Os benefícios da caminhada


A rotina de trabalhos e estudos do dia a dia fazem com que o nosso tempo se torne limitado para a pratica de exercícios e o cuidado com a nossa saúde. Por isso, é importante realizar atividades físicas, encaixando-as com o tempo que possuímos e a caminhada é um dos exercícios mais práticos de se realizar sem a exigência de habilidades ou restrições de idade.

Para quem não pratica atividades físicas, uma caminhada por dia já provoca vários efeitos benéficos em uma semana, além disso, trinta minutos já são suficientes para fortalecer o sistema cardiovascular melhorando a circulação, prevenindo de derrames e infartos, possuindo a capacidade de reverter à resistência á insulina quanto a diabetes e também deixando o pulmão mais eficiente. Além dos benefícios relacionados ao corpo como o emagrecimento ou o controle do peso, a caminhada também faz bem para a mente, controlando a ansiedade, diminuindo a sonolência e afastando a depressão.

Mas as atividades físicas e a alimentação necessitam estar na mesma sintonia, portanto além da caminhada, é necessário se alimentar de forma mais saudável, não se esquecendo da ingestão de água durante e após a atividade, pela elevação da temperatura corporal e da perda de líquidos.

A única exigência para a prática da caminhada, assim como para qualquer exercício é a questão de roupas e calçados adequados para que haja conforto nas vestimentas e que o calçado amorteça os impactos do joelho e tornozelos. Além disso, é preciso se atentar a questão da saúde e das articulações, pois as pessoas que possuem lesões necessitam evitar rampas muito elevadas ou inclinações.

Aderir à prática da caminhada desperta a sensação de liberdade, longe do estresse e nos proporciona mais confiança. Aproveite hoje mesmo para caminhar, apreciar o ambiente e a experimentar os grandes benefícios que a caminhada possui.


Luana Diniz

Recreadora do Spa Med Sorocaba Campus

Comentários