Alimentação & Saúde Mental

Quem nunca ouviu a clássica frase: “Você é o que você come?”. Por incrível que pareça, ela pode ter um lado muito verdadeiro.

Além dos já conhecidos efeitos na saúde física, hoje já se sabe que uma alimentação balanceada tem um efeito direto na saúde mental das pessoas.

Estudos da Psiquiatria Nutricional (subárea da Psiquiatria, que estuda os efeitos dos alimentos no cérebro) demonstraram os efeitos dos alimentos em nossas emoções, comportamento, humor e ritmo circadiano (sono-vigília).

Já se tem bem documentado que dietas com foco em alimentos mais naturais e menos industrializados têm um efeito antioxidante e anti-inflamatórios, que previnem e amenizam os sintomas de vários transtornos mentais.

Neurotransmissores essenciais para o equilíbrio cerebral são provenientes em boa parte da alimentação, como a serotonina, que até 90% dos seus substratos vêm dos alimentos que que são ingeridos.

Dietas mais específicas como a "Mind" e "Dieta do Mediterrâneo" já tem comprovação científica de retardar o surgimento da Doença de Alzheimer.

Porém, vale lembrar: a alimentação boa para a mente deve ser BALANCEADA. Nada de dietas malucas e restritivas, que podem inclusive, favorecer o surgimento de sintomas de ansiedade e depressão.

Em caso de empolgação para mudar os hábitos, vale destacar: É necessário procurar um profissional da área para orientar como fazer isso de forma saudável e equilibrada

Créditos
Dr. Thiago Salum Fontana | Médico Psiquiatra

Nossas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/spamedsorocaba
Instagram:  https://www.instagram.com/spamed
Twitter: https://twitter.com/SpamedSorocaba
YouTube: https://www.youtube.com/spamedsorocabacampus


Comentários