Alimento milenar

Os cogumelos são grandes aliados da alimentação saudável. Saiba mais sobre eles.

Conhecidos como um símbolo da longevidade nos países asiáticos, os cogumelos já foram usados na medicina por mais de 6 mil anos pelos chineses. Esses alimentos ricos em propriedades benéficas caíram nas graças de todo o mundo por causa de seu sabor defumado característico. Seu baixo teor de lipídios, ácido fólico e boa quantidade de fibras o tornam um alimento saudável e completo. O valor protéico desses fungos também é uma vantagem e pode ser uma opção para as pessoas que não ingerem carne. Se expostos a luz ultravioleta, os cogumelos conseguem produzir vitamina D, o que faz deles uma boa fonte da vitamina para os vegetarianos. O seu cultivo já chegou até a ser cogitado em países onde as pessoas têm carências de proteínas. Além disso, quem o cultiva possibilita uma reciclagem de resíduos agrícolas e industriais no solo. Existem várias espécies de cogumelos e diversas delas foram bastante difundidas pela gastronomia. Há também as variações venenosas, que podem ter efeito alucinógeno ou tóxico e seu efeito pode ser fatal.
Conheça as espécies mais disseminadas no Brasil:

Shimeji: rico em vitaminas do complexo B-12, essa variação é a mais apreciada nos restaurantes japoneses. Pode ser consumido fresco ou desidratado.
Shiitake: rico em vitaminas E, B, C e D, cálcio, fósforo, ferro e potássio, também é figura fácil em restaurantes nipônicos.
Funghi secchi: é o cogumelo desidratado, que pode ser de qualquer espécie. O mais comum de ser encontrado é o shiitake seco.
Porcini: muito consumido na Europa, este tipo de cogumelo cresce em locais frios e em períodos de chuva. É rico em potássio, fósforo, vitamina C, ferro, zinco e cálcio.
Paris (Champignon): Se tornou popular graças à vinda do estrogonofe para o Brasil. Rico em proteínas, fósforo, fibras e vitamina C.

Fonte: Terra 31/03/2011

Comentários