quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Entenda o que é vigorexia!



A influência da mídia, sociedade e meio esportivo passa a imagem de que corpos perfeitos são sinônimos de beleza e sucesso, e esse mal vem acometendo homens e mulheres para o desenvolvimento de transtornos alimentares e de auto-imagem.

Com isso tem se desenvolvido o que chamamos de vigorexia (transtorno dismórfico muscular), ou seja, o individuo tem a sua imagem distorcida e acha que não está bem, mesmo que para as outras pessoas ele esteja tanto com a saúde boa e visualmente bem.

Por conta deste transtorno ele é capaz de tudo para tentar atingir seu ideal, com mudanças alimentares drásticas, treinos de atividades intensos e até procurando utilizar de anabolizantes, acarretando em patologias que podem se tornar irreversíveis.

Para que isso não ocorra devemos praticar os exercícios de forma moderada sem preocupações com os padrões determinados pela mídia, precisamos respeitar o limite genético de cada indivíduo, buscando sempre a orientação de um profissional com conhecimento na área.


José Marcelino


Coordenador físico do Spa Med Sorocaba Campus

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Alimentos Termogênicos e Emagrecimento


Os alimentos termogênicos podem auxiliar no emagrecimento, isso porque apresentam um maior gasto energético para realizar a digestão. Este processo se dá ao fazer digestão dos alimentos, pois gastamos energia e elevamos a temperatura corporal e com isso aceleramos o metabolismo e otimizamos a queima de gordura. No entanto alguns alimentos podem ter mais gasto energéticos do que outros, acelerando ainda mais o metabolismo e induzindo o maior gasto energético.

Além disso, devemos levar em consideração alguns fatores como: genética, peso, idade, altura, sexo, dieta e a prática de exercícios constantes, sabendo que o nosso metabolismo é único e varia muito de pessoa para pessoa. Mas cuidado, o consumo exagerado desses alimentos pode apresentar sintomas como: dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Pessoas com problemas cardíacos devem consumir com cautela e sob orientação de um nutricionista. Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve estar associado a uma alimentação saudável e a pratica de atividades físicas para obter um melhor resultado.

Confira os efeitos de alguns alimentos termogênicos:

Água gelada: Ao consumir a água gelada o organismo queima calorias para manter a temperatura corporal normal. Podendo queimar uma média de até 200 calorias em uma ingestão de 8 copos de água.

Pimenta caiena (pimenta vermelha): Este alimento pode acelerar o metabolismo em até 20%, devido ao aumento da circulação e temperatura do corpo.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%, gerando o mesmo efeito da pimenta caiena. Ele pode ser consumido cru, refogado ou em forma de chá.

Ômega 3 e semente de linhaça: Além de aumentar o metabolismo melhorando a queima de gordura, este alimento funciona também como antiinflamatório, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. Diminui as taxas de glicose e colesterol LDL, melhorando o trânsito devido ao teor de fibras.


Juliana Cardoso
Nutricionista no Spa Med Sorocaba Campus

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fazer ou não alongamentos antes dos exercícios físicos?



Com o crescimento do número de treinadores e praticantes de exercícios físicos regulares, há um grande questionamento em relação ao alongamento antes e após os esportes e ginásticas de academias.

Uma das pesquisas bibliográficas apresentados pela GSSI (Gatorade Sports Science Institute) mostrou que há um pequeno aumento da flexibilidade ao se praticar o alongamento antes de qualquer exercício físico, porém a sua duração é curta e não promovem benefícios na performance das atividade, não previne de lesões musculares e nem evita a dor do dia seguinte.

Devemos sim realizar os exercícios de alongamento, pois eles devem fazer parte do programa de treinamento, assim como os de força e cardiovascular, mas ele pode ser realizado em momentos distintos não necessariamente antes ou após qualquer outra atividade física. Até porque o alongamento antes de um exercício intenso pode causar perda da força muscular.



José Marcelino


Coordenador físico do Spa Med Sorocaba Campus

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A importância da avaliação fisioterápica



Atualmente profissionais da fisioterapia tem observado a necessidade da avaliação da estrutura corporal sejam elas articulares ou músculo-esquelético, por estarem completamente ligadas uma a outra, ou seja, se a articulação apresentar desequilíbrio por pouco que seja, afetará o corpo como um todo. Temos por exemplo a marcha, que quando praticada de forma inadequada pode gerar danos articulares ou musculares, levando a quadros de dores e prováveis limitações nas atividades físicas.

Visto que a atividade física é extremamente importante na rotina do ser humano é necessário que o organismo esteja bom e preparado para a realização da mesma.

A integridade do organismo músculo-esquelético torna-se ainda mais importante quando o paciente tem interesse no emagrecimento, porque diante ao ganho de peso o paciente apresentara alterações bruscas no sistema.

Quando o organismo apresenta sobrecarga de peso, a articulação tem a capacidade de adaptação, porém essas adaptações não são saudáveis, pois o organismo não só exige muito mais das estruturas que são responsáveis pelo desenvolvimento da atividade, como também realizam compensações, o que pode levar a sérios danos.

Temos por exemplo o joelho, que mediante a sobrecarga de peso e consequente desconforto no mesmo poderá distribuir o peso de maneira inadequada durante a marcha, ou seja, durante o movimento o individuo joga a maior parte do peso no joelho oposto a lesão.

Portanto na avaliação fisioterápica o profissional analisa a origem e provável causa das dores, que na maioria das vezes estão relacionadas ao ambiente de trabalho ou as atividades diárias repetitivas e o mesmo indicará e realizará tratamento adequado para cada tipo de patologia, visando o reequilíbrio postural e a melhora na qualidade de vida do indivíduo.


Tatiana Camargo Zani
Fisioterapeuta do Spa Med Sorocaba Campus