Fast-Food Saudável


Faça escolhas boas para o seu organismo

O fast-food é um tipo de comida rápida que cabe no bolso e no corre-corre da rotina de todo mundo. Seu sabor familiar agrada a pessoas de todas as idades, principalmente os jovens. E já que a preocupação com a alimentação deve começar desde cedo, porque não adaptar esse hábito emprestado dos americanos para um lado mais saudável?
Geralmente, o fast-food não traz muitos nutrientes e ainda tem um alto teor de gorduras saturadas e trans, sódio e calorias de sobra para apenas um dia, o que pode ser prejudicial à saúde. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Adolescent Health, os adolescentes estão ficando cada vez mais obesos, pois priorizam os alimentos de fast-food.
Para os especialistas, é nesta fase que existe uma busca pela independência, e é aí que entra a responsabilidade dos pais, que devem orientar os jovens neste período de transição. Se você adora se alimentar dessa forma, saiba que é possível fazer escolhas mais saudáveis, rápidas e que ainda assim caberão em seu orçamento. Antes de sair para comer, tenha em mãos alguns guias de restaurantes que oferecem a tabela nutricional do local.
Como isso nem sempre é possível, você pode criar um padrão de escolher apenas os restaurantes que priorizam os alimentos frescos e saudáveis. Além disso, descubra algumas dicas para se alimentar melhor:
- Preste atenção à descrição do menu: evite os alimentos que contém ingredientes fritos, como batatas e carnes preparados dessa maneira.
- Beba água ou sucos: além de muitas calorias, os refrigerantes contém outras substâncias prejudiciais à saúde.
- Esqueça os molhos: apesar de saborosos, os molhos podem dar calorias a mais até para a mais simples das saladas. Use azeite de oliva, vinagre e limão.
- Faça pedidos especiais: não tema em pedir que seus legumes ou carnes sejam preparados de outra forma do que a anunciada no menu. Prefira os alimentos feitos no vapor, cozidos e assados.
- Coma devagar: mastigue e saboreie a comida lentamente. Se a fome acabou, não precisa comer tudo o que está no prato. Comer sem pressa pode se tornar um hábito relaxante e ainda te ajudar na digestão.
- Sobremesa saudável: se entregue ao sabor das frutas. Depois de um tempo você passará a considerar menos os sorvetes e chocolates.

Fonte: Terra 05/04/2011

Comentários