A importância da avaliação fisioterápica

Atualmente profissionais da fisioterapia têm observado a necessidade da avaliação da estrutura corporal sejam elas articulares ou músculo-esquelético, por estarem completamente ligadas uma a outra, ou seja, se a articulação apresentar desequilíbrio por pouco que seja, afetará o corpo como um todo. A marcha, quando praticada de forma inadequada pode gerar danos articulares ou musculares, levando a quadros de dores e prováveis limitações nas atividades físicas.

Visto que a atividade física é extremamente importante na rotina do ser humano, é necessário que o organismo esteja bom e preparado para a realização da mesma.

A integridade do organismo músculo-esquelético torna-se ainda mais importante quando o paciente tem interesse no emagrecimento, porque diante do ganho de peso o paciente apresentara alterações bruscas no sistema.

Quando o organismo apresenta sobrecarga de peso, a articulação tem a capacidade de adaptação, porém essas adaptações não são saudáveis, pois o organismo não só exige muito mais das estruturas que são responsáveis pelo desenvolvimento da atividade, como também realiza compensações, o que pode levar a sérios danos.

O joelho, mediante a sobrecarga de peso e consequente desconforto no mesmo poderá distribuir o peso de maneira inadequada durante a marcha, ou seja, durante o movimento o individuo joga a maior parte do peso no joelho oposto a lesão.

Portanto, na avaliação fisioterápica o profissional analisa a origem e provável causa das dores, que na maioria das vezes estão relacionadas ao ambiente de trabalho ou as atividades diárias repetitivas e o mesmo indicará e realizará tratamento adequado para cada tipo de patologia, visando o reequilíbrio postural e a melhora na qualidade de vida do indivíduo.



Comentários