Os benefícios do tomate!


O tomate na verdade é um fruto originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado pelos povos pré-colombianos. Atualmente o tomate é consumido e cultivado mundialmente, onde é utilizado de diversas formas de preparo, como em molhos, sopas e sucos.

É rico em nutrientes e fonte de vitaminas A, C e do complexo B além de sais minerais, fósforo, ferro, potássio, magnésio. Para completar os benefícios, o tomate apresenta carotenóides (licopeno).

O licopeno é uma substância carotenóide que confere a coloração avermelhada ao tomate. Destaca-se pela ação antioxidante, ajudando a impedir e reparar os danos as células, causados pelos radicais livres.

Devido a sua função antioxidante estudos têm encontrado uma associação entre o consumo de licopeno da dieta na redução dos riscos de câncer como o de próstata, diminuição do risco de infarto do miocárdio e outras doenças cardiovasculares.

Para melhorar a absorção do licopeno é recomendado o aquecimento do tomate, pois tomate cozido aumenta a biodisponibilidade de licopeno.

Veja a nossa receita de molho de tomate natural:

Ingredientes:
·        2 tomates grandes sem pele e picados;
·        1 dente de alho amassado;
·        1 cebola média cortada em cubos;
·        Manjericão a gosto;
·        Orégano a gosto.

Modo de preparo:
Em uma panela coloque os tomates, a cebola, o alho e cubra com água e deixe cozinhar até o tomate ficar bem molinho. Bata tudo no liquidificador com folha de manjericão e sal a gosto.

Distribua em copinhos descartáveis ou de vidro com tampa de 100ml. Pode ser congelado por até 60 dias.


Aline Garrido

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

Comentários