Sopas, além de nutritivas são ótimas aliadas das dietas



        Especialmente durante o inverno, as sopas se tornam um alimento atrativo. Dá para investir numa dieta baseada nelas, por algum tempo, para perder uns quilinhos? Isso é possível sem passar muita fome?
Sim, realmente as sopas são pouco calóricas e podem sim auxiliar na perda de peso, só devemos ter cuidado no preparo da sopa, pois elas também podem se tornar calóricas dependendo do preparo. Além de pouco calóricas, as sopas dão saciedade, auxiliando a dieta, sem passar fome.

       Uma dieta que prioriza as sopas pode acarretar deficiências nutricionais? Que cuidados devem ser tomados para evitar isso?
As sopas não acarretam deficiências nutricionais se preparadas corretamente e substituir somente uma refeição ao dia, de preferência o jantar, que deve ser uma refeição mais leve.O ideal é variar o tipo de sopa a ser consumida, a cada dia utilizar legumes e verduras variadas, assim você consegue suprir nutrientes contido em vários alimentos.Utilize 1 tipo de proteína para a sopa: carne, frango, peixe, soja ou até mesmo queijo branco.

          Além de aderir à dieta da sopa por um período, que outras medidas podem ajudar a mulher que está tentando perder peso? (exemplo: apostar nas fibras...)
Para substituir uma refeição ao dia por sopas, devemos principalmente cuidar de nossa dieta no restante do dia. É muito importante fracionar as refeições, fazendo de 5 à 6 refeições por dia, investindo em alimentos pouco calóricos e nutritivos, como os integrais, frutas. Temos a idéia de que as sopas são alimentos leves, mas elas podem pregar peças.

       Que versões ou ingredientes engordam esse alimento?
Podem se tornar calóricas se adicionadas de carnes gordurosas, lingüiças, queijos amarelos, óleos, macarrão, ou mesmo acompanhadas de excesso de pães ou torradas.

       Que ingredientes são boas pedidas para enriquecer a sopa e deixá-la mais nutritiva e com alto poder de saciedade? (não só no preparo, mas paraa salpicar...)
As sopas devem ser preparadas com legumes e verduras, adicionadas de carnes magras como patinho, filé de frango, músculo, soja ou peixes. Se preparadas da maneira correta ela se torna um alimento muito nutritivo que pode substituir uma refeição, apresentando baixas calorias e auxiliando o emagrecimento.Para não adicionarmos muito sal na sopa e deixá-la rica em sódio, devemos utilizar temperos naturais para ela se tornar mais saborosa, como: alho, cebola, manjericão, orégano, açafrão e outros.

Crédito para a nutricionista Aline Von Gal

Comentários