Os benefícios da RPG para uma vida mais saudável

Por Dra. Cláuda Rolim


A vida atual tende a tornar o corpo mais sedentário, favorecendo encurtamentos musculares e fixações articulares, trazendo problemas posturais e dores que as pessoas tendem a responsabilizar a idade cronológica de seus corpos, não sabendo que a causa nada mais é que o mau uso da ‘máquina’ chamada corpo humano.
A RPG (Reeducação Postural Global) é um método da fisioterapia (que exige especialização), criado por um francês, o fisioterapeuta Phillipe Souchard, há mais de vinte anos. Pode-se dizer que é um método de resgate ao autocuidado, pois o corpo humano é uma máquina perfeita, cheia de recursos de autopreservação, mas que sem um trabalho específico de direcionamento, acaba se deteriorando em função de sua proteção.
De acordo com a Dra. Cláudia Rolim, do SPA MED Sorocaba Campus, o fisioterapeuta especializado em RPG é o profissional responsável pelo ‘manual de instruções’ da máquina humana. “Suas técnicas conectam o dono do corpo com suas múltiplas capacidades e possibilidades do movimento, buscando a causa de suas patologias e/ou dores, trazendo soluções para prevenir, curar e remediar desvios posturais, deformidades e as disfunções causadas por eles”, afirma a médica.
A RPG corrige o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações. Como resultado, o corpo recupera funções, os movimentos corporais tornam-se mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes e o dono do corpo recupera o controle e o comando sobre sua ‘máquina’, tornando-se mais livre e saudável, retomando a autoestima perdida muitas vezes pela própria dor e incapacidade.
O método baseia-se na escolha de posturas, que são em média oito, adotadas de acordo com a avaliação do profissional especializado, sendo portanto um método individualizado, não podendo ser realizado em grupo. Cada sessão dura uma hora, onde são realizadas, em média, duas posturas com duração de 20 minutos cada uma para que o corpo consiga adotar e permanecer a posição fisiológica correta. São solicitadas contrações musculares e um trabalho respiratório intenso e específico, o que torna o trabalho dinâmico e completo.
Escolioses, hiperlordoses, hipercifoses, hérnias discais, síndrome miofascial pós laminectomia, fibromialgia, torcicolo, artrose, bursite, tendinite, joelhos varos, joelhos valgos, pés planos, pés cavos, neuroma de Morton, dores musculares, síndrome do Túnel do Carpo, enxaqueca, cervicobraquialgia, lombociatalgia, são apenas alguns exemplos de indicação ao tratamento de RPG. No entanto, a médica afirma que não é só quem sente dor que procura RPG, e sim quem busca equilíbrio. “O tratamento não tem contraindicação, podendo ser realizado em crianças, adolescentes, adultos e idosos”, completa.

Por que procurar RPG dentro de um spa?

A RPG trata com perfeição os transtornos trazidos pelas alterações do centro de gravidade sobre o corpo de um indivíduo quando o mesmo ganha ou perde peso.
Segundo a Dra. Cláudia Rolim, quando um indivíduo vai para um SPA, normalmente deseja mudança. Seja ela alimentar, de rotina, de atividade física, ou simplesmente de números (na balança, na calça, na camisa, no vestido), mas se o corpo dói, a coluna, os joelhos e os pés não conseguem mexer-se direito, a disposição ficará comprometida e consequentemente a eliminação do peso extra também, fazendo com que toda a programação do SPA fique prejudicada.

Outra situação é a do indivíduo que já eliminou peso, até bastante, mas não está feliz porque o corpo que antes não doía, agora dói e confundindo sua cabeça. Isso acontece por causa do centro de gravidade. Durante o processo de emagrecimento, há uma alteração importante desse centro e o corpo não consegue se ajustar sozinho ao espaço.
“O profissional irá ajustar todo o conjunto neuromúsculoesquelético, assim como o trabalho facial e visceral de ajuste do centro, possibilitando que o dono da ‘máquina’ usufrua de todas as suas funções com equilíbrio e saúde”, conclui a médica.

Comentários