Talassoterapia e os benefícios do mar!


O uso terapêutico dos benefícios marinhos é muito antigo. A responsável pela aplicação no Spa Med Sorocaba Campus, Talita Galdino, explica os motivos para o tratamento fazer sucesso durante tanto tempo.

O quê é a talassoterapia?
Talita Galdino: A talassoterapia é um método terapêutico que se baseia na utilização do meio marinho: água do mar, algas, esponjas, corais e anêmonas.

Qual é a origem da talassoterapia?
Talita Galdino: Na Grécia antiga já se conhecia e se fazia uso terapêutico dos muitos benefícios da água salgada. Por isso a talassoterapia (thalassa = mar e terapia = cura) tem conquistado tantos seguidores fiéis. E os resultados são altamente positivos, principalmente em pessoas com artrite, osteoporose, reumatismo, gota, nevralgia entre outros males.

Como é o procedimento?
Talita Galdino: Em versão moderna, o banho alia as propriedades curativas dos sais minerais e de partículas de algas marinhas desidratadas a óleos aromáticos e cores que são aplicadas de acordo com as necessidades de cada cliente. A banheira é preparada com água potável e é aplicada uma pastilha efervescente com propriedades que simulam o fundo do mar. São jatos com saída de água e ar que são estrategicamente posicionados em 96 pontos energéticos do corpo, durante 30 minutos, com o intuito de relaxar e complementar tratamentos corporais.

Quais são os principais benefícios?
Talita Galdino: No banho de imersão em água salgada por pelo menos 15 minutos há uma transferência de íons entre a água e o nosso corpo através da pele, estimulando a drenagem linfática, que vai facilitar a liberação de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres, impurezas que provocam o inchaço e a celulite.
A pressão dos jatos também proporciona estímulos para a aplicação da reflexologia, onde os pés recebem a massagem da água ativando o retorno venoso, a linfa, restaurando, de forma equilibrada, a energia do organismo.

Para quem é mais indicado?
Talita Galdino: São bastante indicados por cirurgiões plásticos para melhorar a drenagem linfática, ativando a circulação periférica, acelerando a eliminação de toxinas, além de diminuir a ansiedade antes da cirurgia.

Há alguma contra-indicação?
Talita Galdino: A talassoterapia só é contra-indicada para gestantes e pessoas que apresentam micoses e algum corte pelo corpo.

08/06/2011

Comentários