quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Benefícios da sardinha na nossa alimentação

Com o período da quaresma o consumo de peixes aumenta, pois é uma época em que muitas pessoas evitam o consumo de outros tipos de carne, dando preferência aos peixes. Eles são ricos em nutrientes, nesta matéria vamos destacar a sardinha.

Ela apresenta diversos benefícios, é um dos peixes com maior quantidade em nutrientes, como o ácido graxo ômega-3 que é associado principalmente contra as doenças cardiovasculares; neurodegenerativas, auxiliando na melhora de funções cerebrais (memória, concentração e desempenho); antiinflamatório e ainda auxilia no emagrecimento.

A sardinha também apresenta o mineral do cálcio, que é excelente para a saúde dos ossos ajudando na prevenção contra a osteoporose e vitaminas como a B12, que além de ser uma excelente fonte de proteína é de fácil digestão.

Com todos esses benefícios a sardinha é uma ótima opção para o cardápio. Na hora da compra prefira a sardinha fresca, pois conserva mais as propriedades. Mas para quem tem dificuldade em introduzir o peixe fresco na alimentação do dia a dia, não precisa deixar de consumir: opte pela sardinha em lata, que inclusive possui uma vantagem sobre a fresca, a espinha, uma ótima fonte de cálcio e por isso não deve ser descartada, pois na versão em enlatada possui a espinha mais macia em relação ao peixe in natura.

Dicas na hora de comprar a sardinha fresca:
  •         A carne é branca e rosada;
  •         A cauda é firme na direção do corpo;
  •         Cheiro característico (planta aquática);
  •         Olhos salientes e brilhantes;
  •         Guelras vermelhas e com cheiro fresco característico;
  •         Escamas bem aderidas à pele;
  •         Pele brilhante e úmida, sem untuosidade;
  •         O ventre não deve ser abaulado.


Dicas na hora de comprar a sardinha enlatada:
  •         Observar sempre a data de validade;
  •         O estado da lata - não deve estar amassada, enferrujada ou estufada.


Calorias:

100g de sardinha fresca é igual a 114 calorias
100g da sardinha enlatada é igual a 178 calorias


Aline Garrido

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A importância da cinesioterapia para terceira idade


A cinesioterapia é um tratamento desenvolvido através de algumas técnicas que incluem a mobilização passiva e ativa dos membros, alongamentos globais, exercícios de fortalecimentos direcionados, reeducação da postura através de treinos de equilíbrio, treino de marcha com variações e exercícios para melhora da coordenação motora global. 

O tratamento é individual e realizado por um fisioterapeuta onde estará orientando e direcionando os exercícios específicos, utilizando de alguns aparelhos que são eles bola, caneleiras, bastão, faixa elástica, halteres, disco de propriocepção, treino de marcha em barras paralelas com um espelho para melhor orientação temporo espacial e exercícios funcionais para melhorar as atividades diárias.

Esta técnica de cinesioterapia visa o publico alvo da terceira idade na melhora do equilíbrio e ganho de movimentos corporais, auxiliando os pacientes que apresentam quadro de AVE, parkinson, labirintite, sedentarismo e tremor de extremidades causado por distúrbios locomotores.


Edmara Santos


Fisioterapeuta do Spa Med Sorocaba Campus

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Benefícios da aula de Zumba®!


A aula de Zumba® foi criada por um colombiano, Alberto "Beto" Perez, onde é trabalhado os ritmos latinos e internacionais durante as aulas.

A participação assídua nas aulas de Zumba® de pelo menos 03 vezes na semana, melhoram muito o condicionamento físico, com isso reduzindo a pressão arterial, fortalecendo o coração, trabalhando o equilíbrio, colocando uma maior quantidade de neurônios em atividade, fazendo assim com que o cérebro também se exercite e além de tudo isso, temos um ótimo gasto calórico em uma hora de aula, beneficiando o emagrecimento saudável de forma divertida.


José Marcelino
Coordenador físico do Spa Med Sorocaba Campus


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Volta às aulas de maneira saudável!


Volta às aulas é sempre o mesmo dilema: como preparar uma lancheira com alimentos gostosos e saudáveis. Então aqui vão algumas dicas!

A escolha dos alimentos deve ser de acordo com a faixa etária, sempre balanceada e cheia de nutrientes e vitaminas para garantir um crescimento saudável e boa concentração na escola. Por isso, todo cuidado é pouco nas escolhas dos alimentos, a má alimentação pode causar perda de peso, cansaço físico e falta de concentração, atrapalhando no bom desempenho da criança na escola. Para um lanche completo em nutrientes o ideal que escolha um alimento de cada grupo alimentar:

Construtores: São as proteínas responsáveis pela formação dos tecidos. Patê de requeijão com atum ou frango, presunto magro, blanquet de peru queijo branco, creme de ricota, leites e iogurtes.

Reguladores: Este grupo alimentar regula as funções do nosso organismo fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para um bom funcionamento do intestino evitando constipação intestinal, além de fornecer vitaminas, minerais e fibras. Frutas in natura, sucos frutas naturais, legumes como cenouras e tomates fazem parte deste grupo.

Energéticos: Estes alimentos são responsáveis por fornecer combustível para realizarmos as atividades ao longo do dia. De preferência para alimentos integrais como: pães de forma, bisnaguinhas, mini pão sírio, mini pão francês, barra de cereais, bolachas sem recheio, bolos e granolas. Fiquem atentos com os alimentos industrializados, pois são ricos em açúcares e gorduras.

Hidratação: Vale ressaltar que é tão importante quanto o lanche estar bem hidratado, podendo ser ingeridos água, água de coco e sucos de frutas naturais.

Lembrando que a forma de embalar e acondicionar os alimentos na lancheira é de extrema importância a fim de manter a qualidade e sabor do lanche. Prefira lancheiras ou bolsas térmicas!


Juliana Cardoso

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus