Metade da população está acima do peso

Pesquisa do IBGE mostra que há cada vez mais gordos entre os brasileiros; obesidade é maior entre as mulheres

Dados acendem a "luz vermelha", diz ministro; comida industrializada e vida sedentária são causas

Reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, no dia 28 de agosto de 2010

O brasileiro está mais gordo e o ponteiro da balança está subindo mais rápido. Quase metade da população (49%) está acima do peso, de acordo com a análise nutricional dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares.
Na última pesquisa sobre o tema, referente aos anos de 2002 e 2003, 41% da população tinha excesso de peso.
Segundo o IBGE , caso mantenha o atual ritmo de expansão, em dez anos o Brasil terá a mesma proporção de pessoas acima do peso que os EUA têm hoje, de dois terços da população.
"A população brasileira está engordando, fazendo pouca atividade física e mudando seu padrão alimentar de maneira inadequada. Isso acende a luz vermelha do ponto de vista da saúde pública", disse o ministro José Gomes Temporão. Entre os aspectos positivos da pesquisa, ele comemorou a queda da desnutrição infantil.

NO LUGAR DO CIGARRO
Para Carlos Augusto Monteiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, a obesidade toma o lugar do tabaco como principal ameaça à saúde.
"Os dois fatores que mais produzem doença e morte no mundo são a obesidade e o tabaco. No Brasil, estamos felizmente diminuindo o percentual de fumantes, mas a obesidade cresce."
A pesquisa mostra que 50,1% dos homens estão acima do peso. Para eles, a renda é um dos fatores determinantes no aumento de peso. Entre os homens com renda familiar mensal de cinco salários mínimos ou mais, 63,2% estão acima do peso. O percentual de excesso de peso entre as mulheres não obedece a mesma regra.
O Sul do país concentra o maior patamar de homens e mulheres acima do peso.
O excesso de peso inclui as pessoas que estão acima do peso e as obesas. A adequação do peso é determinada pelo IMC (Índice de Massa Corporal), um parâmetro definido pela Organização Mundial de Saúde, que relaciona peso e altura.
A obesidade está relacionada a doenças cardiovasculares e hipertensão, entre outras. Para Marcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o sobrepeso também representa riscos para a saúde.
"O indivíduo tem mais chances de se tornar um obeso no futuro, pode apresentar alterações na pressão ou no nível de glicose, que são prejudiciais para a saúde e que vão demandar mais gastos do governo com saúde pública", disse.

Comentários