Volta às aulas de maneira saudável!


Volta às aulas é sempre o mesmo dilema: como preparar uma lancheira com alimentos gostosos e saudáveis. Então aqui vão algumas dicas!

A escolha dos alimentos deve ser de acordo com a faixa etária, sempre balanceada e cheia de nutrientes e vitaminas para garantir um crescimento saudável e boa concentração na escola. Por isso, todo cuidado é pouco nas escolhas dos alimentos, a má alimentação pode causar perda de peso, cansaço físico e falta de concentração, atrapalhando no bom desempenho da criança na escola. Para um lanche completo em nutrientes o ideal que escolha um alimento de cada grupo alimentar:

Construtores: São as proteínas responsáveis pela formação dos tecidos. Patê de requeijão com atum ou frango, presunto magro, blanquet de peru queijo branco, creme de ricota, leites e iogurtes.

Reguladores: Este grupo alimentar regula as funções do nosso organismo fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para um bom funcionamento do intestino evitando constipação intestinal, além de fornecer vitaminas, minerais e fibras. Frutas in natura, sucos frutas naturais, legumes como cenouras e tomates fazem parte deste grupo.

Energéticos: Estes alimentos são responsáveis por fornecer combustível para realizarmos as atividades ao longo do dia. De preferência para alimentos integrais como: pães de forma, bisnaguinhas, mini pão sírio, mini pão francês, barra de cereais, bolachas sem recheio, bolos e granolas. Fiquem atentos com os alimentos industrializados, pois são ricos em açúcares e gorduras.

Hidratação: Vale ressaltar que é tão importante quanto o lanche estar bem hidratado, podendo ser ingeridos água, água de coco e sucos de frutas naturais.

Lembrando que a forma de embalar e acondicionar os alimentos na lancheira é de extrema importância a fim de manter a qualidade e sabor do lanche. Prefira lancheiras ou bolsas térmicas!


Juliana Cardoso

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

Comentários