Alimentos ajudam a pegar e manter bronzeado



Quer arrasar no bronzeado? Então, comece pela alimentação. Alimentos como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, mamão, manga, agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho podem ajudar a obter um bronzeado mais bonito.

Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno, que ajuda na formação de melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado. O betacaroteno ainda é um antioxidante que é transformado em vitamina A no organismo e promove a recuperação da pele, de acordo com a nutricionista Mônica Beyruti.
Mesmo pessoas muito brancas podem recorrer a alimentos ricos em betacaroteno para se bronzear melhor, segundo Mônica. A nutricionista Anna Beatriz Guimarães Oliva avisa, porém, que não adianta esperar por um milagre, pois a alimentação pode ajudar, mas o bronzeamento varia de pessoa para pessoa.
Segundo as especialistas, é importante consumir regularmente legumes, frutas e verduras ricos em betacaroteno como parte de uma alimentação saudável. Anna afirma que são recomendadas de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes.
Mas cuidado para não exagerar. Embora não exista limite para o consumo desse tipo de alimento, o excesso pode causar carotenemia que confere uma cor alaranjada à pele.
E não se esqueça também de proteger a pele. A dermatologista Lígia Helena Góes alerta que uma boa alimentação não dispensa o uso de protetor solar. "Ele deve ser diário porque o efeito do sol na pele é cumulativo. Ou seja, os sinais causados pela exposição excessiva ao sol, como manchas e câncer de pele, só vão aparecer no futuro", diz. Pessoas de pele morena podem usar protetor de fator 15, e as de pele mais branca, fator 30 ou mais.
Lígia ressalta que o filtro solar deve ser repassado a cada duas horas se a pessoa transpirar muito ou entrar na água. É preciso ainda evitar exposição ao sol entre 10h e 15h, quando há maior incidência de raios solares.


16/02/2011 - UOL

Comentários