oleosa, já que a massagem pode ser feita sem hidratante. Além disso, ela também é aconselhada para pessoas com retenção de líquido, cicatrizes na face , pós operatório e para mulheres que apresentam excessivas mudanças hormonais.

21/03/2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

Escolha fontes saudáveis de alimentos!


Quando for comprar alimentos semiprontos ou ingredientes para você mesmo cozinhar, procure sempre as opções saudáveis, isto é, alimentos ou ingredientes com teores de gorduras mais baixos do que as versões tradicionais. As seguintes sugestões podem lhe ser úteis.

Alimentos com baixo teor de gordura:

- Leite desnatado ou semidesnatado, iogurte com baixo teor de gordura e cream-cheese;

- Queijos brancos, cheddar e brie;

- Patês com baixo teor de gordura saturada (ler os rótulos);

- Pães integrais, pão sírio, biscoitos integrais e de arroz, e bolo simples;

- Batata assada e cozida;

- Massas com molhos à base de vegetais e com pouco óleo;

- Vegetais cozidos no vapor ou assados no forno, untados com um pouco de óleo;

- Frozen iogurte e picolés de frutas ao invés de sorvetes de massa (a base de leite);

- Carnes assadas ou grelhadas (sem gordura aparente) e presunto de peito de peru;

- Sopas feitas com vegetais in natura e carnes magras ou aves, feitas em casa e com pouco óleo;

- Molhos para salada à base de iogurte desnatado, molho vinagrete ou vinagre balsâmico;

- Sobremesas à base de frutas, iogurtes desnatados ou light, mousses, e doces com baixo teor de açúcar.

- Pipoca caseira ao invés de pipoca de microondas.

18/03/2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dicas de exercício!


. Inicie os exercícios sempre de maneira gradual - não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento;


. Mantenha um diário de exercícios;


. Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar;


. Aumente a atividade no seu dia-a-dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível;


. Outra maneira de aumentar a atividade no seu dia-a-dia, optando por fazer você mesmo


algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem;

. Leve seu cachorro para passear.

17/03/2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dica de Receita

Doce de Abóbora

Ingredientes

½ unidade de abóbora c/ pescoço
1 xícara de chá de adoçante em pó
½ xícara de coco ralado desengordurado
Cravo e canela em pau á gosto

Modo de Preparo

Descascar a abóbora, após higienizada e cortar em quadrados, colocar em fogo brando com a canela e o cravo para amolecer, ir mexendo até a abóbora desfazer, colocar o adoçante, a essência de coco e terminar de apurar.
Rendimento 30 porções.

16/03/2011

terça-feira, 15 de março de 2011

Cinco hábitos ruins que se deve evitar para não prejudicar a pele


1. Não quer que sua pele fique enrugada e flácida antes do tempo?
Então aplique protetor solar com FPS 30 (no mínimo) todos os dias. Para os dias de trabalho, passe o protetor de manhã e reaplique antes de voltar para casa, caso ainda esteja sol, mesmo que seu trajeto trabalho/casa seja percorrido de carro. Isso porque a radiação consegue ultrapassar o vidro do carro e atingir a pele. Nos dias de exposição ao sol, reaplique o produto a cada duas horas.

2. Fumar
Além de desencadear doenças pulmonares, do coração e diversos tipos de câncer, o hábito de fumar também afeta a pele e causa rugas e envelhecimento precoce. Isso porque provoca um esgotamento das proteínas responsáveis pela elasticidade. Sem contar que o cigarro é um fator externo que contribui para a formação de radicais livres. Para se ter uma ideia do estrago, a cosmetóloga Sheila Gonçalves afirma que quem fuma tem rugas mais intensas e mais profundas do que quem toma sol.

3. Beber muito
Não, não estamos dizendo para você se privar do happy hour com os amigos nem da bebida na balada. Mas não exagere na dose e nem deixe que esse hábito faça parte da sua rotina. O álcool aumenta o nível de agente inflamatórios na corrente sanguínea e pode acelerar a flacidez da pele ao longo do tempo.

4. Ficar acordado até tarde
Deixar de dormir provoca estresse, que pode agravar todos os problemas da pele, inclusive a acne. Aproveite a noite para descansar. Esse é o momento em que as células reparam todos os danos sofridos durante o dia.

5. Não limpar os pincéis de maquiagem
Um blush para dar um aspecto mais saudável, um corretivo para disfarçar olheiras e imperfeições e uma sombra para realçar o olhar. Até aí, tudo bem e esse hábito até deve fazer parte da sua rotina. Mas você costuma lavar os pincéis que usa para se maquiar? Se a resposta for não, então pode começar a fazer isso uma vez a cada três semanas. Deixar de lavar seus pincéis pode ajudar a obstruir seus poros e até causar infecções na pele. Use produtos suaves, uma dica é apostar nos shampoos anti-resíduo, lavar bem e deixar secando durante à noite.

15/03/2011

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pagode na Piscina!

O carnaval no Spa Med foi festejado de muitas maneiras, e o pagode na piscina foi uma das comemorações de maior sucesso!



O grupo “Segura a Onda” ficou no comando para agitar a tarde ensolarada no Spa Med.



E as crianças aproveitaram para se refrescar!



14/03/2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Escola de samba agita Spa Med!

Para finalizar o carnaval em grande estilo o Spa Med Sorocaba Campus recebeu a visita da escola de samba Clube 28.



Ao som da bateria e com muito samba no pé, a animação foi completa!



A sambista mirim da escola, Rafaela, também participou da festa.



11/03/2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

Novidade: academia do Spa Med Sorocaba Campus recebe novos aparelhos


A academia do Spa Med Sorocaba Campus recebeu nesta semana novos aparelhos para ginástica. Agora, quem quiser se exercitar através de esteiras e bicicletas ergométricas poderá usufruir da nova linha da famosa marca americana Life Fitness.
Os equipamentos contam com um avançado programa que oferece o sistema de monitoramento cardíaco e zonas de treinamento, o que proporciona várias opções de treinos e exercícios.

10/03/2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Adcos no Spa med: um dia de super proteção!

A Adcos Cosméticos mostrou seu super poder de proteção aqui no Spa Med.
Na última segunda – feira (07) os hóspedes tiveram a oportunidade de conhecer sua linha bloqueadora, que fez o maior sucesso.

Para receber a Adcos a encarregada Janete e a coordenadora do Centro de Estética Dra. Tatiane, que também administrou o evento, estiveram presentes.


A dona Lilian também aproveitou para se proteger.

terça-feira, 8 de março de 2011

Domingo de Carnaval!



O domingo de carnaval do Spa Med foi festejado com muitas plumas e óculos coloridos! Com muita animação a noite toda, os foliões se divertiram com as músicas cantadas pela banda Plataforma, que fez muito sucesso tocando canções de todos os estilos!



07/03/2011

segunda-feira, 7 de março de 2011

HidroCarnaSpa 2011


Nesta segunda-feira, dia 07/03, a agitação tomou conta dos foliões na hidroginástica especial de carnaval. Com música ao vivo !!!

domingo, 6 de março de 2011

O carnaval começou no Spa Med!

Na noite deste sábado (5) o Spa med Sorocaba campus convidou a todos para entrar na folia.

Com direito a bolhas de sabão e muitos confetes, o baile de máscaras animou e colocou todo mundo para dançar.




A banda Alma Latina cantou e tocou a noite toda!






Até as crianças entraram no clima e colocaram suas máscaras para festejar!




05/03/2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

Um dia de proteção solar com a Adcos


Nesta segunda – feira (7), a Adcos Cosméticos estará no Spa Med Sorocaba Campus para realizar uma demonstração de seus produtos. Ao redor da piscina, as loções bloqueadoras serão aplicadas para mostrar a incrível eficiência de suas fórmulas.
A Adcos é uma empresa de cosméticos que atua há doze anos no mercado, e que desenvolve produtos de alto padrão para atender os profissionais da estética.
A empresa oferece cosméticos para tratamento Facial, Corporal, Capilar e Fotoproteção, além de uma extensa linha de Bem – Estar.

04/03/2011

quinta-feira, 3 de março de 2011

Manchas no rosto e nas mãos


Nessa época de verão não podemos tratar as manchas do rosto e das mãos. Mas o ideal é prevenir e até mesmo impedir que elas aumentem em número e tamanho.
Existem dois tipos de manchas:

Melasma: mancha grande que surge na região das bochechas, no centro do rosto e na fronte. É o tipo mais comum entre a população feminina - de cada três mulheres que apresentam esse tipo de mancha, apenas um homem manifesta o mesmo problema. É causada pela exposição excessiva ao sol, consumo de anticoncepcionais, problemas hormonais, ingestão de hormônios e gravidez.
O primeiro passo para impedir o problema é descobrir o agente causador da mancha. Se as manchas são causadas pela pílula anticoncepcional, por exemplo, recomenda-se trocá-la por versões de baixa dosagem ou aderir a outros métodos contraceptivos.

Melanose solar: É uma mancha pequena que surge no rosto e nas mãos, e é resultado da exposição solar acumulada ao longo dos anos. É também conhecida como melanose senil porque se manifesta apenas nas pessoas mais velhas.
Outras atitudes que evitam o surgimento de manchas:

- Uso diário do protetor solar;
- Na praia, a aplicação do filtro solar deve ser realizada a cada duas horas;
- Evitar a exposição ao sol nos horários de radiação solar mais intensa, das 10h às 16h.

Portanto, se a época não é de clarear as manchas, por favor, tome cuidado para não escurecê-las.

03/03/2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

5 maneiras de consumir mais fibras e regular seu apetite


Não é segredo que fibras são essenciais para sua saúde, pois esse alimento pode contribuir para a diminuição do risco de doenças coronarianas e diabetes (além de ser ótimo para seu trato digestório).
E não é só isso. As fibras mantêm seu apetite equilibrado . Apesar disso, as pessoas comem muito menos da quantidade de fibras recomendada diariamente (que é entre 20 g e 25 g). Quer algumas ideias para aumentar sua ingestão de fibras por dia, sem ter de apelar para um prato de arroz integral em todo almoço? Veja abaixo.

1. Cacau em pó
Utilizar o cacau em pó, em vez dos achocolatados, pode ajudar você a consumir até 2 g de fibras. Além disso, você diminui sua ingestão de açúcar.

2. Shiitake na sopa
Cogumelos do tipo shiitake podem ser facilmente encontrados na forma desidratada em qualquer bom supermercado. Deixá-los na água, para hidratar, durante 20 minutos e depois adicioná-los em sopas pode adicionar 3 g de fibras na sua dieta.

3. Adicione edamame na sua salada
O edamame (uma variedade de soja, parecido com a ervilha, pois também é verde) pode ser consumido em vagem ou apenas na forma de sementes. Meio copo desse alimento pode ter até 4 g de fibras.

4. Use mais aveia
Se você não gosta do mingau feito com leite, substitua pratos feitos com farinha de trigo por farinha de aveia. Além disso, há diversas receitas de biscoitos de aveia disponíveis na internet.

5. Coma mais gérmen de trigo
Outro alimento rico em fibra (4 g em meio copo do produto) é o gérmen de trigo. É possível adicioná-lo em vitaminas com frutas e leite, no pão feito em casa (caso você goste de cozinhar) e em diversas outras receitas (até mesmo nos biscoitos de aveia ou tortas salgadas).

Fonte: UOL

02/03/2011

terça-feira, 1 de março de 2011

Hidroginástica, se exercite até debaixo d’agua!


A Hidroginástica é um excelente exercício aeróbico que trabalha com diversos grupos musculares e estimula a resistência, a flexibilidade e o bem – estar.
Os movimentos aquáticos são divertidos, agradáveis e não exigem excesso de força física. É uma ótima opção de atividade para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável.
Sabendo desses benefícios, o Spa Med Sorocaba Campus oferece aulas de hidroginástica todos os dias, e ainda, diversificando os estilos. Há a hidroginástica Power, com movimentos mais exigentes, a Light, que é mais leve e relaxante, e a Local, que trabalha em áreas musculares específicas.

As aulas acontecem ás 11h e 16h.

01/03/2011