Queijos: Saiba as calorias para fazer a melhor escolha!



No mundo existem centenas de tipos de queijo, onde os sabores podem variar de acordo com o tipo de leite utilizado: vacas, cabras, ovelhas, búfalas e outros mamíferos. Outros fatores a serem determinantes nos sabores são o teor de gordura, espécies de bactérias e bolores, tempo de envelhecimento e tratamentos de transformação, adição de ervas, especiarias ou defumação e pasteurização do leite. Os queijos podem ser consumidos puros ou como ingrediente no uso culinário em diversos pratos.  Conheça alguns tipos de queijos que utilizamos em nossos pratos aqui no Spa Med Sorocaba Campus:

Queijo Brie – Francês
É um queijo de textura macia e cremosa feito de leite de vaca. Tem cor branca/creme e com um sabor delicado.
Calorias: 334 Kcal por 100g

Queijo Cottage – Inglês
Pode ser feito de leite de vaca integral, desnatado ou semi–desnatado e é embalado em recipiente de plástico. De sabor suave, textura macia e com pequenos coalhos.
Calorias: 103 Kcal por 100g

Cream Cheese  - Americano
Queijo de coalho fresco, pastoso. De cor branca quando puro, podendo variar a cor de acordo com o sabor e ervas adicionada. Gosto moderado e textura macia.
Calorias: 349 Kcal por 100g

Queijo Ricota – Italiano
Textura granulada e macia.  Feito do soro de queijo arrecadado da fabricação de outros queijos de leite de vaca.
Calorias: 174 Kcal por 100g

Queijo Muçarela – Italiano
A muçarela é um queijo fresco feito de leite de búfala ou de vaca. Tem um gosto ligeiramente ácido moderado de textura macia.
Calorias vaca: 281 Kcal por 100g
Calorias búfala: 231 Kcal por 90g

Queijo Parmesão – Italiano
O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade. Sabor e cheiro marcante.
Calorias: 390 Kcal por 100g ralado

Queijo Gorgonzola – Italiano
O Gorgonzola é um queijo com veias azuis e verde de mofo, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado. Apresenta textura macia.
Calorias: 353 Kcal por 100g

Requeijão Comum – Brasil
Textura bem cremosa de cor branca brilhante, podendo ser feito de leite de vaca integral, desnatado ou de soja. Sabor levemente ácido.
Calorias: 187 Kcal por 100g


Juliana Cardoso
Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus


Comentários