segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os benefícios da vitamina A

Assim como a letra A do alfabeto representa a primeira letra, a vitamina A recebeu essa denominação por ter sido a primeira substância a integrar a categoria de fator essencial do organismo.
Funções
A vitamina A exerce numerosas funções importantes no organismo, atuando no crescimento e desenvolvimento do esqueleto, dentes e partes moles. Para essa propriedade, a forma ativa se dá como ácido retinóico. Também essa mesma forma é importante para o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial (pele e mucosa). Para a visão, a vitamina A é essencial fazendo parte da púrpura visual, pois o retinol vai combinar- se com a proteína opsina para formar a púrpura visual (rodopsina) nos bastonetes da retina dos olhos, que tem por função a visão na luz fraca ou noturna.
Deficiência
A carência de vitamina A provoca queratinização das mucosas do trato digestório e urinário e lesões de pele. Porém, a mais reconhecível é a Xeroftalmia (Dificuldade na visão principalmente à noite), mas só quando a deficiência é grave.
Fontes de Vitamina A
Fígado, manteiga, leite, gema de ovo, frutas (fontes de caratenoíde) cenoura, tomate, pimentão, espinafre, chicória, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário