Drenagem Linfática no Pós-Operatório

Confira algumas informações sobre drenagem linfática no pós-operatório pela profissional Janete Rosa da Silva – Coordenadora do Centro de Estética do Spa Med Sorocaba Campus.

Drenagem Linfática no Pós-Operatório
Quais os benefícios da drenagem linfática no pós-operatório?
Após a lipoaspiração, que costuma agredir bastante os tecidos locais, ocorre com frequência à formação de fibrose e com isso edema na área lipoaspirada, podendo levar a dor. A importância da drenagem linfática nesse pós-operatório é amenizar esses efeitos, evitando a dor e auxiliando nas atividades da vida diária no pós-operatório.

A partir de quantos dias após a cirurgia é possível começar a fazer as sessões?
Isso vai depender muito da conduta de cada médico, e da técnica utilizada, quanto antes melhor para auxiliar na redução de edemas.

Quantas sessões de drenagem são recomendadas, em média?
No mínimo dez sessões, sendo indicada três vezes por semana com duração de uma hora a sessão, mas pode ser realizada mais sessões se após avaliação médica, o médico achar necessário. Essa necessidade irá depender da resposta de cada organismo.

A drenagem já é suficiente para amenizar as fibroses?
Em alguns casos sim, depende muito da resposta de cada organismo, mas pode ser utilizado o ultrassom, junto com a drenagem linfática, outros recursos também já estão sendo utilizados, como cinesioterapia, endermoterapia, rádio frequência e laser terapia, porém esses recursos necessitam ainda de muitos estudos, pois poucos possuem comprovação dos benefícios e eficácia nos tratamentos, devido a escassez literária e pouca informação a respeito de protocolos existentes.

É recomendado fazer a drenagem apenas no pós-operatório ou ela é importante também no pré-operatório?
A drenagem linfática é extremamente importante no pré-operatório, pois vai reduzir em muito os riscos de formação de edemas, formação de fibrose e na melhora da cicatrização.

Além da drenagem, quais outros tratamentos podem ser feitos após a lipo para melhorar os resultados?
O uso do ultrassom na fase inflamatória é recomendada, pois melhora a circulação sanguínea, linfática, nutrição celular e reabsorção de hematomas. Dependendo do tempo em que foi realizada a cirurgia, pode ser realizada uma esfoliação para remoção de células mortas, pois ajuda na melhora do tecido, facilitando a hidratação e estimulação da renovação celular.

Quando há necessidade de fazer o ultrassom após a lipo?
A utilização do ultrassom no pós-operatório pode ser imediato, pois está diretamente ligado ao processo de cicatrização, visto que sua eficácia já é comprovada em inúmeros trabalhos, sendo os protocolos mais efetivos os iniciados logo após a ocorrência da lesão, ou seja na faze inflamatória. Mas quem vai determinar a liberação para o procedimento é o médico cirurgião responsável.

Por quanto tempo é recomendado ficar com a cinta compressora?
Em média de dois a três meses. 

Comentários