Dica de Atividade Física Spa Med - Pratique Natação

A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o gênero de pessoas. As grávidas, os bebês e os idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.

A natação promove melhorias cardiorrespiratórias, pois fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões, tornando-os capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio, além de dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Esse esporte leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencializa a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio de dores.

Dica de Atividade Física Spa Med - Pratique Natação

Outro aspecto da modalidade é o retardamento das consequências do envelhecimento, tanto em termos físicos quanto psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física. Em acréscimo, a natação ajuda a queimar calorias e colabora na definição da silhueta.

Todo bom resultado, porém, depende de algumas regras, como a regularidade e a intensidade do exercício. Para muitos, a natação melhora a qualidade de vida, os resultados dos exames de sangue e a capacidade de andar e subir escadas. Na avaliação do especialista, idosos só devem ser poupados se houver alguma recomendação médica.

Comentários