Alimentos industrializados: praticidade que pode fazer mal



A correria do dia a dia nos faz recorrer a produtos práticos que encontramos no mercado.
Com uma variedade cada vez maior, encontramos macarrões instantâneos que ficam prontos em poucos minutos, os tradicionais hambúrgueres, batatas fritas, pães de queijo, empanados de frango, salgadinhos fritos, sanduíches, sopas prontas, tudo muito prático. Mas e a saúde, como fica nessa?
Esses alimentos contêm alto teor de proteínas, gorduras, sódio e calorias e baixo teor de fibras, vitaminas A, C e D, betacaroteno e folato, sendo responsáveis pelo aumento da obesidade, do colesterol, diabetes e de doenças cardiovasculares.
A massa do macarrão é elaborada, colocada em um molde e frita por imersão, onde toda a gordura será absorvida para secar o produto.
Os temperos prontos presentes nos macarrões instantâneos, e que também nos facilitam e muito a vida nas receitas, são compostos normalmente por um excesso de sódio, glutamato monossódico e gordura hidrogenada. Um tablete contém cerca de 9 g de sódio, lembrando que para pessoas sadias o indicado é o consumo de apenas 6 g no dia todo. O excesso pode acarretar doenças cardiovasculares, renais e até câncer de estômago.
A melhor opção seria substituí-los por um tempero caseiro natural, preparado em casa, composto por ervas naturais como salsinha, cebolinha, alecrim, cebola, alho e outros de sua preferência, além de uma pitada de sal.
Quanto às sopas prontas, além de não substituir uma refeição por serem pobres em vitaminas e fibras, elas também são ricas em gordura e sódio.
Uma dica para um cardápio prático e nutritivo seriam os famosos grills. Basta colocar o peito de frango, bife ou peixe, e em 8 a 10 minutos estarão prontos. E o mais importante, com o mínimo de gordura.
Para acompanhar, é só preparar um arroz branco, que não leva mais que 10 minutos, junto com uma bela salada!
Peça ajuda a seu nutricionista para elaborar um cardápio prático, nutritivo e balanceado de acordo com as suas necessidades!

Fonte: UOL






09/05/11

Comentários