SAIBA OS BENEFÍCIOS DA RPG



A RPG (Reeducação Postural Global) é um método da fisioterapia criado por um francês, o fisioterapeuta Phillipe Souchard, há mais de vinte anos. Pode-se dizer que é um método de resgate ao autocuidado, pois o corpo humano é uma máquina perfeita, cheia de recursos de autopreservação, mas que sem um trabalho específico de direcionamento, acaba se deteriorando em função de sua proteção.
O fisioterapeuta especializado em RPG é o profissional responsável pelo ‘manual de instruções’ da máquina humana. Suas técnicas conectam o paciente com suas múltiplas capacidades e possibilidades do movimento, buscando a causa de suas patologias e/ou dores, trazendo soluções para prevenir, curar e remediar desvios posturais,deformidades e as disfunções causadas por eles.

A RPG corrige o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações. Como resultado, o corpo recupera funções, os movimentos corporais tornam-se mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes e o paciente recupera o controle e o comando sobre sua ‘máquina’, tornando-se mais livre e saudável, retomando a autoestima perdida muitas vezes pela própria dor e incapacidade.
O método baseia-se na escolha de posturas, que são em média oito, adotadas de acordo com a avaliação do profissional especializado, sendo portanto um método individualizado, não podendo ser realizado em grupo. 

Comentários