Chás são aliados no combate ao peso

Texto: Revista Versatille
O Spa Med Sorocaba, de São Paulo, está apostando nos chás em seus tratamentos. De acordo com Aline Garrido, nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus, tomar chá é um hábito bastante saudável. Além de aumentar a ingestão de líquidos, dependendo da folha utilizada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que são auxiliares para se obter um corpo saudável.

Alguns chás são termogênicos, isto é, o organismo gasta mais calorias para digeri-los e são aliados de quem busca uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Chá verde, branco, de canela e de gengibre estão entre os melhores termogênicos. Os três primeiros apresentam substâncias antioxidantes, que protegem o coração e mantêm as artérias mais flexíveis, evitando o impacto das mudanças de pressão, enquanto o de gengibre tem ação anti-inflamatória e digestiva.

Os chás de hortelã e erva-doce limpam o tubo digestivo, eliminam as toxinas e têm ação calmante, garantindo uma boa noite de sono. O de capim-cidreira é aliado do sistema digestivo, aliviando gases, por exemplo. O de hibiscus melhora a digestão e aumenta a diurese, assim como o chá de abacaxi. O de erva-doce propicia calma e auxilia no combate a cólicas também. O chá de erva-mate, antioxidante, ajuda na prevenção de doenças cardíacas e evita o acúmulo de gordura nos vasos prevenindo também doenças inflamatórias.

Estudos recentes garantem que consumir uma xícara de chá 10min. antes, durante ou depois das principais refeições diminui as taxas de colesterol ruim. Os alcalóides presentes nos chás interagem com os ácidos biliares e reduzem a absorção do colesterol. No entanto, o chá deve ser feito com o mate tostado. O modo correto de fazer chá é sempre com a água a 90ºC – quando a chaleira começa apitar é sinal que a água está no ponto. Acrescente a erva ou o sachê, deixando a infusão descansar alguns minutos antes de ser ingerida.


Serviço:
Estrada José Celeste, s/nº Bairro dos Morros – Sorocaba/SP
Tel: 0800-550023
Site: www.spamed.com.br


Comentários