quarta-feira, 29 de julho de 2015

Treinamento muscular em circuito



Algumas pessoas não gostam tanto de musculação, mas o trabalho muscular é importantíssimo para criar força e resistência nos músculos, evitando assim lesões na realização de exercícios, como corrida, natação, tênis, entre tantos outros.

Para quem busca uma melhora na qualidade de vida e o fortalecimento do corpo para realizar as atividades diárias e não gosta de ir à academia podemos substituir a musculação por um programa de treinamento muscular em circuito, otimizando o tempo e tendo uma variação de fortalecimento dos músculos.


Procure sempre um educador físico para orientá-lo na orientação do treino.

José Marcelino

Coordenador físico do Spa Med Sorocaba Campus

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Queijos: Saiba as calorias para fazer a melhor escolha!



No mundo existem centenas de tipos de queijo, onde os sabores podem variar de acordo com o tipo de leite utilizado: vacas, cabras, ovelhas, búfalas e outros mamíferos. Outros fatores a serem determinantes nos sabores são o teor de gordura, espécies de bactérias e bolores, tempo de envelhecimento e tratamentos de transformação, adição de ervas, especiarias ou defumação e pasteurização do leite. Os queijos podem ser consumidos puros ou como ingrediente no uso culinário em diversos pratos.  Conheça alguns tipos de queijos que utilizamos em nossos pratos aqui no Spa Med Sorocaba Campus:

Queijo Brie – Francês
É um queijo de textura macia e cremosa feito de leite de vaca. Tem cor branca/creme e com um sabor delicado.
Calorias: 334 Kcal por 100g

Queijo Cottage – Inglês
Pode ser feito de leite de vaca integral, desnatado ou semi–desnatado e é embalado em recipiente de plástico. De sabor suave, textura macia e com pequenos coalhos.
Calorias: 103 Kcal por 100g

Cream Cheese  - Americano
Queijo de coalho fresco, pastoso. De cor branca quando puro, podendo variar a cor de acordo com o sabor e ervas adicionada. Gosto moderado e textura macia.
Calorias: 349 Kcal por 100g

Queijo Ricota – Italiano
Textura granulada e macia.  Feito do soro de queijo arrecadado da fabricação de outros queijos de leite de vaca.
Calorias: 174 Kcal por 100g

Queijo Muçarela – Italiano
A muçarela é um queijo fresco feito de leite de búfala ou de vaca. Tem um gosto ligeiramente ácido moderado de textura macia.
Calorias vaca: 281 Kcal por 100g
Calorias búfala: 231 Kcal por 90g

Queijo Parmesão – Italiano
O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade. Sabor e cheiro marcante.
Calorias: 390 Kcal por 100g ralado

Queijo Gorgonzola – Italiano
O Gorgonzola é um queijo com veias azuis e verde de mofo, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado. Apresenta textura macia.
Calorias: 353 Kcal por 100g

Requeijão Comum – Brasil
Textura bem cremosa de cor branca brilhante, podendo ser feito de leite de vaca integral, desnatado ou de soja. Sabor levemente ácido.
Calorias: 187 Kcal por 100g


Juliana Cardoso
Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus


terça-feira, 7 de julho de 2015

Saiba mais sobre a massagem desportiva!



Os primeiros registros de massagem desportiva são encontrados nas antigas culturas gregas e romanas. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas. A massagem desportiva usa movimentos e manobras rápidas e fortes para aumentar a circulação sanguínea, o que traz uma recuperação mais eficaz depois um esforço físico. Podemos dividir a massagem desportiva em dois objetivos. O primeiro é aplicado depois um esforço físico para recuperar a musculatura. O segundo é aplicado antes do esforço físico para preparar a musculatura para a tarefa.


Benefícios:

A massagem desportiva é muito indicada para lesões musculares causadas pelo esporte. Ela aumenta a circulação e ajuda a eliminar toxinas (como o ácido lático) que se acumulam nos músculos depois da prática de exercícios. A massagem desportiva também é indicada antes do treino ou da competição, por estimular a produção de adrenalina e aquecer os tecidos do corpo.


Indicações:

  • Aumento do desempenho do atleta;
  • Evitar fadiga;
  • Redução de inchaços;
  • Diminuição da tensão muscular;
  • Alívio de dor;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Prevenção de lesões;
  • Recuperação do corpo após treinos longos e/ou excessivos.