Protetor solar o companheiro do verão!




Protetor solar o companheiro do verão!


Agora é hora de falar da importância de se proteger do Sol durante a estação mais quente do ano. Pois é nessa época que vamos cada vez mais as praias e piscinas e ficamos o dia inteiro expostos ao Sol, tudo em busca daquele bronzeado que perdemos ao longo do ano.

O Sol pode ser ótimo para nós, mas se não soubermos como nos proteger ele pode se tornar um grande inimigo, os seus danos são muitos. Os mais comuns são o câncer de pele, envelhecimento precoce e queimaduras.

Evite exposição ao Sol entre 10 e 16 horas, também não aconselhamos a permanecer por longos períodos na mesma posição, como dormir, sendo ideal mudar de posição frequentemente.

As áreas mais sensíveis como rosto, lábios e cabeça, principalmente para os calvos, necessitam de um cuidado maior e, portanto, um protetor solar com FPS mais alto. Evite também enquanto estiver tomando Sol, produtos como perfumes, descolorantes, pois em geral eles ajudam na promoção das queimaduras e aumentam a probabilidade de alergias.

Encontre o seu tipo ideal de protetor! Para peles com oleosidade e tendência a acne deve-e optar por gel, oil free ou efeito de toque seco. Em áreas com pelo ou atletas que suam muito usa-se em forma de spay. Para as peles secas o ideal é optar por filtros com hidratantes ou antioxidantes na sua formulação.

Mas o ideal realmente não é usar apenas nessa época do ano, o uso do filtro solar deve ser diário e pode diminuir até 80% a incidência dos raios solares na pele. O protetor não tem contra indicação e já é recomendado a partir dos 6 meses de idade.

Temos dois tipos de proteção o Protetor e o Bloqueador. O Protetor solar ameniza os efeitos dos raios ultravioletas, já o Bloqueador funciona como um filtro, não deixando que os raios UVA e UVB penetrem na pele. Mas qual a diferença desses raios?
  •      UVA: Ajuda no envelhecimento precoce da pele, quando em excesso, além de causar o bronzeamento.
  •    UVB: Já esses raios ajudam nas lesões, em especial a eritema, causando queimaduras, que podem se transformar em problemas mais graves com o tempo. Também proporciona envelhecimento precoce e câncer de pele.
  •      UVC: Esses raios podem ser muito prejudiciais para a pele. Estimula em grande parte o envelhecimento precoce da pele.
  •      Raios infravermelhos: Provoca o calor exaustivo que sentimos, além da desidratação.

Comentários