Conheça as bases gerais da acupuntura!


A Acupuntura é uma das técnicas terapêuticas da medicina tradicional chinesa, que tem por base teórica a inter-relação entre Yin e Yang e sua manifestação tanto no universo quanto no nosso corpo.

Na medicina chinesa, considera-se que no corpo humano existem seis duplas de órgãos e vísceras principais: rim e bexiga, fígado e vesícula biliar, coração e intestino delgado, pericárdio e triplo aquecedor, baço-pâncreas e estômago, pulmão e intestino grosso. Estas estruturas, responsáveis por nossas funções vitais, interligam-se através de canais de energia chamados Meridianos, e em seus trajetos podemos encontrar os acupontos, ou pontos de acupuntura.

Consideramos que o estado de doença se dá quando existe um desequilíbrio, uma desarmonia de órgãos (Zang), vísceras (Fu) ou canais de energia (Jing Luo). Tais desequilíbrios originam-se de nossos hábitos (má alimentação, sedentarismo, uso excessivo de medicamentos...), de fatores patogênicos externos (frio, vento, umidade...) ou de fatores emocionais – raiva, mágoa, ansiedade, medo, preocupação (quando vividos muito intensamente ou por muito tempo). Os desequilíbrios manifestam-se inicialmente em nível energético, provocando outras alterações emocionais, dores, desconfortos... E se não tratados, evoluem para doenças físicas. Em qualquer dos casos, a acupuntura pode ser usada como tratamento, uma vez que o estímulo dos acupontos promove o restabelecimento do livre fluxo de energia nos Meridianos e o reequilíbrio dos órgãos e vísceras.

O tratamento é singular e específico para cada paciente, e não determinado apenas por um diagnóstico. Por exemplo: dois pacientes que apresentem lombalgia podem receber tratamentos diferentes, uma vez que o mesmo sintoma pode decorrer de diferentes causas (deficiência do Yin do rim, deficiência do Yang do rim, estagnação de energia no Meridiano da bexiga, etc).

Estabelecido o diagnóstico energético, as agulhas serão aplicadas em acupontos selecionados e neles permanecerão por, no mínimo, 20 minutos. O processo é geralmente indolor e promove bem estar e relaxamento. O tratamento, se seguido corretamente, promove analgesia, redução de processos inflamatórios, restabelecimento da função normal de órgãos internos e reequilíbrio emocional. 

Bruna Freitas Pessotti

Terapeuta Ocupacional e Acupunturista do Spa Med Sorocaba Campus

Comentários